Canal Futebol ::::: Página Inicial ::::: Política de Privacidade ::::: Usuários Online:

Copa da UEFA - Anderlecht :: Voltar

HISTÓRIA

O Anderlecht é um clube da região de Bruxelas, na Bélgica, formado em 1908 em um café (café Concórdia) por fãs de futebol, com o nome Sporting Club Anderlechtois. Logo após a sua criação o time já realizou o primeiro amistoso, contra o Institut Saint-Georges, e venceu pelo elástico placar de 11 a 8.

O time continuou fazendo amistosos ao longo do ano, tendo neles um ótimo desempenho que levou os dirigentes a, no ano seguinte, inscreverem os jogadores na liga profissional. A equipe teve um bom desempenho durante alguns anos, até alcançar a primeira divisão regional. Em 1913 foi para a segunda divisão nacional, onde ficou por mais algumas temporadas.

Em 1919, o campeonato Belga teve que ser parado em virtude da primeira grande Guerra Mundial. Ainda assim, a popularidade do clube foi aumentando. Então, o time decidiu mandar suas partidas em um estádio maior, o Emile Verse.

Em 1920, o time ficou em terceiro lugar no campeonato, mas não conseguiu subir à primeira divisão. Surpreendentemente, a direção da Liga decidiu integrar mais três clubes à elite e, após um rápido playoff, o Anderlecht subiu de divisão.

Em sua primeira temporada entre os melhores, o time ficou na 12ª posição. Foi se mantendo por baixo por pouco tempo, até que na temporada 1922/23 caiu de divisão. Começou a subir e cair, subindo em 1925 e caindo de novo em 1926, depois repetindo a dose em 1928 e 1931.

Em 1933, o clube mudou o seu nome para Royal Sporting Club Anderlechtois. A nova denominação deu um bom fôlego ao time, que em 1935 venceu uma das chaves da segunda divisão e subiu novamente à primeira, de onde não saiu mais.

Após a Segunda Guerra, o campeonato voltou à atividade e, para essa temporada pós-recesso, o clube de Bruxelas contratou o atacante Joseph Mermans, vindo do K. Tubantia F.C. por um preço recorde até então, 125 mil francos belgas. ‘Jef’, como era chamado, aumentou muito a qualidade do time, que em 1944 foi segundo colocado, em 1946 foi terceiro e, em 1947, finalmente foi campeão nacional da primeira divisão.

O ótimo desempenho seguiu, com o time vencendo seis campeonatos entre 1949 e 1956, e mais dois nos anos de 1959 e 1962. Em 1964, o time ganhou, sob o comando do técnico Pierre Sinibaldi, cinco títulos seguidos até 1968, ainda um recorde no país. A grande estrela da época era Paul Van Himst.

O Anderlecht jogou ainda a primeira Liga dos Campeões em 1955 e a segunda um ano depois, onde perdeu para o Manchester United.

Em 1970 chegou à sua primeira final européia, do que seria na época a Copa da Uefa, perdendo para o Arsenal após bater a Inter de Milão nas semifinais. Seis anos depois, o Anderlecht venceu o que seria hoje a Supercopa da Europa, na época nomeada como Copa dos Campeões das Copas. Venceu ainda em 1978 e em 1979.

Em 1984 o clube se envolveu num esquema de manipulação de resultados, onde o presidente do time da época, Constant Vanden Stock, teria subornado o árbitro para conseguir que o time passasse à final. O clube passou, mas acabou perdendo a decisão para o Tottenham e depois foi suspenso por um ano das competições européias.

Com a punição, o clube se voltou novamente para a liga doméstica e, em 1985, venceu facilmente o campeonato, com 11 pontos de diferença para o segundo colocado. Foi também o primeiro título de Paul Van Himst como técnico, passagem essa que não durou muito. No ano seguinte, o Anderlecht venceu de novo e, em 1987, conquistou o 20º título de sua história.

Em 1992 o RSC Anderlechtois se fundiu com uma equipe feminina de Bruxelas. A partir dali, passou a se chamar de fato RSC Anderlecht. Nos anos 2000 o time voltou a ter participação mais constante na Liga dos Campeões, disputando as temporadas 2000/01, 2004/05, 2005/06 e 2006/07.


GRANDES ÍDOLOS

O primeiro grande ídolo do clube foi o atacante Joseph ‘Jef’ Mermans, que no início dos anos 1940 protagonizou a mais cara transferência da época. Mermans ficou no clube por muitos anos, e recusou ainda propostas de Roma, Torino, Atalanta, Lazio e Atlético de Madrid para ficar na Bélgica.

Isso tudo para vencer o Campeonato Belga em sete oportunidades, tendo encerrado a competição três vezes como o artilheiro do certame. Esse desempenho notável lhe rendeu uma grande seqüência na seleção nacional.

Ao todo, foram 56 partidas com a camisa vermelha, com 27 gols marcados, que lhe garantiram o posto de quarto maior artilheiro da história do time. Mermans ainda participou da Copa do Mundo de 1954, que foi realizada na Suíça.

O segundo ídolo foi o polivalente Armand Joseph ‘Jef’ Jurion, que jogou por oito anos no clube e entrou para a história como “Mr. Europa”, ao marcar o gol da vitória sobre o Real Madrid na Copa dos Campeões de 1962.

O terceiro e maior ídolo do clube foi Paul Van Himst. O meio-campista chegou ao clube em 1959, de onde só sairia em 1975. Depois voltou já como técnico e venceu um título nacional de forma brilhante em 1985, mas logo depois foi demitido. Marcou 233 gols em 450 partidas, recorde de todos os tempos.

Outro grande nome que jogou na agremiação, e o primeiro ídolo estrangeiro, foi o holandês Robbie Rensenbrink, famoso pela seleção holandesa da ‘laranja mecânica’ de Rinus Michels e Johann Cruyff, nos anos de 1974 e 1978. Rensenbrink jogou no Anderlecht de 1971 a 1980, estando no time que venceu a Supercopa Européia da época, em 1978.

Já nos anos 1980 outros grandes ídolos estrangeiros passaram pelo clube, como o dinamarquês Morten Olsen, o espanhol Juan Lozano, o holandês Adri van Tiggelen e o grande atacante nigeriano Stephen Keshi.

Mais recentemente, nomes como Celestine Babayaro, Alin Stoica, Jan Koller, Lorenzo Staelens e Bart Goor envergaram a camisa roxa. Hoje em dia pode se citar, além de Bart Goor que voltou ao clube, nomes como Vincent Kompany, Anthony vanden Borre, Aruna Dindane e o meia egípcio Ahmed Hassan.


ARTILHEIROS

O maior goleador da história do Anderlecht é Paul Himst, que defendeu o clube nas décadas de 1960 e 1970, tendo marcado 233 gols em 455 partidas pela agremiação. Paul é muito identificado com o time belga e, na década de 1980, teve uma passagem como treinador da equipe.

:: Topo da Página ::: Voltar