Canal Futebol ::::: Página Inicial ::::: Política de Privacidade ::::: Usuários Online:

Campeonato Inglês - Aston Villa :: Voltar

HISTÓRIA

O Aston Villa Football Club começou a ganhar forma em 1874, quando quatro amigos - Jack Hughes, Frederick Matthews, Walter Price e Willian Scattergood - decidiram fundar o Villa Cross Wesleyan Chapel, time de críquete, esporte muito praticado na Inglaterra.

O primeiro jogo da equipe ocorreu no mesmo ano, mas sob regras inusitadas. O primeiro tempo foi jogado como uma partida de rúgby e o segundo como futebol, mas mesmo assim o Villa venceu por 1 a 0, gol de Hughes.

Na temporada 1886/87, o clube conquistou seu primeiro título e confirmou ser um dos melhores do país, com apenas 13 anos de existência. O caneco veio após a vitória por 2 a 0 contra o West Brom, na final da Copa da Inglaterra.

Em 1888, o time estava entre as 12 equipes que fundaram a Liga de Futebol do país. A primeira conquista do Campeonato Inglês veio em 1893/94. O ano seguinte foi ainda mais glorioso. O clube voltou a vencer a competição nacional e pela segunda vez na história ganhou a Copa da Inglaterra, fazendo a sua primeira “dobradinha” e firmando sua hegemonia no cenário inglês.

O domínio continuou e, na temporada 1896/97, o Aston Villa conquistou mais uma vez os dois torneios mais importantes do país, vencendo quatro títulos em três anos. Um ano mais tarde, o time trocou de estádio, mudando-se para o Aston Lower Grounds, chamado pelos torcedores da Villa Park. Na competição seguinte, em 1898/99, ganhou seu quarto Campeonato Inglês, depois de vencer os rivais do Liverpool por 5 a 0 na última rodada.

O clube iniciou o século 20 como terminou o anterior: vencendo. Logo conquistou mais um Campeonato Nacional, seu quinto na história. Em 1904/05, o time venceu pela quarta vez a Copa da Inglaterra, ao derrotar o Newcastle por 2 a 0.

Em 1909/10, o Aston Villa voltou a conquistar o Campeonato Inglês, após dez anos de jejum, mas com boas seqüências de resultados, terminando as competições anteriores sempre entre os melhores do país. Três anos depois, a equipe ganhou sua quinta Copa da Inglaterra, derrotando o Sunderland, por 1 a 0, na final.

O título trouxe novas esperanças aos torcedores do clube inglês, mas com a Primeira Guerra Mundial o futebol no país foi suspenso. As competições oficiais retornaram apenas em 1919 e, já nesta temporada, o time voltou a ganhar a Copa da Inglaterra, batendo o Huddersfield Town, por 1 a 0.

Nos anos 1930 o Villa não repetiu os bons resultados de outras décadas e um dos mais vitoriosos clubes do país e do mundo acabou rebaixado na temporada 1935/36, voltando à elite do futebol inglês em 1938.

Com a Segunda Guerra, o futebol só voltou a ser praticado na Inglaterra em 1946, mas muitas carreiras haviam sido encerradas em decorrência dos conflitos. O Aston Villa não voltou a apresentar bons resultados, fazendo campanha medianas nas décadas seguintes, mas revelando bons jogadores, como Danny Blanchflower, Tommy Thomson e Peter McParland, que foi o herói da sétima conquista da Copa da Inglaterra, em 1956/57, marcando os dois gols da vitória do time contra o Manchester United.

A conquista não foi suficiente para o clube voltar a brilhar no país e reconquistar a hegemonia de décadas anteriores, terminando as temporadas seguintes muito próximo ao rebaixamento. A queda de divisão não tardou e, em 1958/59, o time foi para a segunda divisão, pela segunda vez, retornando à elite no ano seguinte.

Em 1966/67, sob o comando do técnico Dick Taylor, a equipe acabou novamente rebaixada. Com problemas financeiros, o clube trocou de presidente e de treinador. A crise instalou-se no time e, na temporada 1969/70, veio o descenso para a terceira divisão.

Dois anos mais tarde voltou ao segundo escalão, e em 1976/77, sob o comando de Ron Saunders, retornou à primeira divisão nacional.

O período negro da equipe na década de 1970 serviu de lição e o Aston Villa fez dos anos 1980 os mais gloriosos da sua história. Na temporada 1980/81, os Leões, como a torcida chama o time, após 71 anos, conquistaram pela sétima vez o Campeonato Inglês, e classificaram-se para disputar o principal torneio europeu: a Liga dos Campeões.

Com a disputa da inédita competição, o clube começou mal o Campeonato Inglês e o técnico Saunders foi demitido. Em seu lugar assumiu Tony Barton, que levou o time à final do torneio, após vencer equipes como o Dínamo Kiev e Anderlecht.

Na decisão, em Rotterdam, Peter Withe anotou o único gol da partida contra o Bayern de Munique, tornando-se um dos heróis daquele jogo. Outro responsável pelo título foi o goleiro Nigel Spink, que substituiu o titular na posição Jimmy Rimmer faltando dez minutos para acabar o confronto e segurou o resultado.

Um ano depois, a equipe também ergueu o troféu da Supercopa Européia, derrotando o Barcelona, da Espanha. Nos anos seguintes a seqüência de conquistas não prosseguiu e culminou em mais um rebaixamento, em 1986/87, mas a má fase não durou muito e a equipe retornou à primeira divisão dois anos mais tarde, em 1989.

Em 1992, o Aston Villa foi um dos membros fundadores da Premier League – como é chamado o Campeonato Inglês – e terminou a temporada inaugural da competição na segunda colocação, atrás do Manchester United.

Nas temporadas seguintes, o clube alternou seus resultados e o comando técnico, terminando em posições medianas na tabela, mas estabilizando-se na primeira divisão. Em 2006, após 23 anos como presidente e como maior acionista da equipe, o inglês Martin O’Neill decidiu vender sua parte para o magnata americano Randy Lerner, proprietário do Cleveland Browns, time de futebol americano e que trouxe novos jogadores, patrocinadores e, principalmente, esperanças para os torcedores ingleses.


GRANDES ÍDOLOS

O atacante Billy Walker é uma lenda do Aston Villa e o maior ídolo da equipe. O inglês jogou toda sua carreira no clube, de 1919 a 1933, e é até hoje o maior artilheiro do time, com 244 gols em 531 jogos. Pelo Villa ele conquistou a Copa da Inglaterra na temporada 1919/20 e foi vice-campeão em 1924.

Um dos maiores goleiros a atuar na equipe inglesa foi Sam Hardy, que participou de 183 jogos nos nove anos em que defendeu o time – de 1912 a 1921 – e venceu duas Copas da Inglaterra, em 1913 e 1920.

O primeiro grande artilheiro do Aston Villa foi o atacante galês Trevor Ford, que atuou de 1946 a 1951, marcando 61 gols em 128 jogos e se tornando goleador da equipe na maioria dos campeonatos disputados.

Eric Houghton foi um dos mais respeitados jogadores a defender o clube, nas décadas de 1930 e 1940, e era conhecido por seu chute forte e preciso. Durante o período em que atuou pelo time, marcou 170 gols em 392 jogos. Como treinador levou o Villa à conquista da Copa da Inglaterra de 1957.

O norte-irlandês Peter McParland foi uma das maiores descobertas do técnico George Martin, que o trouxe para a equipe inglesa em 1952. Nos dez anos em que vestiu a camisa da agremiação, o atacante marcou 120 gols em 341 jogos, sendo considerado o melhor jogador a defender a equipe após a Segunda Guerra Mundial. O centroavante foi uma das principais peças do time campeão da Copa da Inglaterra em 1957 e da segunda divisão, em 1959/60.

O zagueiro Charlie Aitken é o recordista de jogos pelo Aston Villa, com 656 partidas disputadas, nos 17 anos em que jogou pela equipe – de 1959 a 1976. Considerado um dos melhores defensores de todos os tempos, o escocês ajudou o time vencer a terceira divisão, em 1972 e a voltar à elite do futebol inglês em 1975.

Autor do gol mais importante da história do time, o da final da Liga dos Campeões, em 1982, o atacante Peter White jogou na equipe de 1980 a 1985 e marcou 90 gols em 232 jogos. Outro importante atleta, que também esteve presente na final contra o Bayern de Munique em 1982, foi o capitão Dennis Mortimer, que jogou de 1975 a 1985 e anotou 36 gols em 403 partidas.


ARTILHEIROS

O atacante Billy Walker é uma lenda do Aston Villa e o maior ídolo da equipe. O inglês jogou toda sua carreira no clube, de 1919 a 1933 e é até hoje o maior artilheiro do time, com 244 gols em 531 jogos. Pelo Villa ele conquistou a Copa da Inglaterra na temporada 1919/20 e foi vice-campeão em 1924.

:: Topo da Página ::: Voltar