Canal Futebol ::::: Página Inicial ::::: Política de Privacidade ::::: Usuários Online:

Campeonato Francês - Auxerre :: Voltar

HISTÓRIA

Foi como uma reação à lei de divisão entre Igreja e Estado que Ernest Deschamps decidiu criar a Associação dos Jovens de Auxerre, em 29 de dezembro de 1905. De experiências anteriores, ele concluiu que o esporte era uma escola única para a formação do caráter em crianças e adolescentes. Seu objetivo com a nova instituição era, portanto, impedir que a juventude francesa se afastasse do caminho do bem e da religião.

O AJA (Association de la Jeunesse Auxerroise, em português Associação dos Jovens de Auxerre) era um clube poliesportivo, com seções de ginástica, de música, cavalaria, boxe e atletismo. Em 1906, foi criado o departamento do futebol do clube, com Ernest Deschamps como o principal organizador desta área da agremiação.

No mesmo ano, o Auxerre jogou sua primeira partida de futebol na história. A equipe venceu em sua estréia o Rupins de Bourgogne. Era raro o time ter adversários nesta época, já que era filiado a uma federação católica, à qual poucos clubes pertenciam.

O AJA então escolheu suas cores: azul e branco, como nas imagens da Virgem Maria. Muitos membros do clube foram para a Primeira Guerra Mundial, em 1918. Os mortos foram homenageados com um monumento em sua memória no pátio da sede da agremiação.

No fim dos anos 1910, o futebol francês começou a se estruturar. O AJA, então, se afiliou às federações local e nacional. A equipe foi uma das 48 a participar da primeira edição da Copa da França, em 1918, e foi eliminada na primeira fase pela Alliance Velo Sportive.

Depois de quase meio século jogando em nível regional, o Auxerre conseguiu o acesso à terceira divisão francesa em 1970. O time ficou quatro anos neste nível do futebol francês, até conseguir o acesso à segunda divisão. Em 1979, o maior momento da história do Auxerre até ali: a equipe chegou à final da Copa da França, mas perdeu para o Olympique.

Em 1980, o Auxerre foi campeão na segunda divisão e se classificou para a elite do futebol francês. Devido aos pré-requisitos para participar do escalão mais alto do esporte nacional, o clube foi obrigado a se profissionalizar. Em 24 de julho de 1980, o AJA jogou a sua primeira partida pela primeira divisão na história, contra o Bastia: uma derrota por 2 a 0.

Em 1983/1984, o Auxerre terminou em terceiro no Campeonato Francês e conseguiu sua primeira classificação para uma competição européia em sua história, mas acabou eliminado na Copa da Uefa pelo Sporting. Na temporada seguinte, o time derrotou o Milan por 3 a 1, mas acabou perdendo o segundo jogo por 3 a 0 e foi mais uma vez eliminado do torneio continental.

Em 1991, o Auxerre finalmente conseguiu chegar mais longe na Copa da Uefa. O clube acabou eliminado pelo Liverpool. Apesar de terem vencido por 2 a 0 em casa, os franceses foram derrotados por 3 a 0 na Inglaterra e deram adeus à competição.

Em 1994, a primeira grande conquista da história do clube. O Auxerre derrotou o Montpellier por 3 a 0 na final da Copa da França e levou a taça. Dois anos depois, o time foi campeão francês e voltou a ganhar a Copa da França com uma vitória por 2 a 1 sobre o Nimes.

Tendo vencido a primeira divisão, a equipe disputou pela primeira vez a Liga dos Campeões. Nesta primeira participação, o Auxerre chega até as quartas-de-final, quando foi eliminado com duas derrotas para o Borussia Dortmund.

Em 2003, o Auxerre ganhou pela terceira vez a Copa da França. A agremiação repetiria o feito dois anos depois, quando derrotou o Sedan por 2 a 1. Esta foi a última grande conquista da equipe, que se tornou uma doas grandes forças do futebol francês nos últimos 20 anos.


GRANDES ÍDOLOS

Em março de 2007, o site oficial do clube realizou uma pesquisa junto aos torcedores para eleger os melhores atletas de cada posição que vestiram a camisa da equipe durante os últimos 30 anos. Foi criada, na opinião dos apaixonados pelo time, o que seria a formação ideal: Bruno Martini, Laurent Blanc, Philippe Mexès, Jean-Alain Boumsong, Basile Boli; Vincenzo Scifo, Corentin Martins, Yann Lachuer; Djibril Cissé, Eric Cantona e Andrzej Szarmach.

Dentre os 11 jogadores selecionados pelo voto popular, quatro tiveram real importância nas conquistas de títulos e participaram de alguns bons momentos que a equipe atravessou, ficando para sempre marcados na memória dos fãs do Auxerre.

Este é o caso do zagueiro francês Philippe Mexes, que foi revelado pelas divisões de base da agremiação e é um dos maiores zagueiros da história do clube. Ele atuou pela equipe entre os anos de 1999 e 2004, quando se transferiu para a Roma, da Itália. O jogador participou da campanha campeã da Copa da França de 2003.

O atacante Cissé, que também esteve na conquista, é um dos atacantes preferidos dos torcedores. Revelado pelo clube, o centroavante se sagrou artilheiro do Campeonato Francês pela equipe em duas oportunidades, nas temporadas de 2001/2002 e 2003/2004. Em 128 jogos na primeira divisão francesa, Cissé marcou 70 gols.

Já o atacante Eric Cantona, também eleito pelos torcedores do Auxerre como integrante do time dos sonhos da equipe, jogou no time francês de 1983 até 1988, quando se transferiu para o Olympique. O atleta marcou 23 gols em 81 jogos da primeira divisão pelo clube.

Assim como Phillipe Mexes, outro defensor que foi eleito parte deste selecionado é Laurent Blanc. O craque francês esteve presente na conquista da Copa do Mundo de 1998 atuando pela seleção nacional e, apesar de ter jogado apenas um ano no clube, é lembrado até hoje pelos torcedores.


ARTILHEIROS

Andrzej Szarmach é um atacante polonês considerado um dos maiores jogadores de futebol da história do seu país. Ele atuou 144 vezes pelo Auxerre, marcando 94 gols. O atleta jogou no time francês entre 1980 e 1985. Ele participou três Copas do Mundo: 1974, 1978 e 1982.

:: Topo da Página ::: Voltar