Canal Futebol ::::: Página Inicial ::::: Política de Privacidade ::::: Usuários Online:

Copa da UEFA - AZ Alkmaar :: Voltar

HISTÓRIA

A história do AZ Alkmaar começa em 1967, quando o Alkmaar’54 e o FC Zaanstreek se uniram para formar uma nova equipe holandesa. No início, apenas atletas estrangeiros eram contratados para seu elenco principal. Com isso, logo nos primeiros anos o clube entrou em uma crise financeira, que já ameaçou sua existência.

Em 1972, porém, dois irmãos milionários, que eram fãs do antigo Alkmaar’54 assumiram o AZ. Klaas e Cees Molenaar injetaram dinheiro na equipe, que não apenas se recuperou, mas colocou o time entre os melhores da Holanda.

No fim dos anos 1970, o investimento começou a dar resultado. Em 1977/78, a agremiação conquistou seu primeiro título de expressão. Foi a Copa da Holanda, que voltaria ao clube três anos depois, na temporada mais vitoriosa da história do AZ.

Em 1980/81, o time chegou perto de uma conquista européia, inédita até então. Depois de eliminar clubes como o Levski Sofia, da Bulgária, e o Sochaux, da França, o AZ foi derrotado na final da Copa da Uefa para os ingleses do Ipswich Town.

O consolo, porém, veio no âmbito nacional. Isso porque além da Copa da Holanda, já citada, o AZ também venceu, pela primeira vez em sua curta história, o Campeonato Holandês. Depois desse breve momento de sucesso, o time começou a cair com a saída dos irmãos Molenaar.

Cees morreu em 1979 e Klaus saiu do AZ em 1985. Nos anos 1990, o AZ chegou a ser rebaixado, mas logo voltou à primeira divisão holandesa.

O renascimento veio no século XXI, com a chegada de Co Adriaanse ao comando do AZ. O treinador foi apresentado em 2002 e, dois anos depois, levou o clube à Copa da UEFA, depois de 22 anos longe de competições européias. O time foi até às semifinais em 2005, no seu segundo melhor desempenho na competição continental.


GRANDES ÍDOLOS

O AZ viveu sua grande fase no fim dos anos 1970 e começo dos 1980. Um dos primeiros jogadores notáveis a tomar parte no elenco foi Kees Kist. O atacante chegou ao clube em 1972 e ficou até 1981. Participou de todas as conquistas do período e, em 1978/79, foi o primeiro holandês a ganhar a Chuteira de Ouro, prêmio oferecido pela mídia européia ao artilheiro do continente na temporada.

Seu melhor parceiro foi Kristen Nygaard, que defendeu o clube de 1973 a 1982, quando se transferiu para o futebol alemão. Além deles, aquele time ainda tinha Willem van Hanegem, Eddy Treijtel e Jan Peters.

Depois dos grandes momentos do início dos anos 1980, essa geração deixou o clube para ganhar a vida pelo restante da Europa. O AZ, por sua vez, não resistiu entre os melhores e caiu de produção.

Mesmo assim, até o começo da década de 1990, se destacou por revelar grandes nomes do futebol holandês. O principal deles foi o volante Phillip Cocu, que posteriormente faria sucesso no PSV, no Barcelona e na seleção holandesa. No AZ ele ficou de 1988 a 1990, quando se transferiu para o Vitesse.

Outro que foi revelado no clube de Alkmaar foi o atacante Jimmy Floyd Hasselbaink. O jogador, que teria sua melhor fase no Chelsea, da Inglaterra, atuou no AZ de 1990 a 1993.

No século 21, ainda teve Jan Kromkamp, Denny Landzaat e Joris Mathijsen entre seus titulares. Hoje, esses três são destaques de grandes clubes do continente e da seleção nacional.


ARTILHEIROS

O maior artilheiro da história do AZ Alkmaar é o holandês Kees Kist, que defendeu o clube de 1972 a 1981, e balançou as redes adversárias em 212 oportunidades.

:: Topo da Página ::: Voltar