Canal Futebol ::::: Página Inicial ::::: Política de Privacidade ::::: Usuários Online:

Liga dos Campeões - Besiktas :: Voltar

HISTÓRIA

O Besiktas foi fundado em 1903, com uma permissão especial do governo. Naquela época, não existia ainda a Turquia como a conhecemos hoje, e sim o Império Otomano, que não era uma democracia. Deste modo, diversas atividades esportivas, incluindo o futebol, eram proibidas no país. Então, o clube surgiu com o nome de Bereket Gymnastic Club e não tinha departamento de futebol, sendo somente uma agremiação de ginástica e exercícios atléticos, como boxe.

Em 1908, foi instituída uma monarquia constitucional no país, o que imediatamente causou mudanças no esporte. Logo em agosto do ano seguinte, surgiu uma lei autorizando a formação de agremiações esportivas na Turquia.

Em 20 de janeiro de 1910, o clube foi oficialmente registrado sob o nome de Besiktas Ottoman Gymnastics Club. Esta instituição foi a primeira reconhecida oficialmente na história da Turquia.

No fim de 1910, os atletas que faziam parte do clube começaram a ganhar um maior interesse pelo futebol e organizar partidas entre si. Alguns jovens do mesmo distrito da sede fundaram dois times de futebol em Istambul, o Valideçesme e o Basiret.

Devido aos esforços de Seref Bey, fundador do Valideçesme, as três equipes se juntaram em apenas uma, o Besiktas. Assim, em pouco tempo, o futebol se tornou a principal atividade da agremiação.

Em 1941, o time do Besiktas era o melhor da Turquia. Como jogava um futebol extremamente ofensivo, acabou ganhando o apelido de “Águias Negras”. O clube, então, incorporou totalmente a alcunha e é conhecido assim até os dias de hoje.

Além disso, outro dado curioso: o Besiktas é o único clube que tem permissão de carregar o emblema da Turquia em seu escudo, já que foi o primeiro a se registrar na história do país.

O clube é um dos três maiores da Turquia, junto com os rivais Fenerbahçe e Galatasaray. Este grupo é conhecido no país como Üç Büyükler (os três grandes, em turco). Em termos de títulos nacionais, o Besiktas fica em terceiro, com 12 conquistas, atrás dos outros dois adversários.

A equipe também venceu a Copa da Turquia sete vezes e atualmente é bicampeã da competição. O time foi vice-campeão no último campeonato nacional.

Uma curiosidade marca o Besiktas: assim como já aconteceu com alguns times ao redor do mundo e com o Atlético-MG, no Brasil, a diretoria do clube aposentou a camisa 12, em homenagem aos seus torcedores.


GRANDES ÍDOLOS

Ertugrul Saglam foi um dos maiores jogadores da história do Besiktas e, nesta temporada 2007/2008, é o técnico da equipe. Em 1994, quando foi contratado pelo clube, a quantia gasta na transferência foi a maior da história do futebol turco até aquele momento - US$ 3 milhões.

Pela equipe de Istambul, o atleta marcou 103 gols em 167 partidas. Jogador versátil, começou a carreira como meio-campo, chegou a ser centroavante e também atuou na defesa, como zagueiro. Ertugrul Saglam defendeu a seleção turca em 26 oportunidades e marcou 11 gols.

Em 1996, foi escolhido para a seleção européia do ano. Atualmente, em seus discursos, deixa claro que pretende ser técnico da seleção turca um dia. Como atleta, também defendeu o rival Fenerbahçe, outra grande força do futebol da Turquia.

Hakki Yeten, lendário jogador turco, também é um dos jogadores mais queridos da história do Besiktas. O atleta chegou a ser técnico e, posteriormente, presidente do clube por três mandatos durante a década de 1960.

Ele jogou por 17 anos no Besiktas e conquistou muitos títulos pelo clube como capitão, como três Campeonatos Turcos e oito Ligas dos Campeões de Istambul. Em 439 jogos, marcou 382 gols pelo seu time e encerrou a carreira em 1948, tendo feito parte de uma das melhores gerações do clube e sendo conhecido como o "eterno capitão".

Atualmente, o meia brasileiro Ricardinho, ex-Paraná, Corinthians, São Paulo e Santos, que chegou ao clube em 2006, é uma das referências do time dentro de campo e é adorado pelos torcedores. Em 2002, o jogador foi campeão da Copa do Mundo pelo Brasil. Quatro anos mais tarde, disputou outro Mundial, sendo eliminado nas quartas-de-final pela França, no torneio da Alemanha.


ARTILHEIROS

O maior artilheiro da história do Besiktas é Hakki Yeten, que marcou 382 gols pela equipe de Istambul. Yeten foi o capitão, líder e maior craque do time turco durante 17 anos, no decorrer dos quais conquistou muitos troféus, nas décadas de 1930 e 1940.

:: Topo da Página ::: Voltar