Canal Futebol ::::: Página Inicial ::::: Política de Privacidade ::::: Usuários Online:

Copa da UEFA - Brann :: Voltar

HISTÓRIA

Em 26 de setembro de 1908, dez homens se reuniram em um café na cidade de Bergen, na Noruega, para discutir a situação dos clubes de futebol locais. Eles concluíram não estarem satisfeitos e fundaram o Ski-og Fodboldklubben Brann (Brann Ski e Futebol Clube). Posteriormente, o nome seria mudado para Sportsklubben Brann, como é atualmente.

Apesar do entusiasmo de seus fundadores, o Brann não colecionou bons resultados nos seus primeiros anos de existência. O primeiro título veio apenas em 1923, quando venceu a Copa da Noruega, feito que repetiria dois anos depois.

Então, a boa fase da agremiação mais uma vez terminou e a equipe ficou um bom tempo sem sequer disputar a primeira divisão nacional. O time voltou à elite em 1947, mas a glória só veio na temporada 1961/1962, quando o Brann conquistou seu primeiro título do Campeonato Norueguês.

No ano seguinte, se sagrou bicampeão. Em 1963/1964, uma grande surpresa: sem grandes alterações no elenco que havia sido vencedor, mas sofrendo com lesões de seus principais jogadores, a equipe foi rebaixada. Em 1967, conseguiu retornar à elite.

Em 1972, 1976 e 1982, o Brann foi campeão da Copa da Noruega. Apesar disso, foi novamente rebaixado em 1979, deixando seus torcedores preocupados com a irregularidade do clube nas temporadas.

O Brann alternou entre a primeira e a segunda divisão até 1987, sempre caindo e voltando no ano seguinte e sem conseguir resultados expressivos em âmbito nacional.

Depois de 22 anos sem conquistar nada, voltou a ganhar a Copa da Noruega em 2004. Agora, o objetivo do clube é quebrar o jejum de 44 anos sem vencer o Campeonato Norueguês.


GRANDES ÍDOLOS

Apesar de ser um clube quase centenário, o Brann tem poucos resultados expressivos em sua história. Por conta disso, a agremiação quase não teve ídolos ao longo de seus 99 anos, completados em 2007.

Campeão do Campeonato Norueguês apenas duas vezes, quando foi bicampeão nas temporadas 1961/1962 e 1962/1963, a equipe teve ali seus dois principais atletas da sua história, que são reverenciados até hoje pelos torcedores.

Os dois idolatrados são os noruegueses Pedersen e Jensen. Eles eram os principais jogadores daquela equipe bicampeã nacional e, em homenagem a Jensen, o clube colocou uma estátua do jogador em frente ao seu estádio, o Brann Stadion. Já Pedersen é o maior goleador da história do time, com 132 gols anotados em 226 partidas disputadas.

Depois de um longo período de quedas para a segunda divisão e retornos para a elite, o clube venceu a Copa da Noruega em 2004. Naquela conquista, Thorstein Helstad foi o principal jogador do Brann e entrou para a galeria de ídolos.

O atleta marcou 87 gols em 170 jogos pela equipe em suas duas passagens: uma entre 1998 e 2002 e a outra desde 2006. Até o início da temporada 2007/2008 Thorstein Helstad defendia o Brann.


ARTILHEIROS

O maior artilheiro da história do Brann é o meia Pedersen. Ele é um dos principais craques a ter vestido a camisa da equipe e marcou 132 gols em 226 jogos pelo time de Bergen.

:: Topo da Página ::: Voltar