Canal Futebol ::::: Página Inicial ::::: Política de Privacidade ::::: Usuários Online:

Campeonato Italiano - Cagliari :: Voltar

HISTÓRIA

O Cagliari foi fundado no dia 20 de agosto de 1920 por estudantes da cidade que gostavam de futebol. De acordo com o site oficial do clube, a história começa quando esses jovens disputam uma partida contra marinheiros de Gênova. Apesar de praticarem o esporte com freqüência, a fundação oficial do clube só ocorreu em 1920, quando a agremiação disputou o Torneio de Sardenha, primeira competição a ser disputada pela equipe.

Durante muito tempo, o Cagliari participou de competições regionais e ficou sempre fora do Campeonato Italiano. A equipe chegou a disputar uma Série B no início da década de 1930, mas ela foi extinta e o time ficou na Série C. Com isso, passou muitos anos nas divisões inferiores do futebol italiano e só conseguiu subir à elite na década de 1960.

Na temporada 1951/1952, o Cagliari foi campeão da Série C, que naquela época não era dividida em C/1 e C/2 como nos tempos atuais. A equipe foi a primeira a vencer sozinha a competição, já que nos anos anteriores a vitória sempre foi conjunta, de pelo menos dois clubes simultaneamente. A partir daí, oscilou entre as Séries B e C até conseguir a ascensão pela primeira vez à Série A em 1964.

Para sua estréia na divisão principal do futebol italiano, o Cagliari contava com craques como o atacante Luigi Riva, maior jogador da história do clube e atleta que mais gols marcou com a camisa da seleção italiana, 35 em 42 partidas. Ele jogou a Copa de 1970 pela “Azzurra” e estava em campo na final, quando o Brasil derrotou os europeus por 4 a 1.

No mesmo ano da Copa do Mundo, o Cagliari conquistou seu único título e a jóia entre as glórias do clube. Trata-se do Campeonato Italiano da temporada 1969/1970. Luigi Riva foi o artilheiro da Série A naquela ocasião, e o Cagliari também contava com jogadores do calibre de Cera e Domenghini, presentes na Copa do México com a seleção italiana. A equipe foi campeã com apenas duas derrotas e 11 gols sofridos, recorde até hoje.

A escalação dos titulares do campeão era Albertosi, Martiradonna, Zignoli, Cera, Niccolai, Tomasini, Domenghini, Nenè, Gori, Greatti e Riva. Na temporada anterior, a equipe já havia disputado o título, e continuou como favorita nos anos subseqüentes, mas sem sucesso. Em 1976, com Riva já em fim de carreira, o Cagliari também declinou e foi rebaixado para a Série B. Em 2005, a camisa 11, usada pelo craque, foi aposentada pelo clube.

Desde seu rebaixamento para a Série B, o Cagliari oscilou entre divisões. Na temporada 1986/1987, o time acabou rebaixado para a Série C/1, na qual passou duas temporadas antes de conseguir o acesso. Mas, na temporada 1989/1990, o time já voltava à Série A depois de duas campanhas bem-sucedidas nas divisões inferiores. Na década de 1990, porém, a equipe disputou predominantemente a Série B. Apesar disso, conseguiu subir e, desde a temporada 2003/2004, o Cagliari disputa a primeira divisão italiana, geralmente terminando a competição no meio da tabela.


GRANDES ÍDOLOS

O maior craque da história do Cagliari é o atacante Luigi Riva, que é o maior goleador da história da seleção italiana de futebol. Sua camisa 11 foi aposentada no clube em um gesto de reverência por sua importância na história da equipe. Sob o comando do jogador, o Cagliari ganhou seu único título de primeira divisão na história: a Série A da temporada 1969/1970.

Outros craques que passaram pelo Cagliari também são todos desta época. O atacante Domenghini era um dos destaques da seleção italiana de 1970 e do time campeão da Série A de 1969/1970. O zagueiro Cera, também titular da Itália na Copa do Mundo do México, era o principal defensor da equipe naquele tempo.

O atacante hondurenho Suazo é uma figura importante na história recente do Cagliari. Ele é o segundo maior artilheiro da equipe em campeonatos nacionais italianos na todos os tempos, atrás apenas de Luigi Riva. Com 94 gols em 255 partidas, entre as Séries A e B, ele foi o maior destaque do Cagliari na última temporada e acabou sendo contratado pela Internazionale em 2007.


ARTILHEIROS

O maior artilheiro da história do Cagliari é o atacante Luigi Riva, que marcou 201 gols com a camisa do clube. Ele foi goleador máximo do Campeonato Italiano três vezes, todas pelo Cagliari, nas temporadas de 1966/1967, 1968/1969 e 1969/1970. O atacante ainda foi o líder da equipe no título de1969/1970. A camisa 11, que ele envergou, foi eternizada em 2005 e aposentada pelo clube.

:: Topo da Página ::: Voltar