Canal Futebol ::::: Página Inicial ::::: Política de Privacidade ::::: Usuários Online:

Campeonato Italiano - Chievo :: Voltar

HISTÓRIA

O Chievo foi fundado 1929, nos subúrbios da cidade de Verona, na Itália, em dia e mês incertos. Os primeiros anos de existência do clube foram dedicados a jogos amistosos contra times da região, ainda com o nome de OND Chievo.

O estádio onde o Chievo manda seus jogos é o Marc’Antonio Bentegodi, localizado na cidade de Verona, com capacidade para 39.211 pessoas. O local foi construído em 1963 e, naquela época, era considerado como uma das melhores arenas italianas.

A primeira partida oficial da agremiação aconteceu em 8 de Novembro de 1931, contra o time do Domegliara, com o clube de Verona vestindo as cores atuais, o amarelo e o azul, e vencendo por 1 a 0.

Na temporada de 2000/01 o time fez história ao terminar o campeonato da série B na segunda colocação, atrás apenas do Piacenza, e sendo promovido à série principal do futebol italiano pela primeira vez. O jogo que garantiu o acesso foi contra o Salernitana, no dia 3 junho de 2001, vencido por 2 a 0. Nessa época, a equipe era comandada pelo técnico Luigi Del Néri, um dos grandes responsáveis pelas boas atuações.

Na sua primeira temporada na série A o Chievo terminou na impressionante quinta posição, com 54 pontos, atrás apenas dos quatro maiores clubes italianos, Milan, Juventus, Roma e Internazionale. Além disso o clube obteve uma façanha: a classificação para a Copa da Uefa.

Após seis temporadas na série A, o Chievo Verona acabou sendo novamente relegado para a divisão inferior. Porém, o time amarelo e azul não ficou muito tempo na série inferior e subiu novamente ao convívio dos grandes da Itália com o título da Série B, com 85 pontos, um a mais do que o vice Bologna.


GRANDES ÍDOLOS

O italiano Bruno Vantini está na memória de todos os torcedores do Chievo Verona. E não é para menos. Ele é o maior artilheiro da história do clube, com 159 gols em 20 partidas jogadas. Porém, ele não é o único ídolo da história da agremiação.

Outro jogador que fez sucesso com a camisa do Chievo foi o meio-campista Simone Perrotta, que atualmente defende a Roma. O atleta atuou pelo time de Verona somente por duas temporadas, mas foi o suficiente para deixar sua marca entre os aficcionados pelo clube. Ele realizou 95 jogos no total, com seis gols marcados. Recentemente defendeu a Itália na Copa do Mundo de 2006, na Alemanha, onde teve importante papel na conquista do tetracampeonato da Squadra Azzurra.

O jogador que mais vezes vestiu a camisa do Chievo foi o zagueiro Maurizio D'Angelo. Ele fez 333 jogos com a camisa amarela e azul em 16 temporadas. D`Angelo foi capitão e líder da equipe na década de 90 e participou da subida do Chievo às principais divisões italianas.

Outros nomes importantes na história são os dos zagueiros Silvano Danese, que jogou 15 anos pelo clube, boa parte deles como capitão do time, e Nicola Legrottaglie, que atuou em 66 partidas pelo clube e marcou seis gols.

Fora de campo destaca-se a figura do técnico Luigi Del Néri como de extrema importância para o Chievo. Luigi treinou o clube por duas vezes, no total de cinco anos, e foi um dos responsáveis pelo “Milagre do Chievo”, quando colocou o time na Série A italiana e, no ano seguinte, levou o clube à inédita classificação para a Copa da UEFA, segundo mais importante interclubes do Velho Continente.


ARTILHEIROS

Com 159 gols marcados ao longo de 20 anos de carreira no Chievo Verona, o atacante italiano Bruno Vantini é o maior artilheiro da história do clube. Ele estreou pela agremiação em abril de 1952 e defendeu as cores do clube com muita vontade, o que o fez ídolo da torcida.

:: Topo da Página ::: Voltar