Canal Futebol ::::: Página Inicial ::::: Política de Privacidade ::::: Usuários Online:

Campeonato Baiano - Colo Colo :: Voltar

HISTÓRIA

O Colo Colo de Futebol e Regatas está sediado em Ilhéus, litoral da Bahia, e foi fundado em 3 de abril de 1948 por um grupo de esportistas amadores da alta sociedade do Estado. Eles pretendiam disputar torneios amadores de futebol que, aos poucos, tomavam conta do Brasil.

O nome da agremiação foi escolhido em homenagem ao homônimo chileno, uma das sensações do continente na década de 50. Já o uniforme da equipe - camisa amarela e azul, calção amarelo e meiões das duas cores - foi imitado de outro importante time da América do Sul, o Boca Júniors, da Argentina.

Nas duas primeiras décadas de existência, o clube disputava apenas partidas e campeonatos amadores na própria cidade litorânea onde está localizado, tanto que o time é tetracampeão ilheense de forma consecutiva, de 1958 a 1961.

O Colo Colo estreou no Campeonato Baiano em 1968, mas não fez boa campanha e acabou desclassificado ainda na primeira fase. Com a pífia participação, o Tigre voltou para a divisão inferior da competição estadual.

Fora da elite do futebol baiano e com poucos recursos financeiros, o time de Ilhéus voltou ao ostracismo e, por vários anos, permaneceu longe dos torneios profissionais, até retornar as competições oficiais no final da década de 90.

Em 1998, o Tigrão disputou a primeira edição da Copa da Bahia, competição secundária no Estado, mas foi em 1999 que o time voltou a repetir os bons desempenhos. Neste ano, se sagrou campeão da segunda divisão baiana, após bater o Fluminense de Feira de Santana na final.

Com campanha mediana em seu retorno ao primeiro escalão, o Colo Colo obteve uma vaga na Campeonato Brasileiro da Série C e participou da competição pela primeira vez em sua história, mas acabou eliminado na primeira fase.

O grande feito do clube baiano aconteceu em 2006, um ano inesquecível para os torcedores e moradores de Ilhéus. A cidade parou após o último jogo da final do Campeonato Estadual, tendo como vencedor o time litorâneo.

A equipe fez ótima campanha durante todo o certame e encarou na decisão o tradicional Vitória. Na primeira partida, triunfo do Colo Colo por 4 a 3, em casa. No segundo jogo, ganhou novamente, desta vez por 4 a 2 e se sagrou campeão Baiano, tirando o título das mãos de Vitória e Bahia depois de 37 anos.


GRANDES ÍDOLOS

O time de Ilhéus, por ter pouca notoriedade e não ter quase visibilidade, a não ser na Bahia, tem raros casos de atletas com destaques em sua história.

O maior ídolo do time litorâneo é o atacante Miltinho Simões. O jogador defendeu a equipe durante as primeiras participações no Campeonato Baiano e fez parte de um dos melhores elencos já montados pela diretoria do Tigre, em 1968.

Neste ano, o centroavante entrou para a história da agremiação após marcar cincos gols em uma mesma partida. Com o declínio do time, no entanto, o goleador também sucumbiu e desapareceu pelos campeonatos do país. Hoje, Miltinho, artilheiro da equipe no estadual de 1968, é treinador na Bahia.

Com o ostracismo do Tigrão durante as décadas de 70, 80 e início dos anos 90, poucos jogadores de destacaram, sendo os com algum potencial logo negociados para gerar fundos ao time e, assim, pagar despesas.

Outros jogadores sempre lembrados pela torcida baiana são o zagueiro Nildon Birro Doido, o meia Armandinho e o atacante Gil.

O título do Campeonato Baiano conquistado pela equipe em 2006 ficou mais marcado pela força do conjunto do que por algum talento individual, mas mesmo assim grande parte do elenco se transferiu para as duas maiores equipes do Estado, Bahia e Vitória.

:: Topo da Página ::: Voltar