Canal Futebol ::::: Página Inicial ::::: Política de Privacidade ::::: Usuários Online:

Campeonato Português - Estrela da Amadora :: Voltar

HISTÓRIA

O C­lube Futebol Estrela da Amadora foi criado no dia 22 de janeiro de 1932. Atualmente, a agremiação possui 6.500 sócios. É curioso notar que um dos orgulhos da instituição é ter torcedores exclusivos, ou seja, que apóiam apenas o Estrela. Isso porque, como é dito no site do clube, a maioria dos fãs dos times menores de Portugal também torcem para uma equipe grande ao mesmo tempo.

Apesar de ter sido fundado na década de 1930, o Estrela nunca teve grande destaque no cenário nacional. Como o próximo site oficial sugere, eles não se consideram uma grande equipe. O time passou quase o século XX inteiro nas divisões inferiores do Campeonato Português, até a temporada 1987/1988, quando conseguiu acesso à elite pela primeira vez.

A maior glória da história do clube veio em 1989/1990. O time venceu a Taça de Portugal, único título de expressão dos seus 75 anos de existência. Depois de algumas campanhas razoáveis na primeira divisão, mas nunca conseguindo nada além de um oitavo lugar, o Estrela terminou a temporada 1990/1991 em 18° e foi rebaixado para a segunda divisão.

Então, o clube fez uma campanha brilhante no segundo escalão do futebol português e foi campeão, recuperando a vaga na elite. A partir daí, a equipe não caiu mais durante toda a década de 1990 e alternou campanhas razoáveis com medíocres. Em 1997/1998, o Estrela terminou o campeonato em sétimo lugar, a melhor classificação conseguida até hoje.

O início dos anos 2000 não foi positivo para a agremiação que, depois de um oitavo lugar em 1999/2000, ficou em 18° em 2000/2001 e acabou rebaixada novamente. Mais uma vez, não passou mais de duas temporadas no escalão inferior, conseguindo a promoção em 2002/2003.

Desta vez, o clube não alcançou tanto sucesso e voltou a cair depois de apenas uma temporada na primeira divisão, novamente com um 18° lugar. Em 2004/2005, o time fez sua segunda melhor campanha na Taça de Portugal, alcançando às semifinais da competição. No mesmo ano, o Estrela conseguiu o acesso à divisão principal do futebol português.

Nas últimas duas temporadas, o time conseguiu desempenhos razoáveis na elite portuguesa. Em 2005/2006, terminou o campeonato em nono. No ano seguinte, ficou em décimo lugar na classificação.


GRANDES ÍDOLOS

Por ser um clube de menor expressão e ter apenas um título em toda sua existência, o Estrela da Amadora possui pouquíssimos ídolos em sua história, até mesmo pelo fato de ter caído várias vezes para a segunda divisão.

Fundamental em um desses retornos para a elite portuguesa, Fonseca brilhou na disputa da segunda divisão na temporada 2002/2003. No ano seguinte, jogou seu último Campeonato Português da primeira divisão, já que o clube caiu mais uma vez para o segundo escalão, mas mesmo assim é até hoje adorado pela torcida.

Outro que brilhou com a camisa do Estrela da Amadora foi Caetano. Ele fazia parte do elenco campeão da Copa de Portugal de 1989/1990 e era um dos atletas titulares naquela época, sendo o mais identificado com a agremiação no único título da história do time.

Vindo do Boavista, de onde havia sido dispensado, este período no Estrela foi o momento em que o atleta se firmou no futebol português e arrancou elogios da crítica e dos torcedores do clube.

:: Topo da Página ::: Voltar