Canal Futebol ::::: Página Inicial ::::: Política de Privacidade ::::: Usuários Online:

Campeonato Inglês - Fulham :: Voltar

HISTÓRIA

Fundado em 1879, na região oeste de Londres, o Fulham Football Club é a equipe de futebol profissional mais antiga da capital do Reino Unido. Como alguns outros times do país, o clube tem, em seu surgimento, relação com a religiosidade, sendo os seus fundadores membros da Igreja Anglicana da Inglaterra (Church of England).

Além de sua fundação no século XIX, o estádio Craven Cottage, onde o clube disputa suas partidas como mandante, foi inaugurado em 1896. Outra marca histórica da qual a equipe londrina se orgulha: mais de cem anos mandando jogos no mesmo gramado.

Após 19 anos disputando ligas amadoras, o clube se profissionalizou em 1898, quando logo foi admitido na segunda divisão da liga do sul da Inglaterra (Southern League). Com os títulos das temporadas 1901/02 e 1902/03, a equipe conseguiu o acesso para a primeira divisão.

Passados quatro anos e com mais duas conquistas (1905/06 e 1906/07), agora na primeira divisão da liga regional, o clube garantiu o direito de ingressar na Liga Nacional (Football League), sendo admitido na segunda divisão.

Porém, o ingresso não trouxe muitas alegrias para os torcedores do Fulham. Foram mais de 90 anos amargando rebaixamentos para a terceira e quarta divisões, retornos à segunda, e raros acessos à elite (1949 e 1959) da Liga Nacional (atual Premier League).

Somente em 2001, após 122 anos de sua fundação, o clube conseguiu se firmar na primeira divisão do futebol do país. Crescimento este obtido graças à venda da entidade, em 1997, ao milionário egípcio Mohamed Al-Fayed, que nomeou uma nova diretoria e injetou milhões de dólares no clube. Começava ali a caminhada rumo à Premier League.

Totalmente reformulado, o clube se fortaleceu e passou a obter melhores colocações. Já em 1999 sagrou-se vencedor da segunda divisão. Dois anos depois, com o título da primeira divisão da Liga Nacional (Football League), na temporada de 2000/01, conseguiu o tão sonhado direito de retornar à elite do futebol inglês.

Mesmo não tendo feito campanhas vitoriosas na Premier League desde seu acesso em 2001, o clube conseguiu interromper a incômoda rotina de rebaixamentos, que atormentava o time londrino há quase 120 anos. Com a participação na temporada 2007/08, o Fulham completou seu sétimo ano sem ser rebaixado.


GRANDES ÍDOLOS

O atacante Johnny Haynes (1952-1970), recordista de aparições nos jogos do Fulham, é lembrado pelos torcedores não só pelas excelentes partidas, como também por suas atitudes fora dos gramados. Além dos 158 gols marcados em 628 atuações pelo clube, o jogador é considerado o atleta mais carismático de toda a história da agremiação.

Sempre com um sorriso no rosto, era comum vê-lo após os treinamentos dando autógrafos para crianças e torcedores à beira do campo, mesmo que debaixo de chuva. Por ter sido formado pelo clube, tinha imenso prazer em conversar sobre os assuntos pertinentes ao Fulham e participar de eventos comemorativos da entidade.

Mas não é só pela fama de bom moço que Haynes era badalado. Muitos críticos ingleses apontam o atacante como o melhor lançador de todos os tempos do futebol nacional. Seus passes de longa distância, que sempre tinham endereço certo, é uma de suas qualidades mais exaltada pelos especialistas. Johnny Haynes faleceu aos 71 anos, em 18 de outubro de 2005, deixando saudades nos torcedores do Fulham.

Outro jogador de destaque, que teve uma bela passagem pelo time londrino, é o também atacante Gordon Davies. Natural do País de Gales, Davies detém o recorde de maior goleador da história do clube. O atleta marcou 158 gols em jogos oficiais e 178 no total.

Considerado por muitos como imbatível dentro da grande área, o galês também é exemplo de simpatia. Seu relacionamento com os seguidores do Fulham, assim como o de Haynes, é lembrado com muito saudosismo por seus admiradores.

Completando a lista dos jogadores mais queridos da entidade está Tosh Chamberlain e seu místico chute carregado de potência, considerado um dos mais fortes do futebol inglês. A exemplo de Haynes e Davies, Tosh era admirado pelos críticos e ovacionado pelos torcedores.


ARTILHEIROS

O maior artilheiro da história do clube é o galês Gordon Davies. O atacante marcou 158 gols em jogos oficiais e 178 no total.

:: Topo da Página ::: Voltar