Canal Futebol ::::: Página Inicial ::::: Política de Privacidade ::::: Usuários Online:

Campeonato Francês - Grenoble :: Voltar

HISTÓRIA

A história do Grenoble começou em 1892 com o surgimento do Football Club de Grenoble, que passou por diversas administrações e teve um total de sete nomes diferentes. Hoje, sua denominação oficial é Grenoble Foot 38, que foi fundado em 1997 após a fusão do Olympique Grenoble Isere (sexto nome na história do clube) e Norcap Grenoble (time amador da cidade).

Antes de se tornar o time que é hoje, o Grenoble não tinha grande tradição no futebol francês. Inicialmente, demonstrou sua força apenas em campeonatos regionais e participou duas vezes da primeira divisão do país, nas temporadas 1960/61 e 1962/63, terminando na 17ª colocação nas duas oportunidades.

A partir de 1997, o Grenoble Foot 38 começou a crescer e virou um time de futebol profissional de maior respeito. Passou as duas primeiras temporadas na quarta divisão e subiu após ser campeão no campeonato de 1998/99. Dois anos depois, a equipe foi campeã da terceira divisão (2000/01) e chegou à Série B do Campeonato Francês.

Com a rápida ascensão da equipe, o clube passou a profissionalizar ainda mais o setor futebolístico. Em 2001, chegou às quartas-de-final da Copa da França após vitórias heróicas sobre o Berrichonne de Châteauroux. A eliminação ocorreu na partida contra o Troyes, com uma derrota por 4 a 2.

Nos anos seguintes, o Grenoble focou todos seus esforços para chegar à primeira divisão, mas não conseguiu passar da zona intermediária da tabela. Ao mesmo tempo em que sonhava com a elite do futebol francês, o clube iniciou um processo de estruturação para não ficar para trás no cenário do esporte no país.

Em 2004, uma grande mudança ocorreu na administração da agremiação. O empresário japonês Kazutoshi Watanabe assumiu a presidência do Grenoble, que passou a ser comandando por investidores da terra do sol nascente. Com isso, o desejo de estruturação e modernização se tornou mais real.

Fora de campo o Grenoble caminhava a passos largos para a modernização, mas o sonho da torcida de ver o time na primeira divisão ainda parecia distante. Nas temporadas 2005/06 e 2006/07, a equipe terminou na décima e na quinta colocações, respectivamente, e viu passar perto a chance de subir para a liga principal.

A temporada 2007/08, no entanto, traduziu a união entre a estruturação do clube e o sonho de chegar à elite. No dia 15 de fevereiro de 2008 foi fundado o Stade des Alpes, com capacidade para 20.000 pessoas e, no dia 19 de junho do mesmo ano, o Grenoble garantiu o acesso para a Ligue 1 após terminar a segunda divisão em terceiro lugar.


GRANDES ÍDOLOS

Durante a recente história do Grenoble, alguns jogadores se destacaram e ajudaram o time na sua trajetória desde a quarta divisão até a elite do futebol francês. Marcados na história do clube, os destaques de cada temporada ficaram para sempre na memória do torcedor.

Alain Michel foi o primeiro treinador após a fundação do Grenoble Foot 38 e foi fundamental nos primeiros passos da equipe como time profissional. Junto com ele, o capitão Cyril Courtin também se destacou e liderou a equipe campeã da terceira divisão na temporada 2000/01.

O atacante Nassim Akrour foi o grande responsável pela maioria dos gols nas últimas duas campanhas da equipe na segunda divisão, em 2006/07 e 2007/08. Na primeira, balançou as redes 12 vezes e, na segunda, marcou 13 gols em 12 partidas. O jogador ainda está na equipe e é a principal esperança do time nesta temporada.

Outro nome de destaque na história do Grenoble foi Youri Djorkaeff, mas o jogador atuou na equipe entre 1984 e 1989 e não chegou a ganhar um título pelo clube. Porém, tornou-se conhecido mundialmente após jogar na Inter de Milão e conquistar a Copa do Mundo pela França em 1998.


ARTILHEIROS

O maior artilheiro da história do Grenoble é Nassim Akrour, que ainda atua pela a equipe e defende as cores do time na atual temporada. Até o início do Campeonato Francês 2008/09, Akrour havia marcado 41 gols pelo clube, em 117 partidas.

:: Topo da Página ::: Voltar