Canal Futebol ::::: Página Inicial ::::: Política de Privacidade ::::: Usuários Online:

Campeonato Alemão - Hertha Berlim :: Voltar

HISTÓRIA

O Hertha Berlim foi fundado como BFC Hertha Berlim 92 no dia 25 de Julho de 1892 por quatro pessoas, duas duplas de irmãos adolescentes – Otto e Willi Lorenz e Max e Fritz Linder.

O nome (Hertha) foi dado por Fritz Linder, que se decidiu por ele depois de uma visita que fez com seu pais a um barco a vapor – as cores da empresa, branca, com listras azuis, que são até hoje também as cores do Hertha BSC.

Em 1901 o clube tornou-se membro da Associação Alemã de Clubes de Futebol (VDB). Na primeira temporada, entrou na segunda liga e terminou em segundo lugar. Três anos depois, mudou-se para a cidade de Gesundbrunnen, no distrito de Wedding, devido ao apoio do dono de restaurante Joseph Schebera (ele pagava o aluguel do novo terreno).

Na temporada 1905/1906 o então BFC Hertha 92 ganhou o primeiro Campeonato Berlim, uma das diversas ligas regionais existentes na Alemanha. No dia 4 de Maio de 1910 Hertha derrotou, em casa, o Southend United por 3 a 1 – foi a primeira vitória de uma equipe alemã sobre uma inglesa, o que fez o clube chamar a atenção.

Ao final da primeira década do século 20, o clube possuía 177 sócios, incluindo-se aí também jogadores – atualmente conta com 12.326 associados. No período da Primeira Guerra Mundial, 36 membros do Hertha foram mortos em combate – mas, apesar de não terem sido disputados campeonatos entre 1915 e 1918, o time apostou em amistosos.

O clube passou a enfrentar problemas financeiros e riscos de rebaixamento. Em 1923, fundiu-se com o Berliner Sports Club (BSC), de onde veio o atual nome do clube. Esta união, porém, foi rompida alguns anos adiante, sem, contudo, fazer o clube deixar de usar o nome pelo qual é conhecido até hoje: Hertha BSC.

No final desta década, a equipe acumulou quatro vice-campeonatos nacionais consecutivos. No começo dos anos 1930, entretanto, a glória: os dois únicos títulos nacionais conquistados pelo clube. O primeiro, diante do Holstein Kiel, foi ganho em uma partida disputada, que terminou 5 a 4. No ano seguinte, agora contra o TSV 1860 Munique, ganhou por 3 a 2 e comemorou o bicampeonato.

Durante o período nazista na Alemanha, houve a colocação de um membro do partido na presidência do clube, como ocorreu este tipo de intervenção em outras entidades.
O clube, como todo o país e também a Europa, sofreu com a Segunda Guerra Mundial.

Nos anos seguintes, o time teve que mudar de nome para "SG Gesundbrunnen", referindo-se ao distrito de Berlim onde se localizava. Entretanto, retornou brevemente ao nome pelo qual é conhecido hoje – Hertha BSC. O time seguiu participando de uma das diversas ligas que eram disputadas pelo país – no caso, a Upper Liga Berlin e, depois, na Oberliga Berlin.

A partir de 1963 passou a ser disputada a Bundesliga. Na temporada seguinte, entretanto, o Hertha foi punido pela Federação Alemã (DFB), devido a violações ao código da entidade – como suborno – e acabou relegado às ligas regionais. Em 1968, o time consegue retornar para a divisão principal do campeonato nacional.

Em 1971, o Hertha envolveu-se em novo escândalo, relacionado a uma partida do Alemão, o que revelou a crise financeira da equipe, sanada com a venda de seu estádio histórico, “Plumpe”.

Porém, a década de 1970 reservou bons momentos para o clube. Na temporada de 1974/75, a equipe foi vice-campeã nacional, sua melhor colocação na Bundesliga; em 1979, foi semifinalista da Copa da Uefa. Além disso, foi terceiro colocado nacional nas temporadas de 1969/70 e 1970/71.

Na disputa de 1979/80, o Hertha acabou rebaixado para a segunda divisão. Retornou para a temporada de 1982/83, mas terminou outra vez caindo. Sem conseguir subir, desceu para as ligas regionais. O retorno à primeira divisão, para o campeonato de 1990/91, durou novamente apenas um ano.

O time chegou na decisão da Copa da Alemanha em três oportunidades – 1977, 1979 e 1993, nesta ocasião, com um time amador (foi derrotado pelo Bayer Leverkusen por 1 a 0). Na temporada de 1997/98, o clube voltou a disputar a Bundesliga. No campeonato seguinte, terminou na terceira posição.

Na atual década, manteve-se na divisão principal da Alemanha, apesar de alguns percalços com o risco de novo rebaixamento – o que originou diversas mudanças de técnicos – e alcançou algumas participações nas competições européias, porém sem grande destaque.


GRANDES ÍDOLOS

Johannes Sobek, atacante, nasceu em 18 de março de 1990 e faleceu em 17 de fevereiro de 1989 e atuou no Hertha Berlim entre as décadas de 1920 e 1930, tendo participado da conquista dos únicos títulos nacionais da equipe.

Teve passagens também pela seleção alemã, entre os anos de 1923 e 1931 – foi chamado em dez ocasiões neste intervalo e marcou dois gols.

Na decisão do Campeonato Alemão de 1930, na vitória por 5 a 4 sobre o Holstein Kiel, fez dois tentos, os dois primeiros de sua equipe, que estava perdendo o confronto por 2 a 0. No ano seguinte, quando o Hertha bateu o TSV 1860 München por 3 a 2, anotou novamente dois gols.

Participou também, antes do bicampeonato, dos quatro vices na década anterior, entre 1926 e 1929. No período posterior a Segunda Guerra Mundial, trabalhou como treinador de futebol.

Já Eric Beer, nascido em Neustadt b.Coburg no dia 9 de dezembro de 1946, atuou pelo FC Kaiserslautern (1968/1969), pelo Rot-Weiss Essen (1969/1971) e pelo Hertha Berlin (1971 / 1979). Na seleção alemã, disputou 24 jogos e marcou sete vezes.

Chamado pela torcida de “Ete Beer”, é o segundo maior artilheiro da história do clube, com 83 tentos anotados. Na Bundesliga, disputou 341 confrontos jogos e balançou a rede em 95 ocasiões.

Considerado uns dos principais jogadores do Hertha, Hans Eder nasceu em 14 de novembro de 1934. Atuou como defensor e, após encerrar a carreira, seguiu no esporte como treinador.

Atuou no Union Oberschöneweide, no Union 06 e no Tennis Borussia Berlin, antes da chegada ao clube. Atravessou momentos difíceis no Hertha, como o descenso na Bundesliga, mas também o retorno no início da década de 1970.

Após encerrar a carreira em 1973, no ano seguinte iniciou o trabalho como treinador no próprio clube. Teve outra passagem pelo Hertha BSC no fim da mesma década.

Foi apelidado de “Gustav” em referência ao boxeador Gustav Eder.


ARTILHEIROS

Michael Preetz nasceu na cidade de Düsseldorf, em 17 de agosto de 1967. Ao todo, marcou 91 gols na Bundesliga – 84 pelo Hertha Berlim. Além deste, defendeu também o Fortuna Düsseldorf, o FC Saarbrücken, o MSV Duisburg e o SG Wattenscheid 09.

Iniciou a carreira profissional no Fortuna Düsseldorf, clube pelo qual seu avô fora campeão alemão em 1933. Sua carreira se estendeu de 1986 a 2003. No Hertha, disputou 196 partidas no Alemão.

Na temporada de 1998/99, na qual o Hertha foi terceiro colocado – sua melhor posição na Bundesliga desde o vice-campeonato em 1974/75 –, terminou o certame como artilheiro, com 23 gols.

Após encerrar a carreira, realizou curso de gestão esportiva, e trabalha nesta área. Participou, como auxiliar, da gestão de Dieter Hoeness no clube, além de ter sido chefe do departamento de licenciamentos. Recebeu, ainda, a Ordem do Mérito do Estado de Berlim.

:: Topo da Página ::: Voltar