Canal Futebol ::::: Página Inicial ::::: Política de Privacidade ::::: Usuários Online:

Campeonato Alemão - Karlsruher :: Voltar

HISTÓRIA

O Karlsruher Sport-Club Mühlburg-Phönix e.V começou a ganhar forma em 1894, com o nome de KFC Phönix. O time cresceu no âmbito nacional e, em 1909, ganhou o Campeonato Alemão. Em 1912, o Phönix fundiu-se com KFC Alemannia formando o Phönix Alemannia.

Na temporada de 1935/36, o clube já estava na divisão de elite do futebol alemão, mas nos anos seguintes não alcançou bons resultados e voltou novamente a disputar divisões inferiores. Após a Segunda Guerra Mundial, em 1945, o Phönix competiu na primeira divisão, na recém-criada Oberliga Süd, mas foi rebaixado novamente no ano seguinte. Na temporada 1946/47, o clube ascendeu à elite e estabilizou-se na então primeira divisão alemã, sempre fazendo campanhas medianas.

Em 1952, o KFC Phoenix e o VfB Mühlburg uniram-se e deram forma final ao Esporte-Clube Mühlburg-Phönix e.V. de Karlsruher, que se fortaleceu e conquistou bons resultados nas temporadas seguintes. O segundo título da equipe veio em 1955, quando o derrotou o Schalke 04, por 3 a 2, na final da Copa da Alemanha. No ano seguinte o time conquistou o bicampeonato da Copa, ao vencer o Hamburgo, por 3 a 1.

Com a criação do atual Campeonato Alemão, a Bundesliga, em 1963, o Karlsruher se reforçou para fazer melhores campanhas no território nacional, mas nas cinco temporadas seguintes sua melhor participação não passou de um 13º lugar, e o time acabou rebaixado para Regionalliga Süd, a segunda divisão alemã.

Nos anos seguintes, o clube alternou-se entre a primeira e a segunda divisão alemã, subindo na temporada 1975/76, mas sendo rebaixado dois anos depois. Voltou à elite em 1980/81, mas quatro anos mais tarde foi novamente para a segunda divisão.

A década de 1990 começou com bons resultados para o time alemão. Sob o comando do técnico Winfried Schafer, o clube chegou às semifinais da Copa da UEFA, na temporada 1993/94, mas foi eliminado pelo Salzburg, da Áustria. Na competição a equipe bateu equipes tradicionais como: PSV, Valencia e Bordeaux. A vitória, em casa, por 7 a 0 sobre o Valencia é um dos pontos altos da história do Karlsruher em torneios internacionais.

Nos anos seguintes o clube classificou-se novamente para a Copa da UEFA, nas temporadas 1996/97 e 1997/98, quando foi eliminado na terceira-fase em ambas. O time também foi derrotado na final da Copa da Alemanha, em 1996, depois de perder por 1 a 0 para o Kaiserslautern. No fim da década, não conseguiu repetir as boas campanhas no campeonato nacional e acabou rebaixado na temporada 1997/98.

Na sua primeira temporada após o descenso, o Karlsruher ficou apenas dois pontos atrás do último time que subiu para a primeira divisão. No campeonato seguinte, na temporada 1999/00, uma crise financeira tomou conta do clube, que foi rebaixado para a terceira divisão. A equipe se reestruturou e voltou à segunda divisão um ano depois. Após quatro anos na Regionalliga Süd, a entidade se reergueu e voltou a figurar entre os grandes da Alemanha, retornando à elite em 2007.


GRANDES ÍDOLOS

O goleiro Rudi Wimmer defendeu o Karlsruher de 1969 a 1983 e, durante esse 14 anos, disputou 470 jogos, sendo um dos recordistas da história do time alemão e o principal jogador da posição que atuou pela agremiação.

Outro ídolo da torcida é o zagueiro Walter Baureis, que iniciou sua carreira pelo time na década de 1950 e foi campeão da Copa da Alemanha, pelo clube, nas temporadas de 1955 e 1956, tornando-se símbolo de raça e força.

Outro zagueiro de destaque foi Slaven Bilic, que fazia parte do elenco que fez a melhor campanha do clube em campeonatos europeus, chegando às semifinais da Copa da UEFA na temporada 1993/94. O croata, terceiro colocado na Copa do Mundo de 1998, atuou no Karlsruher de 1993 a 1996 e disputou 66 partidas, marcando cinco gols.

O atacante italiano Giovanni Federico foi um dos principais destaques do Karlsruher na temporada 2005/06, ano em que o clube conseguiu o título da segunda divisão alemã, sendo o artilheiro da competição com 19 gols. Ele atou no time por dois anos, de 2005 a 2007, marcando 33 gols em 64 jogos.

Jogadores renomados como Oliver Kahn, Thorsten Fink e Mehmet Scholl iniciaram suas carreiras no Karlsruher e, devido à alternância de subidas e descidas de divisão, acabaram trocando de clube.

Kahn, goleiro da seleção alemã, iniciou sua carreira no time em 1987, como reserva. Até deixar a equipe em 1994, disputou 128 partidas. Os meias Fink e Scholl atuaram por poucos anos e fizeram parte do período de crise do clube, quando permaneceu por vários anos das divisões inferiores do campeonato alemão.

Outro atleta revelado pelo time foi o zagueiro Jens Nowotny, que iniciou sua carreira em 1991 e, durante os cinco anos que defendeu a equipe, até 1996, disputou 103 partidas, marcando sete gols e tornou-se um dos ídolos do clube, depois da excelente campanha na Copa da UEFA, em 1994.

:: Topo da Página ::: Voltar