Canal Futebol ::::: Página Inicial ::::: Política de Privacidade ::::: Usuários Online:

Campeonato Espanhol - Mallorca :: Voltar

HISTÓRIA

A história do Mallorca começou em 1916, quando um grupo de atletas que praticava futebol na cidade resolveu se unir e fundar uma agremiação organizada. No início, o nome do clube era Junta Directiva del Alfonso XIII FBC. No mesmo ano, recebeu o título de “real”, e transformou-se em Real Sociedad.

Até o início do Campeonato Espanhol, o clube, assim como a maioria das agremiações do país, ocupou-se com torneios regionais, e ficou fora da primeira divisão quando o certame foi criado.

Na verdade, o time só chegaria à elite do futebol espanhol no início da década de 1960. Antes disso, os principais acontecimentos do Mallorca foram longe dos gramados. A começar pelo próprio nome do clube.

Em 1931, o time deixa de ser conhecido como Real Sociedad para se chamar Club Deportivo Mallorca. Pouco depois, mais uma alteração, e a nova denominação passa a ser Real Club Deportivo Mallorca, nome que permanece até hoje.

Na década de 1940, o principal motivo de orgulho dos torcedores foi a inauguração do estádio Es Fortí, mais precisamente em 1945, que passaria a abrigar as partidas do Mallorca.

O local seria palco do primeiro acesso da equipe à divisão principal, que só aconteceria 15 anos depois, em 1960/61. Os anos iniciais, porém, não foram animadores. Depois de três temporadas consecutivas entre os melhores, o Mallorca caiu novamente. Chegou a conquistar mais dois acessos ainda nos anos 1960, mas a queda em 1969/70 só seria recuperada na década de 1980.

Mesmo assim, as ascensões naquele período também não foram definitivas. Foram quatro participações na primeira divisão e três rebaixamentos. Mesmo quando permanecia, o Mallorca não conseguia obter campanhas suficientemente boas para animar o torcedor.

A estabilidade só veio mesmo na década de 1990. Logo em 1991 já ficava clara a mudança do time rubro-negro. Além do 15º lugar no Campeonato Espanhol, o Mallorca ainda conseguiu sagrar-se vice-campeão da Copa da Espanha pela primeira vez em sua história.

O momento definitivo aconteceu a partir de 1996/97. Foi naquele ano que o clube conseguiu seu último acesso. Depois disso, se firmou na primeira divisão e não saiu mais.

Na temporada seguinte, o time conseguiu o até então inédito quinto lugar na Liga, que garantiu vaga na Recopa, a primeira competição européia. Além disso, conseguiu mais um vice-campeonato da Copa da Espanha.

Em 1998/99, além do terceiro lugar no Campeonato Espanhol, o Mallorca conseguiu o inédito vice-campeonato da Recopa perdendo para a Lazio, da Itália, na final. Foi neste ano também que o clube inaugurou o estádio Son Moix, que é utilizado até hoje.

O ponto mais alto dessa trajetória aconteceria em 2002/03. Foi nessa temporada que o clube conseguiu conquistar seu primeiro título importante. Foi a Copa da Espanha, vencida após uma final ante o Recreativo de Huelva.


GRANDES ÍDOLOS

O Mallorca é um clube considerado pequeno na Espanha. Os grandes jogadores de sua história só foram aparecer a partir da década de 1990. Antes disso, poucos haviam se destacado com a camisa do clube.

O primeiro deles foi Hara. O atacante surgiu na década de 1960, e participou do time que conseguiu subir à elite do futebol nacional de maneira inédita. Nas duas temporadas na divisão principal, conquistou notoriedade marcando gols, e depois transferiu-se para o Valladolid.

Depois disso, um novo ídolo para o Mallorca surgiria apenas nos anos 1980, quando o a equipe voltou a conseguir seqüência no Campeonato Espanhol. O maior daquele time era Magdaleno. O atacante fez boas temporadas, entre elas a de 1986/87, quando marcou 19 gols e ajudou o time a terminar o Campeonato Espanhol na sexta posição.

Quem também fazia parte daquela equipe era o defensor Nadal, que posteriormente marcaria época no Barcelona na década de 1990. Pelo Mallorca, ele atuou de 1986/87 a 1990/91 e de 1999/00 a 2004/05.

No fim da década de 1990 apareceram os grandes jogadores da história do clube, que ajudaram a conquistar as maiores glórias da agremiação. Nas temporadas 1997/98 e 1998/99, o grande destaque foi o argentino Amato - que marcou 13 gols no primeiro ano da série.

Outro que chamou atenção foi o meia Ibagaza. Pelo Mallorca, jogou sete temporadas do Campeonato Espanhol, e participou dos principais momentos desse período.

O maior de todos, porém, foi o camaronês Samuel Eto’o. Ele chegou ao clube na temporada 1999/00. Pelo Mallorca, ganhou o prêmio de melhor jogador da África de 2003, e também ajudou o time a vencer a Copa da Espanha.


ARTILHEIROS

O maior artilheiro do Mallorca na história do Campeonato Espanhol é o camaronês Samuel Eto’o, que defendeu o clube da temporada 1999/00 até 2003/04. Ao todo, ele marcou 54 gols com a camisa da equipe de Palma. Em 2004/05, o africano acertou sua transferência para o poderoso Barcelona, onde está até hoje e repete o sucesso como peça ofensiva.

:: Topo da Página ::: Voltar