Canal Futebol ::::: Página Inicial ::::: Política de Privacidade ::::: Usuários Online:

Campeonato Francês - Nantes :: Voltar

HISTÓRIA

Em 1943 nascia o Football Club de Nantes. Neste período, a cidade local tinha cinco clubes de futebol, mas nenhum que levasse seu nome. Foi quando Marcel Saupin decidiu unir os cinco times da cidade e fundar o Nantes.

Saupin resolveu, então, migrar para Paris, onde o número de jogadores era maior e surgiam mais talentos. Foi na capital francesa que ele encontrou os primeiros jogadores da equipe, tornando-se presidente do Nantes em 1944.

A primeira partida oficial do Nantes foi contra o FC Paris, no estádio Olympique de Colombes, onde o time de Saupin venceu por 2 a 0. Porém, a primeira glória veio com uma fantástica goleada sobre o Sochaux, principal time da França na época, por 9 a 0.

A vaga para a primeira divisão veio em 1963. No entanto, algo que chocou os torcedores da época foi a morte de Marcel Saupin, que não chegou a ver seu time na elite do futebol francês. O Nantes ganharia seu primeiro título nacional em 1965.

Em 1973 e 1977 o clube saiu como vencedor máximo do futebol francês, liderado por Jean Vicent, que após encerrar sua carreira como jogador seguiu como gerente de futebol do clube até 1982.

Outro título especial conquistado pelo Nantes foi a Copa da França de 1979, em cima de outro grande time do país, o Auxerre. Mas foi na final de 1983, contra o Paris Saint-Germain, que nasceria um grande ídolo da agremiação. O time perdeu a final por 3 a 2, mas José Touré fez um gol antológico que lhe rendeu o apelido de “Brasileiro”. Touré ainda foi o principal destaque da equipe no título nacional no mesmo ano.

O período mais difícil da história do Nantes data de 1984 a 1991. Nesta época, o clube não conseguiu conquistar títulos e ainda foi rebaixado para a segunda divisão do futebol francês. Somente em 1992, quando o técnico Jean-Claude Suaudeau voltou à equipe, o time retornou à primeira divisão e começou a investir novamente em contratações e categorias de base.

Na temporada 1992-1993, a equipe fez um bom Campeonato Francês e revelou talentos como Patrice Loko, Claude Makelele e Christian Karembeu.

Entre 1995 e 1997, o Nantes voltaria a passar por sérios problemas na parte financeira. Em conseqüência desta crise, seus ídolos tiverem que abandonar o clube em busca de um futuro melhor para suas carreiras. Karembeu e Makelele, por exemplo, foram jogar no Real Madrid. Cansado de perder seus melhores jogadores, Suaudeau também abandonou o time.

Na temporada 1996-1997, o Nantes terminou o campeonato nacional em terceiro lugar, sem nenhuma derrota nas 30 rodadas. Porém, o time perdeu a vaga para a Liga dos Campeões da Europa para o Mônaco, o que acabou transformando a boa campanha em desapontamento.

Após isso, o Nantes não conseguiu boas participações nos próximos três Campeonatos. O time encerrou sempre na zona intermediária da tabela, não agradando nem de longe seus torcedores. Neste período viriam mais duas Copas da França de consolo: 1999 e 2001. O ano de 2001, por sinal, foi marcante. O time foi comprado por uma empresa chamada Group Dessalt, que designou o novo técnico da equipe: Gean-Luc Gripond.

Porém, o título nacional de 2001 conquistado depois de se integrar ao Group Dessalt, foi o último do clube. Na temporada 2003/04, a equipe foi derrotada pelo rival Sochaux. Além de ficar fora da briga pelo título, o clube também não alcançou a vaga na Liga dos Campeões.

Nas temporadas seguintes, o Nantes não conseguiu nenhum resultado de expressão, instalando nova crise. Em 2007, o time voltou à segunda divisão, mas logo retornou para participar da elite do futebol francês em 2008.


GRANDES ÍDOLOS

O grande ídolo da torcida do Nantes é José Touré. Apelidado, em 1983, de “Brasileiro” após marcar um lindo gol na final da Copa da França contra o Paris Saint-Germain, Touré se destacava cada vez mais no time. No mesmo ano, o jogador foi o principal responsável pelo título francês em uma das melhores campanhas da história do Nantes no campeonato nacional.

Mas não foi só Touré que caiu nas graças da torcida do Nantes. Em toda sua história, o clube teve grandes jogadores do futebol francês. Alguns, inclusive, estiveram na seleção que conquistou a Copa do Mundo de 1998: Fabien Barthez, Marcel Desailly, Didier Deschamps, Christian Karembeu e Claude Makelele.

O Nantes tem uma coleção de grandes jogadores franceses. Henri Michel, por um longo período, vestiu a camisa do clube. Além dele, Mickael Landreau, Patrice Loko e Nicolas Quédec representaram o que já surgiu de melhor no Nantes.

Grandes jogadores estrangeiros também já vestiram a camisa do Nantes. Um deles foi o colombiano Mario Yepes, além do argentino Oscar Muller e o paraguaio Julio César Cáceres. Esses foram uns dos poucos jogadores de outros países que viraram ídolos da torcida do Nantes.

:: Topo da Página ::: Voltar