Canal Futebol ::::: Página Inicial ::::: Política de Privacidade ::::: Usuários Online:

Campeonato Português - Naval :: Voltar

HISTÓRIA

A Associação Naval 1º de Maio foi fundada no ano de 1893, substituindo a extinta Associação Naval Figueirense. Em sua criação, o clube era formado basicamente por trabalhadores que queriam um local para praticar esportes. Por conta disso, foi batizado com este nome, em homenagem ao Dia do Trabalho, comemorado no primeiro dia do mês de maio.

Nos primeiros anos de vida, a entidade era voltada à prática de esportes náuticos, como o remo. Com o passar do tempo e à medida que o clube crescia, foram incorporadas novas modalidades e atividades sócio-culturais, objetivando o bem estar dos associados. Além das categorias aquáticas, o clube também oferecia futebol, basquete, tiro, esgrima e promovia festas, bailes e cursos de teatro e dança para manter a entidade.

Antes de se afiliar a FPF (Federação Portuguesa de Futebol), o time pertencia à Associação de Futebol de Coimbra, onde disputava apenas jogos e campeonatos distritais. Os principais rivais da equipe são a Acadêmica e o União, ambos pertencentes à mesma região do país.

A associação foi a terceira a ser reconhecida pelo Comitê Olímpico Português e é a quarta mais antiga do país, com 112 anos de existência. Em 1997, toda a história do clube quase foi perdida, devido a um incêndio em sua sede social. Com isso, a equipe adotou o Estádio Municipal José Bento Pessoa como sua nova “casa”, onde permanece até os dias de hoje.

O Naval chegou à Segunda Divisão B – equivalente a terceira divisão - pela primeira vez em 1961/62, após vencer sua série, na III Divisão – a quarta divisão. O time não durou muito no terceiro escalão e, em poucos anos, acabou rebaixado, mas retornou em 1967/68, após mais uma conquista.

Apesar dos 114 anos de vida, o Naval está disputando pela terceira vez o Campeonato Português da primeira divisão. Sua primeira participação ocorreu na temporada 2004/05, após terminar a Liga de Honra – como é chamada a segunda divisão no país – na segunda colocação. Desde então, a equipe conseguiu fazer duas campanhas irregulares, terminando na 13ª e 12ª colocação, em 2006 e 2007, respectivamente.

Sua melhor participação na Taça de Portugal se deu em 2002/03, quando a equipe alcançou às semifinais da competição, mesmo estando na segunda divisão. Neste torneio, o time foi eliminado pelo posterior campeão, o Futebol Clube do Porto, mas derrotou o tradicional Sporting de Lisboa nas quartas-de-final.


GRANDES ÍDOLOS

Por se tratar de um clube sem muita expressão no cenário futebolístico português e com poucos recursos financeiros, o Naval não conta com grandes estrelas e não consegue segurar os bons jogadores de suas categorias de base.

Uma das principais revelações do Naval foi o goleiro Henrique Hilário. O português iniciou sua carreira no clube em 1994 onde permaneceu até 1995, atuando em 12 partidas. Nesse período, a equipe disputava a Liga de Honra – segunda divisão portuguesa.

:: Topo da Página ::: Voltar