Canal Futebol ::::: Página Inicial ::::: Política de Privacidade ::::: Usuários Online:

Campeonato Espanhol - Osasuna :: Voltar

HISTÓRIA

O Osasuna surgiu em 1920 a partir da fusão de duas equipes da cidade de Pamplona, o New Club e o Sportiva. Dessa união redundou o Club Atlético Osasuna, que em seus primeiros anos disputou torneios regionais em busca de afirmação.

O início, porém, foi irregular. O time não conseguia bons resultados nem contra equipes do seu município e, assim, foi disputar a terceira divisão do Campeonato Espanhol quando a competição foi criada, em 1929.

Já na temporada 1931/32, o Osasuna conseguiu o acesso à segunda divisão. O auge dessa geração aconteceu na disputa de 1934/35, quando o time subiu pela primeira vez na sua história à elite do futebol espanhol.No entanto, a permanência entre os melhores do país duraria apenas uma temporada, já que o clube acabou em último lugar e retornou à divisão de acesso.

Depois disso, com a paralisação das competições por três anos devido à Guerra Civil Espanhola, a situação do Osasuna se complicou ainda mais. Isso porque o time perdeu a base que havia consolidado e só voltaria à divisão principal na década de 1950.

Isso ocorreu em 1953/54. Porém, novamente o Osasuna não conseguiu se sustentar na elite e foi rebaixado, em um calvário que duraria dois anos. Em 1956/57, o clube voltou a conquistar o acesso e obteve sua primeira seqüência de duas temporadas na competição principal. Depois de ascender no começo dos anos 1960, o clube voltou à segunda divisão e retornou a figurar entre os melhores em 1980/81.

Nesse espaço de tempo de 20 anos, o Osasuna passou por algumas transformações. A principal delas foi no palco em que recebia seus jogos. Em 1967, o clube abandonou o antigo San Juan para inaugurar o El Sadar, com capacidade para 25 mil pessoas.

No início dos anos 80, finalmente o clube emendou uma série de boas temporadas. Foram 14 campeonatos seguidos na elite, com campanhas que oscilaram entre razoáveis e boas.

Nesse período, o Osasuna conseguiu, inclusive, sua primeira classificação a uma competição européia. Isso ocorreu na temporada1984/85, quando o sexto lugar no Campeonato Espanhol valeu ao time de Pamplona uma vaga na Copa da UEFA.

A série de participações na primeira divisão terminaria em 1993/94, quando o clube não resistiu ao crescimento do futebol espanhol (que via os grandes voltarem à briga pelos títulos continentais) e sentiu mais uma vez o amargor do rebaixamento.

Aí então, seriam mais alguns anos longe do grupo principal. O Osasuna só voltaria à primeira divisão já no século XXI. O clube ascendeu na temporada 2000/01 e desde lá estabeleceu uma seqüência de desempenhos razoáveis.

O auge ocorreu em 2004/05, quando foi à final da Copa da Espanha pela primeira vez em sua história, perdendo na decisão para o Bétis. Na temporada seguinte, o Osasuna conseguiu o quarto lugar no Campeonato Espanhol e seu maior feito até hoje: uma vaga na Liga dos Campeões, principal competição interclubes do continente europeu.


GRANDES ÍDOLOS

O primeiro ídolo da história do Osasuna surgiu ainda nos tempos do amadorismo, antes da criação do Campeonato Espanhol, em 1929. Foi Seve Goiburu. O jogador teve a primazia no clube em relação a convocações para a seleção nacional.

Já na década de 1930, outro jogador chamou a atenção no time de Pamplona. Jaime Lázcano, contratado do Real Madrid, marcou 25 gols em sua temporada de estréia e ajudou o clube a ascender da terceira para a primeira divisão do Campeonato Espanhol.

No primeiro ano em que o Osasuna atuou na elite, quem teve mais destaque foi o atacante Julián Vergara, que, mesmo com o time sendo rebaixado, marcou 20 gols em 21 partidas. Posteriormente, ele foi atuar pelo Barcelona, onde não repetiu as boas atuações.

Nos anos 50, o Osasuna conseguiu destaque ao ficar por um período prolongado na primeira divisão. Nesse tempo, o brilho ficou por conta do atacante Sabino, que marcou muitos gols. No entanto, eles não foram suficientes para evitar uma nova queda do clube.

Depois disso, o Osasuna voltou a figurar entre os maiores somente na década de 80, quando se firmou por um bom período na primeira divisão. Nesse período, o polonês Jan Urban chamou bastante atenção. O jogador, que defendeu a seleção de seu país na Copa do Mundo de 1986, no México, ficou famoso ao marcar três gols em um confronto diante do Real Madrid fora de casa na temporada 1989/90, que garantiu o time na Copa da UEFA pela segunda vez na história.

O auge, porém, abrangeu da segunda metade da década de 1990 em diante. Foi quando apareceu o volante Pablo Orbaíz. O atleta defendeu o Osasuna de 1996 a 2000, para em seguida transferir-se para o Athletic Bilbao.

Nos anos seguintes, quem chamou atenção foi o jovem Raul García. O meio-campista participou da equipe que conseguiu a vaga na Liga dos Campeões da última temporada, e acabou transferindo-se para o Atlético de Madrid no período final de transferências.


ARTILHEIROS

O maior artilheiro da história do Osasuna é o atacante Sabino, que defendeu o clube nas décadas de 1950 e 1960. O jogador fez 57 gols nesse período e firmou-se como um dos principais nomes da equipe em todos os tempos.

:: Topo da Página ::: Voltar