Canal Futebol ::::: Página Inicial ::::: Política de Privacidade ::::: Usuários Online:

Copa da UEFA - Panionios :: Voltar

HISTÓRIA

A história do Panionios começa em 1890, quando o time foi fundado em Esmirna, na Turquia. Seu nome significa toda a Iônia, que é uma região do mesmo país. No início de sua história, a agremiação era mais voltada para esportes individuais, como a ginástica e o atletismo.
A situação mudou por causa da condição política da Turquia. Com a independência do país muçulmano, a população de Esmirna, muito ligada à cultura grega, foi expulsa dali, e se mudou para o país vizinho.

Assim, o Panionios se fixou na região de Nova Esmirna, na cidade de Atenas, na Grécia, onde está até hoje. Em campo, apesar de ser antigo, o clube nunca se aproximou dos melhores do país.

Em mais de cem anos de história, o mais perto que a agremiação chegou de um título foi em 1971, quando o time ficou com o segundo lugar do Campeonato Grego, atrás apenas do AEK.

Foi nessa década, por sinal, que o clube formou suas melhores equipes e teve alguns de seus principais ídolos. Maior destaque para a dupla de ataque formada por Dmitris Saravakos e Nikos Anastopoulos.

Os dois centroavantes foram os principais responsáveis pelo primeiro título de expressão do Panionios e entraram para a história do clube, sendo idolatrados até hoje pela torcida.

Esse primeiro título de prestígio veio em 1979, quando o Panionios venceu a Copa da Grécia de maneira inédita, superando o AEK na final, por 3 a 1. O clube ainda repetiria a conquista em 1998, ao vencer desta vez o rival Panathinaikos na decisão.


GRANDES ÍDOLOS

O grande momento do Panionios foi nas décadas de 1970 e 1980. Naquele período, o clube conseguiu se aproximar dos melhores da Grécia, e ainda conquistou seu primeiro título. Ao longo dos anos, a agremiação se especializou em revelar bons jogadores, especialmente atacantes, que, posteriormente, fariam sucesso em outras equipes.

No início dos anos 1970, o grande ídolo da torcida era Thomas Mavros. Ele ficou no clube de 1970 a 1976. Foi vice-campeão nacional em 1972, perdendo o título para o AEK. Quatro anos depois, Mavros se transferiria para o antigo algoz. Posteriormente, faria sucesso na seleção e seria conhecido como God (Deus, em inglês).

Os heróis da conquista da Copa da Grécia, em 1979, foram Nikos Anastopoulos e Dmitris Saravakos. Juntos eles formaram a dupla de ataque de maior sucesso na história do Panionios.

Como a maioria dos grandes ídolos do time, porém, fariam mais sucesso ao saírem. Anastopoulos se destacaria no Olympiacos. Já Saravakos brilharia no Panathinaikos e também no AEK.

No fim da década de 1980, o destaque era o meio-campista Nikos Tsiantakis. Ele ficou no Panionios de 1985 a 1988, para se transferir para o Panathinaikos. Em 1994, faria parte da seleção grega que disputou a Copa do Mundo dos EUA.

A última grande estrela do Panionios foi Takys Fyssas. O lateral ficou no clube de 1990 até 1998, quando acertou com o Panathinaikos. Em 2004, foi campeão da Eurocopa com a seleção de seu país, principal título da Grécia.

:: Topo da Página ::: Voltar