Canal Futebol ::::: Página Inicial ::::: Política de Privacidade ::::: Usuários Online:

Campeonato Baiano - Poções :: Voltar

HISTÓRIA

O Esporte Clube Poções é um clube jovem, fundado em 1985, mas já construiu uma incrível jornada no campeonato baiano, além de revelar bons jogadores. A agremiação, proveniente da cidade de Poções, costuma incomodar os grandes do estado - Bahia e Vitória.

Suas cores são o branco, azul e o vermelho, o que faz a equipe ser chamada de tricolor do sudeste. O seu acesso ocorreu em 1993, quando conquistou o campeonato da segunda divisão estadual baiana, fazendo a alegria dos aproximadamente 44.000 habitantes da cidade.
Ter alcançado a segunda divisão da competição com apenas 14 anos de existência foi um grande feito da agremiação. Seus jogadores são lembrados até hoje, porém o clube ainda carrega o estigma de chegar perto e morrer na praia na hora de levantar o caneco. Em disputas, mesmo que equilibradas, o clube não tem conseguido levar a melhor.

Seu maior feito foi em 1999, quando alcançou o vice-campeonato estadual, no ano em que Bahia e Vitória dividiram o título após batalha judicial. Somente em 2005 a Federação Baiana de Futebol decretou os dois times como campeões. Por conta disso, o Poções automaticamente tornou-se o natural vice-campeão.

O Estádio Heraldo Curvelo, mais conhecido como Heraldão, é uma das grandes armas da equipe. O alçapão do Tricolor do Sudeste é temido por muitos clubes, pois a pressão da torcida é constante, atrapalhando os visitantes.


GRANDES ÍDOLOS

Apesar de possuir uma curta história, o time já revelou alguns jogadores conhecidos como Liédson. O atacante, nascido em Cairu, na Bahia, jogou duas temporadas pelo clube (1998-1999), se destacando e sendo contratado pelo Prudentópolis, do Paraná, onde jogou um ano, indo depois para o Coritiba.

No Coxa, o jogador fez muitos gols, chamando a atenção de diversos clubes e acabou se transferindo para o Flamengo, onde se tornou ídolo rubro-negro e lá jogou por dois anos, em 2001 e 2002. Em 2003, foi para o Corinthians, clube que defendeu por apenas uma temporada e brilhou, se transferindo para o Sporting Lisboa-POR.

Em Portugal, se tornou muito querido, pois foi artilheiro do campeonato em 2005 e 2007, além de ajudar a conquistar os títulos da Copa de Portugal e Supercopa de Portugal, ambos em 2007.

Outro atleta que se destacou no Poções foi o meia-atacante Nuna. O jogador tinha como principal característica a criatividade, armando perigosos ataques para a equipe. Outros nomes que marcaram sua trajetória no time foram o meia Messias e os atacantes Nixon e Fafá.

:: Topo da Página ::: Voltar