Canal Futebol ::::: Página Inicial ::::: Política de Privacidade ::::: Usuários Online:

Campeonato Inglês - Reading :: Voltar

HISTÓRIA

O Reading foi fundado em 1871, quando Sydenham organizou uma reunião com os primeiros sócios do clube. Ele veio a ser o primeiro presidente da história da equipe. Em 5 de setembro de 1896, o time passou a mandar seus jogos no estádio Elm Park, que foi a casa do Reading até 1998.

No início, a equipe só jogava partidas amistosas e jogos na Copa da Inglaterra. Em 1895, tornou-se profissional. Antes jogando em ligas locais, o Reading só foi entrar na disputa pelo título inglês em 1920. O campeonato local disputado pelo clube foi integrado à principal competição nacional e o time começou na terceira divisão.

Na temporada 1925/1926, o Reading ganhou a terceira divisão. Apesar disso, voltou a cair em 1931. O time continuou disputando esta competição, sem sucesso, até o período da Segunda Guerra Mundial, quando o Campeonato Inglês foi interrompido devido ao conflito.

Depois do fim da guerra e do reinício da liga inglesa, a equipe continuou disputando a terceira divisão até o ano do centenário, em 1971. Ironicamente, o que era para ser uma ocasião festiva se tornou um pesadelo e o time foi rebaixado para a quarta divisão no saldo de gols.

Por algum tempo, o time oscilou entre a terceira e a quarta divisão, subindo e caindo com freqüência. Na temporada 1982/1983, o Reading quase deixou de existir. A equipe tinha acabado de cair mais uma vez para a quarta divisão e teve de resistir a uma fusão com o Oxford United, além de lutar contra a venda de Elm Park.

Em 1983/1984, o Reading terminou em terceiro lugar na quarta divisão e conseguiu subir. Na temporada 1985/1986, a equipe ganhou a terceira divisão e voltou para a segunda depois de 55 anos de ausência. Mas isso só durou duas temporadas, já que o Reading voltou a cair em 1987/1988.

Em 1993/1994, o time venceu a terceira divisão. Na temporada seguinte, terminou em segundo na fase classificatória da divisão de acesso à elite, mas não conseguiu subir para a primeira divisão porque a competição era jogada em playoffs. A vaga acabou sendo perdida para o Bolton, em uma derrota por 4 a 3 na prorrogação.

Depois disso, a equipe teve dificuldades na segunda divisão, lutando sempre contra o rebaixamento. O time conseguiu se salvar por dois anos, mas acabou não resistindo e, em 1997/1998, acabou o campeonato no fundo da tabela e caiu mais uma vez.

Apesar do rebaixamento, uma esperança: a construção de um novo estádio, o Madejski, mostrava a vontade do Reading de se estruturar em busca de melhores resultados. Então, em 1998/1999, o time jogou sua primeira temporada fora de Elm Park, que tinha sido sua casa por 102 anos.

O resultado foi decepcionante. O Reading terminou em décimo lugar e não conseguiu subir. Em 2001/2002, o clube finalmente conseguiu o acesso à segunda divisão. No ano seguinte, fez uma boa campanha na liga nacional, mas não conseguiu a vaga na elite porque perdeu nos playoffs.

Em 2005/2006, o Reading fez uma das melhores campanhas de sua história e somou 106 pontos na segunda divisão, conseguindo o título e se classificando pela primeira vez para a elite do futebol inglês. A primeira temporada da equipe na divisão principal foi surpreendente: o Reading terminou em oitavo, somente uma posição abaixo da zona de classificação para a Copa da Uefa.

Infelizmente na temporada seguinte (2007/2008) o time não foi bem e acabou caindo para a segunda divisão.


GRANDES ÍDOLOS

Três jogadores do Reading já vestiram a camisa da seleção inglesa no decorrer da história. Um deles foi o lateral-esquerdo Hebert Smith, que atuou pela equipe na primeira década do século XX. Os fãs do clube o descrevem como um atleta “cuja precisão do pé esquerdo era quase lendária”.

Também nos primórdios da história do Reading, Johnny Holt foi convocado para defender a Inglaterra. Ele era um zagueiro baixo, mas que compensava a falta de altura com um tempo de bola preciso e um bom posicionamento.

Nicky Shorey é, atualmente, o maior ídolo do Reading. O jogador é lateral-esquerdo e fez sua estréia pela seleção inglesa no amistoso contra o Brasil, em 2007. Ele atua no clube desde 2001 e é considerado um dos grandes responsáveis pela campanha brilhante que levou a equipe pela primeira vez para a primeira divisão.

Além dos selecionáveis, o Reading tem dois recordistas do clube que merecem destaque: Ronnie Blackman e Martin Hicks.

Blackman tem dois recordes na história da agremiação: o de artilheiro em jogos válido pelo Campeonato Inglês e o de maior goleador em uma única temporada. O atacante marcou 158 gols na primeira divisão nacional, entre 1947 e 1954, e 39 gols apenas na temporada 1951/1952.

Já Hicks tem a honra de ser o jogador do Reading que mais atuou pelo clube em jogos válidos pelo Campeonato Nacional: 500 partidas entre os anos de 1978 e 1991.


ARTILHEIROS

Trevor Senior é o maior artilheiro da história do Reading em competições nacionais (Campeonato Inglês de qualquer divisão ou Copa da Inglaterra), com 191 gols em 362 jogos. A conta é feita deste modo porque, no início da sua história, o clube só atuava em ligas regionais que não existem mais hoje e têm pouca documentação.

:: Topo da Página ::: Voltar