Canal Futebol ::::: Página Inicial ::::: Política de Privacidade ::::: Usuários Online:

Campeonato Italiano - Reggina :: Voltar

HISTÓRIA

O Reggina é o principal clube da cidade de Reggio Calabria, na Itália. Ele foi fundado no dia 11 de janeiro de 1914 e já mudou de nome diversas vezes. Sua identidade original era Unione Sportiva Reggio Calabria. Na última vez em que uma mudança desse tipo ocorreu, em 1986, o time tornou-se Reggina Calcio, como é até hoje.

O Reggina não tem grandes conquistas na sua história e é um clube menor no contexto do futebol italiano. A primeira vez em que apareceu na Série A foi em 1999/2000. Nos últimos anos, destacou-se mais por estar envolvido no escândalo de manipulações de resultados que, entre outras conseqüências, acabou rebaixando a Juventus para a Série B na temporada 2006/2007.

Desde a primeira vez que conseguiu jogar a Série A, o Reggina já caiu uma vez, em 2000/2001, apenas para voltar na temporada seguinte à elite. Sua melhor colocação na primeira divisão do Campeonato Italiano foi um 11º lugar.

A equipe começou a temporada 2006/2007 com -11 pontos, mas mesmo assim conseguiu escapar do descenso com uma vitória sobre o Milan na última rodada, terminando o Campeonato Italiano com 40 pontos, apenas um a mais do que o Chievo, primeiro entre os times rebaixados à Série B.


GRANDES ÍDOLOS

O maior craque a passar pelo Reggina foi o volante Andrea Pirlo, que atualmente está no Milan e é titular da seleção italiana. Ele jogou a temporada 1999/2000 pelo time, atuando em 28 partidas e marcando seis gols.

Mas o jogador mais importante da história do Reggina não é ele. Shunsuke Nakamura, o meio-campista japonês, jogou de 2002 a 2005 pela equipe, marcando 11 gols em 81 partidas. De lá, ele se transferiu para o Celtic, da Escócia.


ARTILHEIROS

O jogador que mais fez gols com a camisa do Reggina na Série A foi o atacante Nicola Amoruso, que ainda segue no clube. No início desta temporada, ele somava 30 gols em 54 jogos. O atleta joga no Reggina desde 2005.

:: Topo da Página ::: Voltar