Canal Futebol ::::: Página Inicial ::::: Política de Privacidade ::::: Usuários Online:

Campeonato Italiano - Sampdoria :: Voltar

HISTÓRIA

A Sampdoria nasceu em 1946 depois da fusão de dois clubes da cidade de Gênova, a Andrea Doria e a Sampierdarenese. Logo no início, já foi incluído entre o grupo de clubes que disputava a primeira divisão do Campeonato Italiano.

Ao contrário do que poderia ser esperado, manteve-se entre os melhores durante muito tempo. Chegou, por exemplo, ao quinto lugar na temporada 1948/49. Na temporada seguinte, Giuseppe Baldini foi o primeiro jogador do clube a ser convocado para a seleção italiana.

Nos anos 1960, porém, o time caiu de produção, e, em 1965/66, foi rebaixado para a Série B pela primeira vez em sua história. Seria, porém, uma passagem rápida. Isso porque logo no ano seguinte voltou a estar entre os melhores.

Depois disso, permaneceria mais dez anos na divisão principal, retrocedendo apenas em 1976/77. Seria um dos piores momentos da história da Sampdoria, que ficou durante cinco temporadas buscando um acesso.

Logo no início da década de 1980, a equipe voltaria à elite do Campeonato Italiano, e daria início à sua melhor fase. Em 1984/85, consegue seu primeiro grande triunfo. Depois de um quarto lugar no Italiano, venceu a Copa da Itália depois de final contra o Milan.

Na segunda metade dos anos 1980, a Sampdoria conseguiu uma seqüência de temporadas com títulos. Em 1987/88, vence sua segunda Copa da Itália em decisão contra o Torino, título que repetiria no ano seguinte contra o Napoli.

O maior título, porém, veio na temporada 1989/90, quando a equipe conquistou seu primeiro título europeu. Foi a Recopa, vencida na final contra o Anderlecht, da Bélgica. No ano seguinte, mais uma conquista de peso. Depois de disputa acirrada, a Sampdoria venceu o Campeonato Italiano.

Na década de 1990, começava o declínio. Com a saída das maiores estrelas, como Vialli, Vierchwod e Mancini, a agremiação deixaria de disputar grandes títulos. Ainda teria, porém, tempo para vencer sua quarta Copa da Itália em 1993/94, em final contra o Marassi.

O período de glória terminaria de vez em 1998/99, quando a Sampdoria terminou o Campeonato Italiano no 16º lugar e caiu para a segunda divisão. Voltaria à elite em 2002/03, mas não conseguiria o mesmo destaque, apesar de se manter até hoje entre os melhores.


GRANDES ÍDOLOS

O primeiro grande ídolo da Sampdoria foi o atacante Giuseppe Baldini. O jogador foi protagonista da equipe que terminou o Campeonato Italiano em quinto lugar na temporada 1948/49, que durante muitos anos foi a melhor colocação da agremiação. No ano seguinte, seria convocado pela primeira e única vez para a seleção italiana, e foi o primeiro atleta da Sampdoria a conseguir esse feito.

Depois disso, passaria por novo bom momento somente na década de 1980, quando realmente esteve entre os grandes clubes da Itália. Nesse período, o melhor jogador que vestiu a camisa do clube foi o atacante Roberto Mancini.

Após iniciar carreira no Bologna, ele chegou à Sampdoria em 1982, e ajudaria o clube a conquistar todos os títulos de sua história. Seria campeão do Italiano (1990/91), quatro vezes da Copa da Itália (1984/85, 1987/88, 1988/89 e 1993/94) e uma da Recopa (1989/90).

Posteriormente, na segunda metade da década de 1990, iria se transferir para a Lazio, onde conseguiria mais alguns títulos em seu fim de carreira.

Durante todos os anos de Sampdoria, Roberto Mancini teve seu maior companheiro em Gianluca Vialli. O também atacante ficaria na equipe de 1984 a 1992, e marcaria 126 gols com a camisa da equipe genovesa.

Quem também se destacou nessa geração foi o brasileiro Toninho Cerezo. O meio-campista, revelado pelo Atlético-MG no início da década de 1970, chegou à Sampdoria em 1986, após passagem pela Roma, e sairia apenas em 1992, quando foi atuar pelo São Paulo.


ARTILHEIROS

O maior artilheiro da história da Sampdoria é o atacante Roberto Mancini. Considerado o melhor jogador da história do clube, ele é o recordista de gols pela equipe. com 132 no total, e também o atleta que mais vestiu a camisa do time genovês, com 431 participações.

:: Topo da Página ::: Voltar