Canal Futebol ::::: Página Inicial ::::: Política de Privacidade ::::: Usuários Online:

Libertadores da América - San José :: Voltar

HISTÓRIA

Fundado por um grupo de amigos da cidade de Oruro, na Bolívia, o Club Deportivo San José (em espanhol) ganhou vida no dia 19 de março de 1942. Localizado em uma região conhecida pela intensa extração de ouro (Mina San José, por exemplo), o time, além de ser apelidado de “El Santo”, recebe a alcunha de “Equipo Minero”.

Ainda sem um torneio nacional organizado, nos primeiros anos de sua história, o clube fez sucesso na competição que antecedeu o Campeonato Boliviano, a Copa Simón Bolívar (hoje segunda divisão).

Com belos resultados e já sendo tratado como uma equipe vencedora, o San José foi convidado, em 1977, para ser um dos fundadores da Liga de Futebol Profissional Boliviano.

Porém, as primeiras participações do clube no campeonato nacional não foram muito animadoras. Somente em 1991 e 1992, quando o time conseguiu dois vice-campeonatos seguidos, os torcedores passaram a sonhar com o inédito título de campeão boliviano.

Essa conquista veio três anos mais tarde, em 1995, quando o San José desbancou todos os adversários e se sagrou o grande vencedor da Liga Nacional. Apesar da boa campanha, o Guabirá, outro time popular da Bolívia, não conseguiu a equipe de Oruro e terminou na segunda colocação.

Após seu primeiro título nacional, o clube não conseguiu, até a metade da atual década, resultados de grande expressão. Amargou inclusive um descenso para a segunda divisão, retornando à elite no ano de 2002.

Com a volta para a primeira divisão, o San José formou uma equipe mais competitiva e passou a conviver, novamente, com as boas campanhas. Em 2007, liderado pelo atacante brasileiro naturalizado boliviano Alex da Rosa, o clube ganhou pela segunda vez o campeonato nacional e assegurou uma vaga, muito comemorada, para a Copa Libertadores da América de 2008 (terceira participação).


GRANDES ÍDOLOS

Na ultima conquista do clube, o Campeonato Boliviano de 2007, muitos jogadores se destacaram: Alex da Rosa, Daniel Vaca, Enrique Parada, Maurício Saucedo, entre outros. Porém, em uma pesquisa realizada por um site de torcedores do San José, os dois primeiros, respectivamente, foram eleitos como os grandes nomes da conquista.

Alex da Rosa, atacante brasileiro naturalizado boliviano, foi o artilheiro da equipe na competição, além de marcar dois gols na grande final. Com o desempenho, muitos fãs do jogador voltaram a pedir o seu retorno à seleção boliviana.

Já Daniel Vaca, grande goleiro do time no ano de 2007, também é considerado pelos torcedores como um dos responsáveis diretos pela bela campanha realizada pelo San José nesta temporada.

No passado, outro arqueiro também fez história no clube: Luiz Galarza. Goleiro do San José em 1991, o jogador ficou marcado pela grande atuação na disputa pelo vice-campeonato da Liga Nacional, contra o Oriente, em Chochabamba. Na oportunidade, o time de Oruro saiu vencedor e ficou com a segunda colocação do torneio.

Na mesma época (1991-1993), o meia argentino Daniel Valencia, duas vezes campeão mundial pela seleção da Argentina, teve uma grande passagem atuando pelo San José. Conquistou o dois vice-campeonatos bolivianos pelo clube (1991 e 1992), onde se aposentou, ainda vestindo a camisa branca “del Equipo Minero”.

:: Topo da Página ::: Voltar