Canal Futebol ::::: Página Inicial ::::: Política de Privacidade ::::: Usuários Online:

Libertadores da América - San Lorenzo :: Voltar

HISTÓRIA

O Clube Atlético San Lorenzo de Almagro (em espanhol) é um dos principais times da Argentina. Fundado no dia 1º de Abril de 1908, o Ciclone, como é conhecido, está entre as cinco maiores equipes do país. O surgimento da agremiação aconteceu por iniciativa do padre salesiano Lorenzo Massa, que incentivou um grupo de jovens a formar o San Lorenzo. As cores escolhidas para o clube foram o azul e vermelho para simbolizar o ideal de luta.

A primeira grande conquista do Ciclone aconteceu no sétimo ano de existência da agremiação. O clube fez uma boa campanha e ficou com o título do Campeonato Argentino da segunda divisão naquela temporada.

A ascensão do San Lorenzo continuava e, logo no ano de 1923, a equipe conquistaria o principal título argentino da época. A vitória foi no Campeonato Argentino Amador. O feito seria repetido em 1924 e 1927. Na era profissional, o Ciclone teve seu primeiro título na Copa de Honor. O feito aconteceu na temporada de 1933 e foi repetido em 1936.

Porém, foi no Campeonato Metropolitano que o clube ganhou um grande destaque no cenário mundial. Ganhou os títulos nos anos de 1946 e 1959, mas foi na temporada de 1968 a agremiação entrou para a história da Argentina. Naquele ano, o San Lorenzo se consagrou campeão nacional invicto.

A invencibilidade ganharia grande destaque em 1972 também. O Ciclone ganhou o Metropolitano pela quarta vez e também o Nacional, pela primeira vez. Na segunda competição, o San Lorenzo ficou invicto e conseguiu ser a primeira equipe do país a vencer os dois torneios no mesmo ano.

Além do grande repertório de títulos, o time leva consigo grandes marcas em resultados históricos, como a vitória por 6 a 1 na seleção da Espanha, em Madrid, e também 10 a 4 na seleção de Portugal, em Lisboa. Ambas as partidas foram em 1946.

No entanto, o ano de 1981 foi muito triste para a torcida do San Lorenzo. Com uma campanha ruim e muitas derrotas, a agremiação acabaria sendo rebaixada para a segunda divisão da Argentina. Porém, o mesmo público, que sentiu muito a queda, apoiou fortemente a equipe e levou o Ciclone de volta à elite.

As participações no cenário sul-americano nunca renderam títulos da Libertadores para o San Lorenzo, mas a agremiação conseguiu chegar às semifinais do torneio em três oportunidades. Porém, o clube venceu a Copa Mercosul e a Copa Sul-Americana nos anos de 2001 e 2002, respectivamente.


GRANDES ÍDOLOS

Como um dos times mais tradicionais da Argentina, o San Lorenzo (em espanhol) possui um grande número de ídolos em sua história. Muitos atletas, tanto internacionais, quanto nacionais, ajudaram o Ciclone a ter uma sala de troféus com muitas conquistas.

O primeiro deles foi um dos maiores zagueiros que os argentinos viram jogar: Oscar Ruggeri. Começou a carreira no Boca Juniors, em 1980 e, com sua técnica, foi conquistando um grande espaço no futebol nacional. Três anos após sua estréia como profissional no futebol, ele já vestia a camisa de seu país.

Em 1986, o atleta se transferiu para o maior rival do Boca, o River Plate. Pelos Galinhas, Ruggeri ganhou a Copa Libertadores e o Mundial daquela temporada. Ainda nessa temporada, o zagueiro levaria a Argentina à conquista da Copa do Mundo do México. Com isso, o defensor atingiu a marca que só Pelé possuía no futebol. Foi campeão mundial pela seleção e time no mesmo ano.

No San Lorenzo, o zagueiro atuou no ano de 1995, quando ganhou um Nacional e acabou com um período de mais de 20 anos sem títulos. Ruggeri ainda atuou na Copa do Mundo de 1990 e 1994 pela Argentina.

Recentemente, um grande meia encheu os olhos da torcida do Ciclone de orgulho. Trata-se de Romangnoli, um atleta com muito talento e com um passe apurado. Vestiu as cores azul-grená entre o período de 1999 e 2004. Por lá, foi campeão do Torneo Clausura no ano de 2001.

Recentemente, o goleiro Sebastian Saja virou um grande ídolo de toda a torcida do San Lorenzo. O clube teve o arqueiro como uma verdadeira muralha em muitos anos de sua história. Entre 2000 e 2003, o jogador conquistou dois títulos pelo time, o Clausura em 2001 e a Copa Mercosul de 2001. Na temporada seguinte, o atleta se tornou campeão da Copa Sul-Americana.

Saja ainda jogou no clube outras duas vezes, porém elas não renderam nenhuma conquista para o San Lorenzo. No ano de 2007, o arqueiro fez muito sucesso no Brasil, quando defendeu a equipe do Grêmio e levou o clube ao vice-campeonato da Copa Libertadores.

Um herói do Paraguai também deixou sua marca na história do San Lorenzo. O goleiro José Luis Chilavert vestiu a camisa do clube entre os anos de 1985 e 1988 e é o segundo arqueiro com maior número de gols marcados em todos os tempos no futebol.

No futebol argentino, o jogador teve uma grande passagem pelo Vélez Sársfield, quando ganhou quatro campeonatos nacionais.

:: Topo da Página ::: Voltar