Canal Futebol ::::: Página Inicial ::::: Política de Privacidade ::::: Usuários Online:

Libertadores da América - San Martín :: Voltar

HISTÓRIA

Nome longo e história curta. Fundado no dia 21 de janeiro de 2004, o Club Deportivo Universidad de San Martín de Porres (em espanhol) é um time jovem que, rapidamente, conseguiu sucesso no futebol peruano.

Êxito obtido através de uma estrutura diferenciada, já que o clube foi o primeiro do país a se organizar como empresa (S.A), além de ter todo o respaldo de uma universidade (San Martín de Porres) que começou sua história vitoriosa em 1962.

A trajetória do San Martín no cenário do futebol teve início de forma curiosa. Logo no ano de sua fundação, o time ingressou na primeira divisão do Campeonato Peruano, sem antes passar pelas divisões inferiores.

Tal benefício foi garantido após o clube comprar junto ao Sport Coopsol, que havia vencido a segunda divisão em 2003, sua vaga na elite do futebol peruano. Uma prática não muito comum no meio esportivo, mas que foi bem aproveitada pela agremiação.

Apesar de não ter levado o título nacional de 2004, o time conseguiu um honroso vice-campeonato do Torneio Clausura, surgindo como uma nova força do futebol do país.

No campeonato seguinte, o clube terminou o Torneio Apertura em sétimo lugar e o Clausura, novamente, na segunda colocação. Campanha esta que rendeu ao time sua primeira participação em uma competição internacional, a Copa Sul-Americana de 2006.

Porém, sua primeira experiência em um torneio continental não foi muito animadora. Logo na primeira fase, quando enfrentou o Coronel Bolognesi, também do Peru, o San Martín acabou eliminando, mesmo tendo vencido a partida de volta por 3 a 2. No primeiro confronto, em Tacna, os donos da casa venceram por 1 a 0.

Após o baque da eliminação superado, em 2007, o time desempenhou a melhor campanha de sua história. Conquistou de forma incontestável o Campeonato Peruano, após terminar em primeiro lugar o Torneio Apertura, e em sétimo o Torneio Clausura. Com o melhor desempenho durante todo o ano, o San Martín foi o grande campeão nacional de 2007.

Além do título inédito, torcedores e dirigentes puderam comemorar a classificação para a Taça Libertadores da América de 2008. Uma conquista de grande expressão para um clube com menos de quatro anos de existência.


GRANDES ÍDOLOS

Os grandes nomes da curta história do San Martín vêm do único, porém expressivo, título do clube, o Campeonato Peruano de 2007. Conquista obtida após vencer o Torneio Apertura e fazer uma boa campanha no Torneio Clausura.

Um dos grandes destaques desse elenco vitorioso foi o volante Pedro García. Com 15 gols marcados na temporada, o jogador terminou entre os maiores goleadores do campeonato, ajudando o San Martín a sagrar-se campeão.

No ataque, um centroavante que se destacou na equipe de 2007 foi o peruano Roberto Silva. O atleta que veio do Alianza Lima, é uma das referências do time que disputará a Libertadores 2008.

No gol, o arqueiro Butrón Gotuzzo teve excelentes atuações. Evitando que os adversários marcassem muitas vezes, o atleta possibilitou que o San Martín terminasse a competição com um invejável saldo de gols positivo, 23 no total.

No comando da equipe estava o treinador Victor Rivera. Com a belíssima campanha realizada em 2007, que resultou no tão sonhado título peruano, os dirigentes do clube apostam na competência de Rivera para uma boa participação na Taça Libertadores de 2008.

:: Topo da Página ::: Voltar