Canal Futebol ::::: Página Inicial ::::: Política de Privacidade ::::: Usuários Online:

Liga dos Campeões - Shaktar Donetsk :: Voltar

HISTÓRIA

O FC Shaktar Donetsk é um clube de futebol da cidade de Donetsk, na Ucrânia. A agremiação foi formada em maio de 1936, mas com o nome de Stakhanovets, em homenagem a um mineiro de carvão de nome Oleksiy Stakhanov, que tornou-se famoso pelo seu trabalho duro.

O nome permaneceu por dez anos. Depois, em 1946, o clube virou Shakhtyor, denominação que permaneceu até 1992 e, por fim, o nome que vigora até hoje, FC Shaktar.

A equipe é tida como o “time dos mineiros” e é famosa pela sua identificação, força e por nunca desistir da partida. Rivaliza com o FC Metalurg Donetsk, time dos metalúrgicos da cidade, e com o Dinamo Kiev, o mais tradicional clube do país.

Nos anos 1960, o Shaktar chegou à final da Copa da Ucrânia por três anos seguidos e venceu duas vezes. A partir dali, ganhou o apelido de “Time das Copas”. Mas o sucesso no Campeonato passou a vir somente nas décadas seguintes.

No ano de 1975, o Shaktar foi o segundo colocado no Campeonato Soviético (URSS na época), e representou pela primeira vez a União Soviética nas Copas Européias. Em 1978 o clube foi o terceiro colocado. Em 1979, o time de Donetsk novamente foi vice-campeão e teve ainda o artilheiro e craque do campeonato, Vitaliy Starukhin, com 26 gols. Nos anos 1980, o Shaktar venceu duas Supercopas Soviéticas, em 1980 e 1983, afirmando o seu apelido de copeiro.

Após a dissolução da União Soviética, o Shaktar rivalizou com o Dinamo Kiev pelo posto de grande time do país. Após a chegada do empresário Rinat Akhmetov, em 1996, o clube teve grande mudança na sua infra-estrutura e no desempenho dentro de campo, por conseqüência. Nos anos 2000, a equipe passou a ser presença freqüente nas copas européias.

O logo do time já sofreu quatro alterações ao longo da história. No seu início era um escudo azul com um martelo de carvão no meio. Após a primeira mudança de nome, houve também a troca de cor para preto e branco, numa alusão ao nome novo.

Nos anos 1960, o logo mudou novamente, para dois martelos cruzados. No final dos anos 1980, o artista Viktor Savilov ofereceu um desenho do clube que mostrava uma bola sobre o gramado, fazendo uma alusão ao departamento de futebol do clube. Em 1997, o logo criado por Savilov foi remodelado, utilizando a cor laranja em maior intensidade.


GRANDES ÍDOLOS

O Shakhtar teve muitos ídolos ao longo da sua existência, até pelo seu estilo de clube guerreiro e de não desistir nunca das partidas, mas os registros de sua história apontam os principais atletas apenas a partir da década de 1950.

Nos anos de União Soviética, os ídolos do clube foram Valery Lobanovsky, Victor Chanov, Anatoly Konjokv, Yuriy Degterev e, o maior deles, o atacante Vitaliy Starukhin, primeiro artilheiro do Shaktar na história do Campeonato Soviético, com 26 gols no ano de 1979. Vale citar ainda Viktor Onopko, defensor de origem russa, que jogou no clube no período do fim da URSS, por cinco temporadas entre 1986 e 1992.

Após a queda do império soviético, o futebol ucraniano passou por uma nova fase, e com o Shakhtar não foi diferente. O primeiro grande ídolo do clube foi Serhiy Atelkin, que jogou na equipe por doze anos. O próximo grande ídolo foi Oleh Matviiv, artilheiro que disputou 213 partidas e fez 81 gols.

Os ídolos mais recentes são Andriy Vorobei, atacante que jogou no Shakhtar de 1994 até 2007, onde disputou 219 jogos e marcou por 80 vezes, até se transferir para o FC Dnipro Dnipropetrovsk, e Anatoly Tymoschuk, que defendeu as cores do clube por dez anos, tendo marcado 32 gols em 227 jogos.

Os torcedores também consideram alguns estrangeiros como ídolos. Vale citar o atacante romeno Marica, que saiu do time na temporada 2006/2007 - negociado ao Sttutgart, e o nigeriano Julius Aghahowa, que jogou no clube de 2000 a 2007.

Além deles, dois brasileiros também recebem enorme carinho da torcida. São eles o atacante brasileiro Brandão, no clube desde 2002, o meia brasileiro Elano, que ficou de 2005 a 2007. Os recém-chegados Ilsinho e Cristiano Lucarelli também já ocupam um lugar especial no coração do torcedor pelas boas atuações.


ARTILHEIROS

O maior artilheiro da história do Shakhtar Donetsk é o atacante Oleh Matviiv, com 81 gols marcados em 213 jogos. Grande destaque do time no fim da década de 1980 e início dos anos 1990, o centroavante defendeu primeiro a seleção da União Soviética e, posteriormente, o selecionado ucraniano.

:: Topo da Página ::: Voltar