Canal Futebol ::::: Página Inicial ::::: Política de Privacidade ::::: Usuários Online:

Campeonato Português - Sporting :: Voltar

HISTÓRIA

Em 1902, um grupo de jovens de Lisboa decidiu fundar um clube e disputar uma partida de futebol em um evento comemorativo. A agremiação chamava-se Sport Club de Belas, e venceu seu primeiro adversário, um grupo de Sintra, por 3 a 0. Com o fim das férias, esta instituição recém-formada deixou de existir, mas a idéia de criar um espaço para a prática do futebol ainda não tinha desaparecido da mente daqueles jovens.

Em uma reunião realizada em 1904, em Lisboa, alguns dos fundadores do Sport Club de Belas decidiram retomar a tentativa e criaram o Campo Grande Football Club. Mas a harmonia do clube não durou e, em 1906, houve uma divisão entre membros que queriam que a instituição fosse focada na organização de festas e outros que queriam enfoque na área desportiva.

O conflito levou a uma cisão. Os sócios que queriam uma agremiação esportiva criaram um novo clube. Foi então que o jovem José Alvalade, um dos dirigentes mais famosos da história do Sporting, lançou sua frase histórica: “Queremos que este clube seja um grande clube, tão grande como os maiores da Europa”.

Assim, em 14 de abril de 1906, a instituição passou a se chamar Campo Grande Sporting Club. Em 1° de julho do mesmo ano, o nome foi mudado para Sporting Clube de Portugal. Este dia é considerado como data oficial da fundação do clube.

Em 3 de fevereiro de 1907, o Sporting jogou sua primeira partida na história. Foi derrotado por 5 a 1 pelo Cruz Negra. Apesar da derrota, uma marca importante: João de Vila Franca marcou o primeiro gol do clube desde que foi fundado. Em 1° de dezembro de 1907, nasceu uma grande rivalidade que dura até os dias de hoje. O Sporting jogou um clássico contra o Benfica (então chamado Sport Lisboa) e venceu por 2 a 1.

Os anos 1940 e 1950 foram de ouro para o Sporting. O clube era a maior força do futebol português. Entre 1946/1947 e 1953/1954, a equipe venceu sete dos oito campeonatos nacionais disputados no período, com um tricampeonato e um tetracampeonato.

A força do clube era tanta que, mesmo sem ser o campeão nacional do ano anterior, foi convidado a participar da primeira Liga dos Campeões (então Copa Européia), em 1955/1956. Mas não foi só isso: o Sporting ainda teve a honra de inaugurar a competição em um empate por 3 a 3 com o Partizan. João Martins marcou o primeiro gol da história deste torneio, um dos mais importantes do mundo atualmente.

Entre 1960 e 1999, o Sporting venceu mais seis Campeonatos Portugueses, o último deles em 1981/1982. Neste tempo, conquistou ainda sete Taças de Portugal. Uma das mais importantes é a de 1994/1995, que marcou o fim de um jejum de mais de dez anos sem um título de expressão.

Em 2000, depois de 17 anos de espera, a torcida do Sporting pôde finalmente ver seu time do coração campeão português mais uma vez. Em 2002, a equipe conseguiu repetir o feito e conquistar seu 18° título da Liga Nacional. Três anos depois, conseguiu chegar à final da Copa da Uefa, mas acabou derrotado por 3 a 1 para o CSKA e foi vice-campeão.


GRANDES ÍDOLOS

O atacante Cristiano Ronaldo, que se destacou pelo Manchester United, começou sua carreira no Sporting, onde disputou o Campeonato Português de 2002/2003, a temporada seguinte à da conquista do último título português do clube. O atleta disputou 25 jogos com a camisa alviverde e marcou três gols.

Um dos maiores craques portugueses de todos os tempos, Luís Figo, também começou sua história no futebol profissional atuando pelo Sporting. Entre 1989 e 1995, ele jogou 129 jogos e marcou 16 gols.

O jogador, que já foi escolhido o melhor do mundo pela Fifa em 2001, estava no elenco que tirou o Sporting de um jejum de 13 anos sem títulos ao vencer a Taça de Portugal em 1994/1995.

Na história do Sporting, dois brasileiros merecem destaque. O primeiro é o centroavante Jardel, revelado pelo Vasco e que brilhou pelo Grêmio, em 2005. Em Portugal, ele ganhou maior destaque pelo Porto no fim dos anos 1990, mas atuou no Sporting na temporada 2000/2001.

Apesar de não ter conquistado títulos, seu desempenho foi impressionante e ficou na memória dos torcedores: o atacante marcou 22 gols em 24 partidas com a camisa alviverde.

Atualmente, o maior ídolo do Sporting é o brasileiro Liédson. Contratado em 2003 pela equipe portuguesa, o jogador já atuou em 93 jogos com a camisa do clube e marcou 57 gols. Ele participou da campanha campeã da Taça de Portugal da temporada 2006/2007.


ARTILHEIROS

O principal goleador da história do Sporting é José Travassos, que atuou no clube nas décadas de 1940 e 1950. Este período foi o mais vitorioso desde a fundação da agremiação, no início do século XX. O atacante ganhou oito Campeonatos Portugueses e duas Taças de Portugal com a camisa alviverde. Ele marcou 172 gols em 457 jogos.

:: Topo da Página ::: Voltar