Canal Futebol ::::: Página Inicial ::::: Política de Privacidade ::::: Usuários Online:

Campeonato Francês - Strasbourg :: Voltar

HISTÓRIA

O Strasbourg foi fundado em 1906 por iniciativa de alguns garotos de Neudorf, um bairro da cidade de Estrasburgo. Acostumadas a jogar com bolas de meia, as crianças contaram com a ajuda de um professor de educação física para a compra da primeira bola de couro. Com o equipamento necessário, formaram o Fussball Club Neudorf.

A escolha do nome se deve à posição geográfica que a cidade tinha na época. A região de Alsace, onde se encontra Estrasburgo, pertencia ao território alemão até o fim da Primeira Guerra Mundial, quando foi recuperada pelos franceses.

A prática do esporte nos primeiros anos foi bem precária. A equipe só entrou em campo para amistosos e mal tinha local para mandar seus jogos. Após a Primeira Guerra, os dirigentes da agremiação decidiram pela mudança de nome para Racing Club Strasbourg Neudorf, excluindo o Neudorf logo no começo da década de 1920.

À época, as condições do clube eram tão precárias que ele sequer participava da Copa da França, principal torneio disputado no país até então. As coisas começaram a mudar com a chegada do profissionalismo, no início dos anos 1930.

Logo nos primeiros anos, a agremiação se adaptou às condições e entrou na disputa da primeira divisão do recém-criado Campeonato Francês. Sua estréia causou supresa.

Sem nenhum grande resultado expressivo que lhe qualificasse para uma disputa com os melhores do país, o Strasbourg mostrou sua força e terminou a temporada 1934/35 na segunda colocação, um ponto atrás do campeão Sochaux.

Era o começo promissor, que se confirmaria nos anos seguintes, com o time sempre próximo das primeiras colocações. Além disso, o Strasbourg também conseguiu alguns resultados importantes na Copa da França.

Foi à sua primeira final em 1936/37, quando terminou derrotado pelo Sochaux por 2 a 1. Até que veio a Segunda Guerra Mundial, que paralisou o futebol francês até metade da década de 1940.

Contudo, no reinício, o clube esteve novamente na decisão da Copa da França em 1946/47, perdendo o confronto para o Lille nesta oportunidade. O sonhado título do torneio viria somente em 1950/51, com um triunfo por 3 a 0 sobre o Valenciennes.

Toda a glória, porém, iria por água abaixo na temporada seguinte, quando o clube decepcionou na disputa do Campeonato Francês (terminou como lanterna) e foi rebaixado pela primeira vez em sua história.

O que se seguiu foi uma seqüência de acessos e descensos. O Strasbourg não conseguia se firmar na primeira divisão e só foi melhorar sua condição na segunda metade da década de 1960. Foi nessa época que a equipe começou a participar da Copa de Feiras Internacionais (que deu origem à Copa da Uefa), e voltou a triunfar na Copa da França. A conquista veio em 1965/66, quando o time superou o Nantes na decisão por 1 a 0.

No entanto, até o começo da década de 1980, o drama da agremiação era sempre o mesmo, alternando de divisão com freqüência, e nunca próxima das primeiras colocações. Isso só mudou em 1978/77.

Ao fim do Campeonato Francês daquele ano, o Strasbourg sagrou-se campeão nacional pela primeira vez, terminando o certame com dois pontos de vantagem sobre o vice Nantes.

A fase, no entanto, não duraria muito. Logo na metade da década de 1980, a equipe voltou a decepcionar em campo e terminou rebaixada na temporada 1984/85. Daí em diante, o Strasbourg nunca mais recuperaria seu prestígio.

Sempre alternando entre a primeira e a segunda divisão, o clube até encontrou alguma estabilidade no início da década de 1990. A fase, porém, durou pouco, e o Strasbourg voltou à segunda divisão em várias oportunidades.

O último momento de glória veio no início do século XXI. Com o paraguaio José Luis Chilavert na meta, o clube venceu pela terceira vez em sua história a Copa da França, em emocionante disputa de pênaltis diante do Amiens.

O clube não foi bem na temporada 2007/2008 e acabou sendo rebaixado. Em 2008/2009 o Strasbourg disputará a segunda divisão do Campeonato Francês.


GRANDES ÍDOLOS

O primeiro grande momento da história do Strasbourg veio nos anos 1930, em seu estréia no Campeonato Francês profissional. Logo em seu primeiro ano na primeira divisão, em 1934/35, o time foi vice-campeão, atrás apenas do campeão Sochaux.

O grande ícone daquela geração foi o alemão Oskar Rohr. Um dos atacantes alemães mais talentosos de todos os tempos, começou a carreira com imenso sucesso no Bayern de Munique e na seleção alemã, mas foi seduzido pela proposta de profissionalização do Strasbourg e chegou à França em 1934.

Ficou na agremiação até 1939, participando da campanha do vice-campeonato. O atleta ganhou destaque pelo elevado número de gols marcados com a camisa da equipe.

Nessa época, o outro grande ídolo do clube foi o também atacante Lucien Laurent. Famoso por ter marcado o primeiro gol em Copas do Mundo em todos os tempos, ele defendeu a seleção francesa durante oito anos, e o Strasbourg de 1937 a 1939. Quando o futebol foi paralisado pela Segunda Guerra Mundial, deixou o time.

Posteriormente, na década de 1950, a equipe voltaria a entrar em crise depois de um rebaixamento à segunda divisão, e o inferno só terminaria na década de 1960, quando se estabeleceu novamente entre os melhores. Antes disso, porém, passou por apuros.

Nessa época, quem dava as cartas era o austríaco Ernst Stojaspal. Terceiro colocado do Mundial de 1954 pela seleção de seu país, ele defendeu o Strasbourg de 1954 a 1957. Destacou-se tanto que foi contratado pelo Monaco, onde ampliou o auge de sua carreira.

As grandes glórias do clube estavam reservadas para o fim da década de 1970, quando o Strasbourg seria campeão nacional pela primeira e única vez em sua história. Naquele momento, viu alguns personagens ilustres com sua camisa.

Curiosamente, passaram pela agremiação três dos grandes treinadores do futebol atual. Raymond Domenech, hoje na seleção francesa, Carlos Bianchi, atualmente sem emprego, e Arsene Wenger, do Arsenal.

Apesar de os três não terem durado muito no clube, participaram da grande taça da história do Strasbourg. Em 1978/79, o clube surpreendeu a todos e terminou o ano com dois pontos de vantagem sobre o vice Nantes, conquistando o Campeonato Francês.

Os grandes artífices daquele título foram Dominique Dropsy e Jacky Dugueperoux. O primeiro foi um dos maiores goleiros da história da França. Reserva, defendeu a seleção no Mundial de 1978, na Argentina. Já Dugueperoux foi o principal atacante daquela conquista.

Só que aquela geração não duraria muito. Logo seria vendida e o Strasbourg voltaria às campanhas medianas e à segunda divisão. Em uma dessas temporadas, o clube conseguiu sua última glória. Com uma equipe que tinha o goleiro paraguaio José Luis Chilavert como principal estrela, a agremiação voltou à final da Copa da França no ano em que foi rebaixada novamente.

Lanterna do Campeonato Francês, o Strasbourg conseguiu o título nas cobranças de pênaltis depois de um empate sem gols com o Amiens. Chilavert foi o grande herói do título, e o último grande ídolo do clube.


ARTILHEIROS

O maior artilheiro da história do Strasbourg é o alemão Oskar Rohr, que defendeu o clube de 1934 a 1939. Neste período, balançou as redes adversárias em 117 oportunidades.

:: Topo da Página ::: Voltar