Canal Futebol ::::: Página Inicial ::::: Política de Privacidade ::::: Usuários Online:

Campeonato Inglês - Tottenham :: Voltar

HISTÓRIA

O surgimento do Tottenham foi uma idéia dos garotos da escola Hotspur Cricket Club, de Londres. Isso aconteceu em 1882, quando o time nasceu e ganhou o nome de Hotspur FC.

As primeiras diretrizes importantes da história da agremiação, porém, foram tomadas na temporada seguinte. A cor azul clara foi adotada como a oficial, e a equipe passou a atuar no campo conhecido como Tottenham. Com isso, a diretoria uniu o nome oficial com o nome do local. Foi aí que surgiu o Tottenham Hotspur Football and Athletic Club, em 1884.

Nos gramados, o clube foi criando uma rivalidade que até hoje é vista como uma das maiores em toda a Inglaterra. Em 1887, enfrentou pela primeira vez o Arsenal, time que tinha sede próxima do Tottenham. No primeiro confronto, os Spurs (apelido do Tottenham) venciam por 2 a 1 quando a partida foi interrompida por falta de iluminação.

Em 1895, o clube adotou o profissionalismo e foi disputar o recém-criado Campeonato Inglês. Quatro anos depois, mais um passo importante em termos de estrutura foi dado. O Tottenham inaugurou o estádio Gilpin Park, que hoje é conhecido como White Hart Lane.

Tudo isso colaborou para que a equipe conseguisse seu primeiro grande resultado dentro de campo. Mesmo sem estar na primeira divisão do Campeonato Inglês, o Tottenham venceu a Copa da Inglaterra de 1901.

A glória, porém, não garantiu a participação do clube na divisão de elite do futebol local. Isso só veio a acontecer no fim da década, mais precisamente em 1908/09. Foram, então, seis anos consecutivos entre os melhores, até que, em 1914/15, caiu novamente para a divisão de acesso.

A paralisação devido à Primeira Guerra Mundial deixou o Tottenham cinco anos longe da elite. A volta só aconteceu no ano 1919/20. Na temporada seguinte, mais um título na Copa da Inglaterra. Com uma vitória por 1 a 0 sobre o Wolverhampton , o time conquistou seu segundo troféu na competição.

Até o fim dos anos 1920, no entanto, o Tottenham mais uma vez se alternaria nas divisões. Depois de queda em 1927/28, voltou em 1932/33, para cair novamente em 1934/35. Seria, então, o início de um dos períodos mais complicados da história da agremiação, que só voltaria a jogar entre os melhores em 1949/50.

O recomeço na elite seria surpreendente. Logo no primeiro ano, em 1950/51, o Tottenham venceu o Campeonato Inglês pela primeira vez, superando o poderoso Manchester United com quatro pontos de vantagem.

Mas a década de 1950 seria apenas uma preparação para o que aconteceria no começo dos anos 1960. Nesse período, o único grande feito foi individual. Bobby Smith balançou as redes adversárias em 36 oportunidades e foi o artilheiro do certame nacional.

Em 1960/61, o time conseguiu a “dobradinha”, ao vencer o Campeonato Inglês e a Copa da Inglaterra. Foi o primeiro time a conseguir o feito no século 20. Antes, apenas o Preston North End e o Aston Villa tinha alcançado essa glória, em 1888/89 e 1896/97, respectivamente.

Em 1962/63, o time conseguiu seu primeiro grande feito internacional. Venceu a Recopa Européia, o segundo título mais importante do continente à época. Foi, inclusive, o primeiro inglês a fazê-lo. No Nacional, Jimmy Greaves foi o artilheiro da temporada com 37 gols e estabeleceu recorde do clube em um só ano.

A era estrelada continuou em 1966/67, quando o Tottenham venceu pela quinta vez na história a Copa da Inglaterra. A seqüência permaneceu nos anos 1970. Logo em 1970/71, o time venceu o Campeonato Inglês em mais uma oportunidade.

No ano seguinte, novo triunfo continental. Foi a Copa da Uefa de 1972/73, em que o Tottenham superou o Wolverhampton na grande decisão. Todos esses títulos, porém, foram interrompidos no fim daquele período. Depois de se desfazer de boa parte de seu plantel vencedor, o clube foi rebaixado na temporada 1977/78. Logo no ano seguinte o time logrou o acesso.

O vexame do fim dos anos 1980 ainda seria apagado em 1980/81. Nesse ano, a equipe conquistou mais um título da Copa da Inglaterra. Na temporada seguinte, a do centenário do clube, o troféu veio novamente, pela sétima oportunidade.

Em 1983, o Tottenham foi pioneiro fora dos gramados. Foi o primeiro clube inglês a colocar ações na bolsa de valores, prática que seria adotada décadas depois por praticamente todos os times europeus.

Logo em 1983/84, o time conseguiu seu segundo título da Copa da Uefa, ao vencer o Anderlecht, da Bélgica, na disputa por pênaltis. Começava, então, a tenebrosa década de 1990, que, se não ficou marcada como ruim, também não foi de todo vencedora. Os únicos títulos foram a Copa da Inglaterra de 1990/91 e a Copa da Liga Inglesa em 1998/99.


GRANDES ÍDOLOS

Os primeiros grandes ídolos da história do Tottenham surgiram na segunda década do século 20, quando o clube, já com torcida, ganhou sua segunda Copa da Inglaterra. Os heróis na época eram Arthur Grimsdell e Jimmy Dimmock.

O primeiro foi o capitão daquela equipe. Ponta-esquerda, defendeu o clube de 1912 a 1929, tendo que defender a Inglaterra na Primeira Guerra Mundial nesse período. Teve, no entanto, o fim de sua carreira marcada por uma tragédia. Em 1927, quebrou uma das pernas em um acidente de caminhão. Chegou a voltar aos gramados, mas não conseguiu se manter em atividade durante muito tempo.

Já Jimmy Dimmock se destacou pelo número de gols marcados. De 1919 a 1931 fez nada menos que 112 gols. Um deles, inclusive, foi o que garantiu a Copa da Inglaterra de 1920/21. Na ocasião, ele tinha apenas 20 anos.

Depois dessa geração, o Tottenham passou por uma fase difícil. Não ganhou títulos entre os anos 1930 e 1950, e suou para sair da segunda divisão. Naquele momento, o único que se salvou foi Willie Hall. Ele se notabilizou principalmente por ter sido capitão da seleção inglesa em várias oportunidades.

Mas vieram os anos 1950 e, com eles, os grandes craques que recolocaram o clube no caminho dos títulos. Chegaram, então, nomes como Terry Medwin, Bill Brown, Ron Henry, Pat Jennings e Bobby Smith. Este último, inclusive, foi o que mais se destacou. De 1955 a 1964, marcou nada menos que 208 gols no período, instalando-se entre os maiores artilheiros da história da agremiação.

Seu maior feito, porém, foi em 1957/58. Naquela temporada, balançou as redes adversárias em 36 oportunidades e tornou-se o primeiro atacante do Tottenham a ser o artilheiro do Campeonato Inglês.

Bobby teria seu parceiro ideal a partir de 1961. Foi nesse ano que o renomado atacante Jimmy Greaves chegou. Ele vinha com o renome de ter sido duas vezes artilheiro do Campeonato Inglês pelo Chelsea. No Tottenham, se firmou como um dos maiores centroavantes de todos os tempos do país.

Foi o maior goleador do certame nacional em quatro oportunidades (1962/63, 1963/64, 1964/65 e 1968/69) e o grande artífice das conquistas do Tottenham em seu tempo. A partir de 1968, quando já não contava mais com Bobby Smith, Greaves ganhou a companhia de Martin Chivers.

Os três formam, até hoje, a trinca de atacantes de maior sucesso da história do clube. Chivers marcou 202 gols em 415 jogos, é o terceiro maior goleador do Tottenham e chegou a capitanear a seleção inglesa.

O English Team, aliás, também é lembrado na galeria de ídolos dos Spurs. Isso porque Martin Peters, herói do título mundial em 1966, defendeu as cores do clube de White Hart Lane de 1970 a 1975, marcando 76 gols em sua passagem.

Todos esses grandes nomes ajudaram o Tottenham a conseguir grandes conquistas, que o colocaram no primeiro escalão dos clubes ingleses. Depois deles, o clube só voltou a ter craques no fim dos anos 1980. Nessa época o Tottenham teve a melhor dupla de atacantes da época.

Gary Lineker e Paul Gascoigne, grandes heróis de todos os tempos do futebol local e destaques da Inglaterra semifinalista da Copa do Mundo de 1990, defenderam o Tottenham juntos de 1988 a 1991. Posteriormente, ambos seguiram seus caminhos em outros clubes europeus.


ARTILHEIROS

O maior artilheiro da história do Tottenham é o atacante Jimmy Greaves. Ele defendeu o clube de 1961 a 1970 e balançou as redes adversárias 220 vezes em 321 partidas.

:: Topo da Página ::: Voltar