Canal Futebol ::::: Página Inicial ::::: Política de Privacidade ::::: Usuários Online:

Libertadores da América - Universidad Católica :: Voltar

HISTÓRIA

No dia 21 de abril de 1937, jovens estudantes da Universidade Católica se reuniram em uma residência em Santiago com o objetivo de criar um clube esportivo. Com a ajuda do reitor da instituição, os estudantes fundaram a Universidade Católica Esporte Clube, que visou o apoio a diversas modalidades. Mais tarde, a associação se chamaria Club Deportivo Universidad Católica (em espanhol).

No início, muitos estudantes ajudavam o clube da melhor forma que podiam. A primeira apresentação do time profissional aconteceu no dia 13 de junho de 1937 pela segunda divisão do futebol chileno. Em 1939, saíram grandes jogadores da história do Universidad Católica do próprio campus da universidade.

Mas não foi só no futebol que o clube investiu. No boxe, por exemplo, a Universidad Católica revelou grandes campeões nacionais, que até hoje são lembrados como grandes ídolos do país. Um desses campeões, Jimmy Ramussen, mais tarde se tornaria presidente do clube.

O primeiro estádio da Universidad Católica foi o Independência, inaugurado no dia 14 de outubro de 1945. Alguns anos mais tarde, o clube investiu em um terreno em Santa Rosa, que mais tarde seria chamado de Sports Complex Santa rosa de Las Condes. Em 1971, a instituição de ensino passou por dificuldades financeiras e acabou perdendo se estádio.

Em 1972, alguns dirigentes apresentaram um esboço de um novo estádio a ser aprovado por todos os diretores do clube. O projeto foi aceito e o estádio foi inaugurado no dia 4 de setembro de 1988, com o nome de San Carlos de Apoquindo, que até hoje é a casa da Universidad Católica.

O time de futebol conquistou o primeiro Campeonato Chileno em 1949. Porém, a grande época de ouro da história da Universidad Católica foi na década de 80, onde o clube conquistou seus campeonatos mais importantes, como dois campeonatos chilenos, duas Copas do Chile e uma Liga Pré-Libertadores.

A Universidad Católica venceu o Campeonato chileno por nove vezes, sendo o último em 2005. O clube teve sua melhor participação na história da Libertadores da América em 1993, sendo vice-campeão. Outro título internacional conquistado pelo time foi a Copa Interamericana em 1994, derrotando o Deportivo Saprissa, que representava a Concacaf (em espanhol). Hoje, A Universidad Católica é a segunda força do futebol chileno, ficando atrás apenas de seu grande rival, o Universidad do Chile.


GRANDES ÍDOLOS

A Universidad Católica (em espanhol) é um dos clubes mais respeitados e de maior torcida no Chile. Nessa equipe surgiram muitos nomes para o futebol do país. Por isso, a agremiação possui uma grande quantidade de ídolos em sua história.

Fora dos gramados, o nome de maior destaque é o de Manuel Pellegrini. Curiosamente, o técnico foi um grande ídolo do maior rival da Universidad Católica, a Universidad de Chile, sendo um dos que mais vezes vestiu a camisa da “La U”.

Dois anos depois que encerrou a carreira de jogador profissional, Pellegrini começou a treinar equipes. Seu primeiro clube como técnico foi a própria Universidad de Chile. Como treinador da “La U”, ele venceu a Recopa Sul-Americana de 1994 e a Copa do Chile de 1995. Depois de sair dos Azuis, o comandante foi para o Palestino e, antes de vencer o Campeonato Equatoriano em 1999 pela LDU, ele ainda treinou a seleção sub-20 do Chile, o O’Higgins, da Argentina e antes de ir para Universidad Católica, onde venceu a Copa Sul-Americana de 1994 e a Copa do Chile de 1995.

Pellegrini foi para o Villarreal em 2004, depois de passar pelo San Lorenzo, onde ganhou o torneio Clausura e a Copa Mercosul de 2001, e pelo River Plate, vencendo novamente o Clausura, em 2003.

Dentro dos gramados, o primeiro nome é o de Patrício Toledo. De todos os goleiros que já passaram pela “UC”, ele foi o único que já foi lembrado entre os melhores do mundo.

Em sua carreira foi eleito três vezes o melhor goleiro do Chile e, em 1991, foi escolhido o sétimo melhor do mundo. Além disso, Pato, como é conhecido, ajudou os Cruzados a conquistar os títulos nacionais de 1984 e 1987.

Dos últimos tempos, o maior ídolo da Univesidad Católica é Christian Alvarez. O atleta é formado nas categorias do próprio clube. Alvarez surgiu como um bom atacante, mas aos poucos foi recuando e se consagrou como um ótimo lateral-direito.

Sua habilidade o levou a ser titular absoluto da UC nos anos em que a defendeu. Participou também da seleção chilena, que ficou em terceiro lugar nas Olimpíadas de Sidney em 2000.

Além disso, ele também foi campeão nacional em 2002 e participou da seleção chilena que disputou, sem sucesso, as eliminatórias para a Copa da Alemanha de 2006.

:: Topo da Página ::: Voltar