Canal Futebol ::::: Página Inicial ::::: Política de Privacidade ::::: Usuários Online:

Campeonato Espanhol - Valladolid :: Voltar

HISTÓRIA

O Real Valladolid é um clube da cidade de Valladolid que surgiu em junho de 1928 depois da fusão de outras duas equipes: a Real Uniõn Deportiva e o Club Deportivo Español.

Como originou-se logo no início da profissionalização do futebol espanhol, o clube sequer foi cogitado para integrar a divisão principal do Campeonato Espanhol, em 1929. O primeiro acesso à elite aconteceu apenas em 1947/48.

E não foi uma ascensão simples. Logo no primeiro ano entre os melhores do país, o Valladolid conseguiu ficar com o vice-campeonato da Copa da Espanha, perdendo a final para o basco Athletic Bilbao.

Após esse momento de auge, o Valladolid teve uma seqüência de desempenhos medianos e se manteve na primeira divisão por dez anos consecutivos. Isso porque, em 1957/58, o time decepcionou, ficou na 15ª posição e foi rebaixado para a divisão de acesso.

A ausência não durou muito, e logo na temporada seguinte o Valladolid ascendeu novamente à elite. No início da década de 1960, depois de alternância breve de divisões, o Real Valladolid conseguiu, em 1962/63, o então inédito quarto lugar no Campeonato Espanhol.

Posteriormente, porém, a torcida se decepcionaria. Após o quarto lugar na competição nacional, o clube conseguiu o 16º lugar. Seria o começo, então, de um momento complicado na história do Valladolid.

A agremiação ficaria de 1963/64 a 1980/81 sem participar da primeira divisão do Campeonato Espanhol. Nesse reinício, inaugurou o novo estádio “José Zorrilla”, que marcaria a fase moderna do time.

Já com o novo palco, o clube alcançaria seu único título de expressão. Em 1983/84, o time venceu a Copa da Espanha depois de uma final disputada com o Atlético de Madrid. Com isso, o time foi, pela primeira vez, à Copa da UEFA.

Esse seria o ápice da história do clube. Isso porque, da década de 1990 em diante, o Valladolid emendaria uma seqüência de campanhas medianas, que o fizeram cair em algumas oportunidades, mas nunca o deixaram perto das primeiras colocações.


GRANDES ÍDOLOS

O primeiro grande momento da história do Real Valladolid foi no fim dos anos 1940, quando o clube ascendeu à primeira divisão do Campeonato Espanhol e conseguiu chegar à final da Copa da Espanha.

O herói do clube nessa época era o atacante Vaquero, que em duas temporadas na primeira divisão marcou 22 gols. Pouco depois de sua saída, que aconteceu em 1950/51, o Valladolid encontrou guarida em outro atacante talentoso.

Coque, que já estava no time desde o fim dos anos 1940, chamou a atenção em 1950/51, ao balançar as redes adversárias em 19 oportunidades. Além disso, também foi o primeiro jogador do Valladolid a ser convocado para a seleção espanhola.

Depois disso, no começo dos anos 1960, o time conseguiu sua melhor classificação no Campeonato Espanhol com uma dupla de ataque que fez a diferença. Juntos, em 1962/63, Morollon e Rodilla conseguiram anotar 36 gols, e colocaram o Valladolid entre os principais do país naquele ano.

Já nos anos 1980, quando o time conseguiu o título da Copa da Espanha, o destaque era sul-americano. Na temporada 1983/84, o uruguaio Etcheberrito da Silva marcou 17 gols em 30 jogos, e obteve tanta notoriedade que em seguida conseguiria uma transferência para o Atlético de Madrid.

No fim da década, quem chamou a atenção foi o meia Jankovic. O sérvio atuou pelo clube em duas temporadas mas participou da campanha que fez o Valladolid terminar a temporada de 1989/90 no quinto lugar.

Já nos anos 1990, quem participou com destaque dos melhores momentos do clube foi o atacante Victor, que depois faria sucesso no Villarreal. Em 1996/97, ele marcou 16 gols e levou a equipe à sétima colocação.

Depois dele viria Alen Peternac. O croata chegou ao clube em 1995 e também ajudaria o time na campanha de 1996/97. Além disso, até hoje é cogitado pelos torcedores para a melhor equipe do Valladolid de todos os tempos.


ARTILHEIROS

O maior artilheiro da história do Real Valladolid é o croata Alen Peternac. O jogador atuou pelo clube de 1995 a 2000 e ficou marcado como um dos maiores atacantes da história da equipe, ao lado de Morellon e Da Silva.

Nestes cinco anos, marcou 53 gols e ajudou sua equipe a conseguir o sétimo lugar na temporada de 1996/97 do Campeonato Espanhol.

:: Topo da Página ::: Voltar