Canal Futebol ::::: Página Inicial ::::: Política de Privacidade ::::: Usuários Online:

Campeonato Baiano - Vitória da Conquista :: Voltar

HISTÓRIA

Uma história recente e já com glórias. Essa é a marca do Esporte Clube Primeiro Passo Vitória da Conquista, o Alviverde do Sertão. Fundado em janeiro de 2005, o clube baiano surgiu alguns anos antes de uma iniciativa do ex-jogador Ederlane Amorin. Em 2001, o ex-atleta decidiu colocar o futebol conquistense novamente no cenário regional.

O trabalho iniciado em 2001 teve como objetivo uma inclusão social preparando jovens para o futebol profissional. A proposta foi expandida pelo estado e o Projeto Primeiro Passo começou a ter uma boa participação nos campeonatos disputados. Isso culminou no surgimento do clube.

O time tem sede na terceira maior cidade da Bahia, Vitória da Conquista, e seu estádio, o Lomanto Júnior, tem capacidade para um público de 15.000 espectadores.

Quando fundou o clube, Ederlane Amorin quis apagar todas as idéias amadoras que foram praticadas anteriormente por times que não obtiveram sucesso na cidade, como o Serrano Sport Clube e o Conquista Futebol Clube.

No campo esportivo, a equipe conseguiu êxito já em seu segundo ano de existência como clube profissional. Em 2006, o time conseguiu sua maior glória, que foi o título da segunda divisão do Campeonato Baiano de maneira invicta.

Uma campanha perfeita ao longo de toda competição. Na primeira fase, três vitórias e três empates credenciaram o time para a segunda parte do campeonato, como líder do grupo 2. Na etapa seguinte, a equipe fez uma campanha marcante novamente. Quatro vitórias e dois empates colocaram o Vitória da Conquista na grande decisão contra o Jacuipense.

Na final, o Alviverde do Sertão conseguiu dois empates, que o deu o título do Campeonato Baiano Profissional da segunda divisão de 2006 e o direito de disputar a primeira divisão em 2007.

Na elite da Bahia, o Vitória da Conquista teve uma campanha mediana. Não passou da primeira fase, mas conseguiu se manter na primeira divisão, terminando na oitava posição.


GRANDES ÍDOLOS

Sem dúvida, o principal ídolo do clube e também o maior artilheiro de sua história é Rafael Menezes. O goleador, até o início de 2008, possuía dez gols pelo clube e tem como feito também o de ser o primeiro jogador a fazer um gol pelo time conquistense. Parte dos tentos feitos aconteceu na maior conquista do clube, a segunda divisão do Campeonato Baiano, quando marcou cinco gols.

Fazendo a mesma quantidade de tentos na competição aparece o atacante Danilo. O jogador foi o responsável direto pelo título, pois fez o gol que deu a conquista para o Alviverde do Sertão na final contra o Jacuipense. Em 2008 o atleta foi para o Guaratinguetá-SP.

Outros heróis da conquista continuaram no clube até 2008. Um deles é o zagueiro Sílvio. Com passagens pelo Paraná e pelo Marília, o atleta foi responsável por organizar o sistema defensivo na segunda divisão do Campeonato Baiano.

No mesmo setor da equipe, temos o jovem Júnior. O atleta possui apenas 19 anos e também esteve na conquista do primeiro título da história do Alviverde do Sertão, quando possuía 18 anos.

Na mesma conquista, a dupla de volantes Éder e Bode estiveram presentes e ainda atuam pelo clube conquistense. Assim como o lateral-esquerdo Claudemir, que subiu com a equipe em 2006 e em 2007 foi as redes duas vezes, na elite do futebol da Bahia.

:: Topo da Página ::: Voltar