Canal Futebol ::::: Página Inicial ::::: Política de Privacidade ::::: Usuários Online:

Campeonato Alemão - Werder Bremen :: Voltar

HISTÓRIA

Em 1898, alguns estudantes da cidade de Bremen, na Alemanha, ganharam um campeonato esportivo e tiveram como prêmio alguns artigos de variados esportes. Um deles foi uma bola de futebol, coisa rara naquele tempo em que a atividade mais popular do mundo ainda engatinhava. Os jovens ficaram surpresos em constatar que o jogo era emocionante, com muita ação e possibilidades. Assim, no dia 4 de fevereiro de 1899, fundaram o Football Club Werder Bremen. O nome foi escolhido em homenagem ao primeiro lugar em que os fundadores jogaram juntos, à beira de um rio. A palavra “werder” significa ilha fluvial.

A Primeira Guerra Mundial criou muitos problemas para a Alemanha e causou a extinção de vários clubes, mas o Werder Bremen perseverou e continuou existindo. Apesar disso, não foi tarefa fácil. Devido a dívidas contraídas na construção de seu estádio e a morte da maioria dos seus membros fundadores na guerra, a equipe só se manteve de pé devido à iniciativa de Hans Jarburg, que foi o técnico do clube depois do fim do conflito e conseguiu fazer com que o time seguisse no caminho das vitórias.

Assim que terminou a guerra, os sócios do Werder Bremen agiram com força para reestruturar o clube. De uma agremiação futebolística, passou a ser poliesportiva. Em 1920, mudou de nome para Sport Club Werder Bremen. A equipe seguiu conquistando vitórias nos torneios regionais que eram disputados na época e se tornou uma das maiores da Alemanha.

Durante o domínio de Hitler e a Segunda Guerra Mundial, o time prosperou. Com o fim desta era, o clube esteve, mais uma vez, próximo da extinção, já que o novo governo alemão proibiu a reestruturação de agremiações que tivessem funcionado durante o período nazista. Mas isso não durou muito e em dezembro de 1945 se recuperou.

Em 1961, o Werder Bremen derrotou o Kaiserslautern por 2 a 0 e se sagrou campeão nacional pela primeira vez, conquistando a Copa da Alemanha. Em 1964/1965, a equipe conseguiu vencer a Bundesliga (Campeonato Alemão), que havia sido estabelecida na temporada anterior. Depois disso, começou uma decadência que teria seu momento mais marcante em 1979/1980, quando o Werder Bremen foi rebaixado para a segunda divisão.

Não demorou muito para a equipe retornar à elite. Na temporada de 1982/1983, o Werder Bremen já estava de volta à primeira divisão nacional e terminou vice-campeão da Bundesliga. Depois de uma boa seqüência na década de 1980, inclusive sendo campeão alemão em 1987/1988, a maior glória veio no início dos anos 1990. Em 1992, a equipe derrotou o Mônaco na final da Liga dos Campeões e conquistou a taça européia.

Em 1992/1993, veio mais um título da liga nacional. Depois disso, mais um período com resultados não mais do que medianos. A próxima conquista só viria em 1999, quando o Werder Bremen ganhou a Copa da Alemanha mais uma vez. Na temporada 2003/2004, a equipe venceu novamente o Campeonato Alemão.


GRANDES ÍDOLOS

O atacante Rudi Völler foi um dos maiores craques a vestir a camisa do Werder Bremen. Ele atuou no clube entre 1982 e 1987, participando da recuperação da equipe depois da queda para a segunda divisão.

O centroavante, campeão da Copa do Mundo da Itália de 1990, se tornou um dos jogadores preferidos da torcida do time alemão, embora não tenha conquistado títulos pela equipe.

O meia Dieter Eilts também tem destaque na história do Werder Bremen. Ele jogou 390 jogos com a camisa do clube na primeira divisão nacional. Foi campeão duas vezes do Campeonato Alemão, três vezes da Copa da Alemanha e uma vez da Liga dos Campeões pelo time. O atleta só jogou pelo Werder Bremen em toda a sua carreira profissional.

Com 479 atuações pelo Werder Bremen, Dieter Burdenski é o atleta a mais vezes ter entrado em campo com a camisa verde e branca. Ele foi goleiro da equipe entre 1972 e 1988. Portanto, viveu dramas como o rebaixamento de 1979/1980 e grande conquistas como o título alemão de 1987/1988.

Horst-Dieter Höttges é um dos grandes nomes da história da equipe. Ele chegou à equipe em 1964 e só saiu em 1978. Apesar de ter conquistado o Campeonato Alemão logo ao chegar no clube, em 1964, o zagueiro não viveu uma das épocas mais gloriosas do Werder Bremen.

Apesar disso, permaneceu fiel ao seu time até o fim de sua carreira e jogou 420 partidas com a camisa verde e branca. Por sua dedicação, foi homenageado pela agremiação com o título de capitão honorário.


ARTILHEIROS

O jogador que mais vezes marcou contra os adversários do Werder Bremen pela primeira divisão nacional foi o meia Marco Bode, que foi vice-campeão da Copa do Mundo de 2002 pela seleção alemã. Em 379 jogos, ele fez 101 gols. Pelo clube, os títulos mais importantes que o atleta ganhou foram a Bundesliga de 1992/1993 e a Liga dos Campeões de 1991/1992.

:: Topo da Página ::: Voltar