Canal Futebol ::::: Página Inicial ::::: Política de Privacidade ::::: Usuários Online:

Campeonato Inglês - West Bromwich Albion :: Voltar

HISTÓRIA

O West Bromwich Albion (conhecido como Albion, The Baggies, The Throstles e West Brom) foi fundado em 1878 com o nome de West Bromwich Strollers por um grupo de trabalhadores da Salter's Spring Works, fábrica localizada na região oeste da Inglaterra. Dois anos depois, em 1880, o clube mudou o nome de Strollers para Albion.

Em 1888, o West Brom fundou a Football League com outros 11 clubes ingleses. No jogo de estréia da liga, derrotou o Stoke City por 2 a 0. No mesmo ano,os Baggies venceram pela primeira vez a tradicional FA Cup, ao derrotar o Preston North End por 2 a 1 na final. Em 1892, o Albion voltou a vencer a Copa da Inglaterra, desta vez ao derrotar o Aston Villa por 3 a 0 na decisão.

Nos primeiros 22 anos de sua história, o West Bromwich chegou a usar cinco campos diferentes. Em 1900, porém, com a inauguração do The Hawthorns, o clube finalmente passou a ter uma casa para mandar seus duelos. Até hoje o estádio, que tem capacidade para 28 mil torcedores, é utilizado nos jogos do Albion.

Em 1901, o clube foi rebaixado para a segunda divisão pela primeira vez. Mesmo subindo na temporada seguinte, não conseguiu se manter na elite do futebol inglês e passou anos entre a primeira e a segunda divisão da Inglaterra. Na temporada 1919-20, porém, com um time liderado por Fred Morris, o West Brom conquistou o seu primeiro – e até agora único – título da Football League. Morris foi o artilheiro do torneio, com 37 gols.

Uma das melhores temporadas da história do Albion foi em 1953-54. Com um futebol bastante ofensivo, a equipe, que chegou a ser considerada o “Time do Século ” por jornais ingleses, venceu o Preston North End por 3 a 2 na final da FA Cup e foi vice-campeão da Football League, perdendo o título para um dos mais tradicionais rivais dos Baggies, o Wolverhampton Wanderers.

Em 1964, o maior ídolo da história do West Brom chegou ao clube: o atacante Jeff Astle, que tinha apenas 22 anos quando trocou o Notts County pelo Albion. Astle vestiu por 315 vezes a camisa dos Baggies, marcando 151 gols e conquistando uma FA Cup e uma Cop a da Liga ao longo de dez temporadas.

Após a saida de Astle, o Albion voltou a ganhar destaque no futebol inglês com a chegada do técnico Ron Atkinson, em 1978. Desconhecido ao chegar ao clube, Atkinson logo chamou a atenção ao contratar Brendon Batson que, junto com Laurie Cunningham e Cyrille Regis, fez do West Brom o primeiro time a ter três jogadores negros no elenco. Com o sucesso do trio, o preconceito do futebol inglês com jogadores negros diminuiu consideravelmente.

Com Atkinson no comando, o West Bromwich fez partidas memoráveis. Em 1978, o clube foi ao Old Trafford golear o Manchester United por 5 a 3. Foi a última vez, até hoje, que um time marcou cinco vezes contra os Red Devils jogando em seu estádio.

Na década de 1980, o West Brom enfrentou uma grave crise financeira, que o fez despencar para a terceira divisão no começo da década seguinte.

Após anos tentando se reerguer, o Albion finalmente retornou à elite do futebol inglês em 2002, disputando pela primeira vez a Premier League. No retorno à primeira divisão, porém, o clube venceu apenas seis partidas e foi novamente rebaixado. Desde então o Albion segue trocando da primeira para a segunda divisão do futebol inglês, sem conseguir recuperar o brilho de outras fases da sua história.


GRANDES ÍDOLOS

Fundado em 1878, o West Bromwich Albion teve muitos ídolos ao longo dos 130 anos de sua história. Mesmo que por muito tempo o clube tenha ficado entre a primeira e a segunda divisão da Inglaterra, muitos jogadores que defenderam as cores do clube são lembrados pela torcida do Albion.

O primeiro grande ídolo do West Brom foi o ponta-direita Bully Bassett. O jogador, inglês de West Bromwich, defendeu o clube por 13 temporadas, em um total de 311 jogos e 77 gols. Além do Albion, Bassett vestiu a camisa da seleção inglesa em 16 oportunidades entre 1888 e 1896, marcando sete gols.

O lateral-esquerdo Jesse Pennington jogou pelo Albion por 495 jogos ao longo de 19 anos. Pennington, que também nasceu em West Bromwich, era o capitão do West Brom na principal conquista da história do clube - o título da primeira divisão da temporada 1919-20.

O trio Ray Barlow, Ronnie Allen e Dow Howe participou de um dos melhores times da história do Albion. Na temporada 1953-54, o clube conquistou a FA Cup e foi vice-campeão da primeira divisão, graças a grandes atuações dos três jogadores. Do trio, o mais lembrado pela torcida é Allen, que defendeu as cores do clube por 11 anos, marcando 234 gols em 451 partidas.

Chamado de “Bomber”, Tony Brown é o maior artilheiro da história do West Bromwich. Entre 1963 e 1981, Brown marcou 279 gols com a camisa do Albion. Além disso, ele é o atleta que mais vezes jogou pelo clube, com 720 partidas ao longo dos 18 anos que permaneceu em Hawthrons.

O maior ídolo da história do Albion é o atacante Jeff Astle. Conhecido entre os torcedores do West Brom como “The King”, Astle chegou do Notts County em 1964 com apenas 22 anos. Ao longo dos dez anos que jogou no clube, Astle marcou 174 gols em 361 jogos.

O mais memorável marcado por ele foi o da decisão da FA Cup de 1968. Na partida, contra o Everton, Astle balançou as redes aos 48min do segundo tempo, marcando assim o único gol da partida que deu o título aos Baggies.

O zagueiro John Wile foi um dos principais jogadores da era Ron Atkinson. Entre o final da década de 1970 e o começo da seguinte, Wile foi o capitão do time que alcançou duas semifinais de FA Cup e um terceiro lugar da primeira divisão. Ao longo de 12 anos em Hawthrons, Wile jogou 619 partidas e marcou 29 gols.

O maior ídolo da história recente do Albion é Russel Hoult. O goleiro, que chegou ao clube em 2001, após se transferir do Portsmouth, teve participação fundamental no acesso à Premier League na temporada 2001-02.

Naquele ano, Hoult passou um total de 27 partidas sem sofrer gols, de 38 disputadas pelo time na segunda divisão. Uma lesão em 2005, porém, fez ele ser substituido por Chris Kirkland. Em 2007, o goleiro, que estava fora dos planos do Albion, assinou com o Stoke City e deixou Hawthrons após 213 partidas em seis anos.


ARTILHEIROS

O maior artilheiro da história do West Bromwich é o atacante inglês Tony Brown. O jogador também é um dos maiores ídolos da agremiação. Ao todo, ele marcou 279 gols, sendo 218 na Liga Inglesa, entre os anos de 1963 a 1981. Além disso, Brown também é o recordista de jogos com a camisa do clube com 720 partidas – 706 como titular e 14 entrando no decorrer da partida.

:: Topo da Página ::: Voltar