Canal Futebol ::::: Página Inicial ::::: Política de Privacidade ::::: Usuários Online:

Copa da UEFA - Zenit :: Voltar

HISTÓRIA

Em 1925, um grupo de operários de Leningrado (hoje, São Petersburgo) criou um clube de futebol cujo nome era uma homenagem ao então ditador da União Soviética, Joseph Stalin.

No entanto, os Stalinets só conseguiram atingir a primeira divisão nacional em 1938. Em 1940, finalmente mudou de nome para Zenit. Quatro anos depois, a primeira glória: a equipe venceu a Copa da União Soviética, que até então era dominada totalmente por times de Moscou.

As décadas seguintes não foram boas para o Zenit, que disputou as competições sem se aproximar dos títulos. A agremiação só voltou aos holofotes no fim dos anos 1970. Em 1978, terminou em terceiro lugar na liga nacional. Em 1984, pela primeira e, até agora, única vez em sua história, o time conseguiu conquistar o Campeonato Soviético.

No ano seguinte, confirmou o bom momento e venceu a Supercopa Soviética, naquela que foi a melhor década da história da agremiação pela sua primeira metade. Entretanto, o fim dos anos 1980 não foi tão bom para o Zenit, que colecionou maus resultados e ficou longe das primeiras colocações nas competições nacionais.

O próximo título só seria conquistado em 1999, quando o clube conseguiu vencer uma Copa da Rússia - a União Soviética foi extinta em 1991, com o fim da Guerra Fria.

Depois disso, continuou colecionando bons resultados e se classificando para as competições européias. Na temporada 2005/2006 o Zenit fez sua melhor campanha na Copa da Uefa, alcançando a fase de quartas-de-final.

Apesar de sua equipe não estar entre as principais forças do país, os torcedores do Zenit são tidos como os mais fanáticos da Rússia. Por conta disso e pelo apoio que dá nas partidas do clube, a diretoria aposentou a camisa 12 em homenagem aos seus aficionados.


GRANDES ÍDOLOS

Por ter conquistado poucos títulos em sua história, o Zenit não tem muitos ídolos ao longo de sua trajetória. Os torcedores costumam exaltar até hoje dois atletas que tiveram grande passagem defendendo a agremiação.

O principal e mais idolatrado é Lev Burchalkin, que é o principal jogador da história do Zenit, sendo quem mais vezes vestiu a camisa do clube e quem marcou mais gols pelo time. Em 400 partidas, o atleta anotou 78 gols.

Outro jogador que é lembrado com carinho na história do Zenit é Anatoliy Korotkov. O atacante é o recordista em gols marcados em apenas uma edição do Campeonato Nacional pela equipe. Na edição de 1950 o avante fez 22 gols na liga.


ARTILHEIROS

Lev Burchalkin marcou 78 gols em 400 partidas pelo Zenit. Ele é o recordista de gols e também de atuações com a camisa do clube.

:: Topo da Página ::: Voltar