Canal Futebol ::::: Página Inicial ::::: Política de Privacidade ::::: Usuários Online:

Campeonato Gaúcho - 15 de Novembro :: Voltar

HISTÓRIA

Fundado no dia 15 de novembro de 1911, por dois operários de uma fábrica de calçados da região de Campo Bom, no Rio Grande do Sul, o 15 de Novembro nasceu como Esporte Clube 15 de Novembro. Seis anos mais tarde, o clube se juntou a duas outras entidades (Sociedade Alemã de Tiro e Sociedade de Canto) e assim foi fundada a Sociedade Concórdia.

Em 1943, os diretores da Sociedade Concórdia decidiram acabar com o departamento de futebol do clube, mantendo apenas outras áreas sociais. A partir daí, o futebol tornou-se independente e voltou a se chamar Esporte Clube 15 de Novembro.

Na década de 60, o 15 de Novembro iniciou uma era vencedora nas categorias amadoras do Rio Grande do Sul, vencendo diversos torneios e aumentando o seu prestígio no estado.

Em 1975, o clube finalmente passou a ser conhecido apenas como Clube 15 de Novembro, nome que carrega até hoje.

19 anos mais tarde, em 1994, o clube se profissionalizou e passou a disputar a Segunda Divisão do Campeonato Gaúcho. A primeira participação na divisão de elite do Gaúcho aconteceu em 1999, quando a equipe se sagrou vice-campeã da Copa Abílio dos Reis e se juntou a Grêmio, Internacional, Juventude e outras entidades para disputar a Primeira Divisão.

Mas a primeira campanha histórica do 15 de Novembro, em Campeonatos Gaúchos, aconteceu somente em 2002. O clube chegou à final contra o Internacional, mas foi derrotado na decisão e terminou com o vice-campeonato. O feito se repetiu no ano seguinte, em 2003, perdendo mais uma final para o Internacional.

A ascensão do Clube 15 de Novembro não parou, e em 2004 o clube terminou a Copa do Brasil na terceira colocação, sendo eliminado pelo Santo André nas semifinais. Na grande decisão, a equipe paulista venceu o Flamengo, no Maracanã, e conquistou o torneio nacional.

Em 2005, mais um vice-campeonato Gaúcho para a história do 15 de Novembro. Novamente o Internacional estava no caminho e conquistou o terceiro título estadual em cima do clube de Campo Bom.

Para coroar o crescimento do clube, um título em 2006. A Copa Emídio Perondi foi conquistada após uma final disputada com o Ulbra. No primeiro jogo, em Canoas, por 3 a 1. Já no jogo de volta, em Campo Bom, novo triunfo, mas desta vez por 3 a 0.

Infelizmente o 15 de Novembro não foi bem no Campeonato Gaúcho de 2008 e, ao lado do Garany, foi rebaixado e disputará a segunda divisão do evento em 2009.


GRANDES ÍDOLOS

Na recente ascensão do 15 de Novembro, alguns atletas ajudaram no crescimento do clube desde a sua profissionalização e colaboraram com as ótimas campanhas do time em Campeonatos Estaduais. O atacante Dauri, com passagens por diversos grandes clubes do país, foi um dos destaques do time no vice-campeonato de 2005.

Na Copa do Brasil de 2004, quando a equipe terminou na terceira posição, o atacante se destacou mais uma vez e anotou oito gols na bela campanha do 15 de Novembro.
Além de Dauri, o volante Perdigão também participou da campanha vitoriosa de 2005.

Além dos dois atletas, o atacante Sandro Sottili foi o grande destaque do Campeonato Gaúcho de 2002, ao marcar 21 gols e ajudar o time a terminar na segunda colocação do Estadual.

Outros jogadores que também tiveram boas passagens pelo clube foram: Luis Fernando Gaúcho, Bilu, Balalo, Elúcio, Geada, Ismar, Raul e Lampinha.

:: Topo da Página ::: Voltar