Canal Futebol ::::: Página Inicial ::::: Política de Privacidade ::::: Usuários Online:

Campeonato Paranaense - Adap :: Voltar

HISTÓRIA

O ADAP Galo Maringá é resultante da junção de dois clubes, o Galo Maringá e a Associação de Desportiva do Atlético do Paraná, mais conhecida como ADAP de Campo Mourão. Em 2006, os clubes quiseram se unir e formar um clube-empresa, pois assim poderiam sonhar mais alto.

O Galo Maringá surgiu primeiro em 7 de outubro de 1961, com o nome de Grêmio Esportivo Maringá. As cores iniciais eram o preto e o branco, que acompanham o clube até hoje. O estádio do time, chamado Willie Davids, foi inaugurado em 1962, sendo o grande símbolo do esporte na cidade.

O Grêmio teve boas participações em campeonatos paranaenses e empolgou a cidade de Maringá. Apesar das boas campanhas, ele conquistou apenas um título Estadual Paranaense, em1977. À época, o clube já era conhecido como “Galo de Ouro”, o que mais tarde influenciaria a escolha do atual nome do clube.

Já a Associação Desportiva Atlética do Paraná surgiu em julho de 1999, pela iniciativa dos irmãos Adilson, Availton e Pedro Batista Prado. Na década de 70 eles iniciaram um projeto para erguer um clube na cidade de Jacarezinho, com o intuito de dar oportunidade a jovens jogadores. Mas devido à necessidade de saírem da cidade, não puderam tocar o projeto. Quando retornaram à cidade, no fim da década de 90, eles fundaram o ADAP.

Em 2002, o clube aceitou uma proposta do prefeito do município Campo Mourão e mudou-se para lá, onde encontraram uma melhor estrutura de trabalho.

A partir desta parceria com a prefeitura, formou-se um clube-empresa, que conseguiu galgar rápido para a elite do futebol paranaense. No seu primeiro ano de sociedade, a equipe participou da Série A-2 do Campeonato Paranaense, tornando-se vice-campeã, conseguindo acesso para a Série A-1 de 2002. O time estreou bem na competição e conseguiu se classificar para a elite das equipes do Paraná.

Em 2006 veio a fusão com o Grêmio Esportivo Maringá, tornando o clube ainda mais forte para a disputas das competições estaduais.

Já atendendo pelo nome de ADAP Galo Maringá, o time conseguiu o incrível feito do vice-campeonato Estadual Paranaense, no ano de 2006. Em 2007, o time também fez boa campanha, mas não se classificou para a fase final do Campeonato do Paraná.

A equipe também participa do Campeonato Brasileiro da Série C, além de já ter disputado a Copa do Brasil.


GRANDES ÍDOLOS

Alguns jogadores marcaram época no Grêmio Esportivo Maringá, como Didi, Nivaldo e Itamar. O antigo clube teve sua fase áurea em 1977, quando conquistou o título paranaense. Depois disso o clube amargou longos anos sem verdadeiros ídolos.

Na nova fase do clube, alguns jogadores se destacaram, como o goleiro Paulo Sérgio, que é apontado por torcedores do ADAP Galo como o melhor goleiro que passou pelo clube. Suas defesas garantiram ao jogador este lugar no coração de seus seguidores.

O volante Rocha tem uma grande identificação com o clube, cidade e torcida. Além de mostrar muita disposição e garra pela equipe, ele reside atualmente em Maringá. Além dele, os passes e articulações do meia ofensivo Edu também trazem saudades à equipe.

O atacante de maior evidência do clube foi Adriano. Ele disputou apenas um Estadual Paranaense, mas seus gols e sua habilidade o fizeram ser transferido para o Internacional de Porto Alegre. No Colorado, o atacante não teve oportunidades de atuar e ficou no banco de reservas.

:: Topo da Página ::: Voltar