Canal Futebol ::::: Página Inicial ::::: Política de Privacidade ::::: Usuários Online:

Campeonato Carioca - Duque de Caxias :: Voltar

HISTÓRIA

Se comparado aos principais clubes de futebol do país, cujas fundações datam do início do século passado, o Duque de Caxias Futebol Clube pode ser considerado um time jovem. Criado em 22 de fevereiro de 1957, no município de Duque de Caxias, localizado na Baixada Fluminense, no Rio de Janeiro, o primeiro nome escolhido para a entidade foi Tamoio Futebol Clube.

Ainda com suas três primeiras cores (branco, azul e vermelho) e com o nome de Tamoio, o time caxiense começou a dar seus primeiros passos no cenário do futebol. Em constantes acessos e descensos, o clube passou a maior parte de sua história disputando a segunda e a terceira divisões do Estadual do Rio.

Porém, em 2005, após uma parceria com a prefeitura da cidade, o clube mudou de nome, passando a se chamar Duque de Caxias Futebol Clube. Em virtude da aliança, a agremiação trocou também a cor vermelha pela laranja, continuando a ser tricolor, mas com uma pequena modificação.

Já em 2006, após vencer uma seletiva de acesso à segunda divisão, o Duque de Caxias ganhou o direito de brigar por uma vaga na elite do futebol carioca. A trajetória para a principal glória de toda a história do clube começava a ser desenhada.

A primeira divisão era o objetivo da entidade. Mas em um campeonato longo, e de nível técnico muito equilibrado, o Tricolor de Caxias teve dificuldades para conquistar a tão sonhada vaga no primeiro escalão do futebol do Rio de Janeiro.

Após não se classificar para a disputa do título, restou ao Duque de Caxias participar de um quadrangular, composto por Floresta, Olaria e Independente, para decidir qual time ficaria com a última vaga para a primeira divisão.

Mas o ano era do time da baixada. Em uma campanha irretocável, o Tricolor terminou de forma invicta a fase final da briga pelo acesso na primeira colocação, vencendo quatro jogos e empatando dois.

Com esta bela campanha, o Duque de Caxias chegou ao momento mais importante de toda sua existência, conquistando o maior sonho de todos os times do interior do Brasil: fazer parte da elite do futebol de seu Estado.


GRANDES ÍDOLOS

Como qualquer outro clube que chega pela primeira vez à divisão de elite do futebol de seu Estado, o elenco responsável pelo feito é venerado pelos torcedores do Duque de Caxias Futebol Clube. Da comissão técnica aos jogadores, todos foram importantes para a conquista do principal objetivo do Tricolor, que sonhava com este momento desde sua criação.

Os goleiros reservas Fernando, Douglas, Joni e Ícaro, tiveram uma grande importância na campanha vitoriosa de 2007. Como todos os outros atletas do elenco, eles estavam sempre a postos para ajudar o titular Adriano que, com suas excelentes defesas, evitou diversos gols dos times adversários.

Nas laterais do campo, os atletas Alan Fernandes, Gérson, Arilson e Guto tiveram a difícil missão de evitar as jogadas de ataque dos oponentes e conseguir boas oportunidades de gol, subindo para atacar pelas pontas. Com uma boa execução de suas responsabilidades, os jogadores ajudaram o Duque de Caxias a conquistar a vaga para primeira divisão do Campeonato Carioca de 2008.

Compondo a zaga estavam os defensores Alessandro, Neguete, Coquinho e Henrique, que fizeram uma verdadeira barreira na grande área, impedindo que o Tricolor levasse muitos gols e tivesse tranqüilidade para buscar as vitórias.

No meio-campo, com a função de conter as investidas do adversário e criar as principais jogadas de ataque estiveram presentes os jogadores Cleber, Silva, Renatinho, Madson (eleito melhor jogador da competição), Marcelo Cardoso, Magrão, André e Renan.

No ataque, responsáveis pelo maior momento do futebol, o gol, estavam os centroavantes Edivaldo, Fabiano, Dudu, Bruno e Ratinho, responsáveis pelos mais de 40 gols marcados pelo Duque de Caxias durante a campanha de 2007.

:: Topo da Página ::: Voltar