Canal Futebol ::::: Página Inicial ::::: Política de Privacidade ::::: Usuários Online:

Campeonato Paranaense - Engenheiro Beltrão :: Voltar

HISTÓRIA

No dia primeiro de janeiro de 2003 foi fundada a Associação Esportiva Recreativa Engenheiro Beltrão, que até então disputava competições amadoras. Um grupo de apaixonados resolveu investir em um clube que pudesse representar a cidade. Houve uma grande estruturação e, no ano seguinte, a equipe formada conseguiu um grande feito, a Taça Paraná de Amadores.

Esta competição é a que mais reúne clubes em todo o Estado do Paraná. Após esta incrível conquista, idealizou-se a possibilidade de vôos mais altos, como o futebol profissional. Tendo isso como meta, a Associação Esportiva Recreativa Engenheiro Beltrão se estruturou e conseguiu uma rápida ascensão em apenas um ano de história.

Em abril de 2004 começava a Série Prata, a segunda divisão do Campeonato Paranaense. Lá eram disputadas duas vagas para a elite e tinha como um dos estreantes o Engenheiro Beltrão, sem nenhuma tradição no profissional, mas contendo na bagagem uma série de títulos amadores.

Em uma ótima campanha, o Engenheiro Beltrão coroou sua curta e brilhante trajetória com o título de campeão da Série Prata do Paranaense. Sob o comando do experiente técnico Itamar Belasalmas, que acumulava passagens por outros clubes de pequeno porte, apostou em peças como o lateral-direito Elvis, o meia Tita e o atacante Tota para bater seus adversários.

A campanha do primeiro título do time como profissional foi de seis vitórias, três empates e apenas uma derrota. Após o último jogo, um empate por 1 a 1 com o Império Toledo foi o suficiente para a pequena cidade de Engenheiro Beltrão festejar muito o título.

Por esta rápida trajetória, o clube ganhou o apelido de Caçula do Interior, mas a equipe já aprontou algumas contra os times grandes quando esteve presente na primeira divisão em 2005 e 2007.

Em 2005, arrancou um empate por 1 a 1 com o Coritiba e, em 2007, goleou o Paraná por 3 a 0 no Estádio João Cavalcante de Menezes, em Engenheiro Beltrão.


GRANDES ÍDOLOS

O técnico Itamar Belasalmas é um importante nome na história do clube, pois conseguiu em apenas alguns meses levar o clube à primeira divisão do Campeonato Paranaense. Ele apostou nas peças certas e possibilitou ao clube este incrível feito em 2004.

Alguns destaques da habilitação da vaga para a elite foram o rápido lateral-direito Elvis, o habilidoso meia Tita e, lá na frente, o goleador Tota. Eles possibilitaram a incrível campanha de seis vitórias, três empates e apenas uma derrota.

O veloz e habilidoso lateral-direito Mohá também é muito querido pelos torcedores. Ele foi um dos personagens da partida ocorrida no dia 24 de janeiro de 2007. Mohá marcou um gol, assim como Safira e Emanuel na histórica partida no estádio João Cavalcanti de Menezes, que terminou com triunfo do Engenheiro Beltrão por 3 a 0 diante do Paraná.

Marcelinho também foi um dos destaques da temporada de 2007. Embora o time do Engenheiro Beltrão não ajudasse muito, o atacante conseguiu uma relativa evidência sendo o artilheiro do time no Paranaense com quatro gols.

:: Topo da Página ::: Voltar