Canal Futebol ::::: Página Inicial ::::: Política de Privacidade ::::: Usuários Online:

Campeonato Gaúcho - Esportivo :: Voltar

HISTÓRIA

O início do século 20, no Brasil, foi marcado pela rápida popularização do futebol, que chegou ao país por meio de imigrantes ingleses. Devido a isso, diversos clubes brasileiros surgiram neste período da história, o que é o caso do Clube Esportivo Bento Gonçalves, fundado no dia 28 de agosto de 1919.

O Tivo, como é chamado por seus torcedores, foi criado por um grupo de moradores da cidade de Bento Gonçalves (RS) que tinham interesse, apenas como lazer, de praticar o futebol. Uma agremiação que começa amadora e, aos poucos, vai se tornando profissional.

Como qualquer clube que nasce com o objetivo de ser apenas um hobby, o profissionalismo demora alguns anos para se tornar realidade e o primeiro título também não vem de imediato. Com o Esportivo de Bento Gonçalves não foi diferente. Somente 13 anos após sua fundação, os seguidores do time puderam soltar, pela primeira vez, o grito de campeão. Em 1932, a equipe venceu Taça do Perdigueiro, competição do interior do Estado do Rio Grande do Sul.

Após obter boas campanhas em outros torneios interioranos, o Esportivo começou a ter sonhos mais altos. O título da cidade de Bento Gonçalves, conquistado em 1946, demonstrava a força do clube e que o sucesso nas competições regionais seria uma questão de tempo.

Porém, infelizmente, esta espera foi um pouco prolongada. As conquistas de torneios de menor expressão não pararam, mas as campanhas no Estadual do Rio Grande do Sul não eram muito animadoras. Somente em 1969, quando o Tivo levantou a taça da segunda divisão do Campeonato Gaúcho, a história começou a mudar um pouco de figura. Dez anos depois, o clube conseguiu o honroso Vice-campeonato Estadual do Rio Grande do Sul, feito que até hoje é um dos maiores orgulhos dos seguidores do Esportivo.

Mas a tarefa de se manter no topo não é fácil, e alternando campanhas medianas e ruins no Campeonato Gaúcho, o time teve que conviver com alguns descensos para a segunda divisão e respectivos acessos para a primeira. Foi esse período inconstante do clube, que o time conquistou seu bi-campeonato da série B do Estadual do Rio Grande do Sul, no ano de 1999.

Em tempos mais recentes, no de 2004, a agremiação conseguiu o título da recém-criada Copa da Federação Gaúcha de Futebol, que garante ao vencedor a participação do campeão na série C do Campeonato Brasileiro. Competição que o clube disputou nesse mesmo ano, mas não obteve um resultado, terminando na 51ª colocação geral.

Na sua ultima participação no Campeonato Gaúcho da primeira divisão, que aconteceu em 2007, o Tivo teve um bom desempenho, terminando na sexta colocação, um posto à frente do todo poderoso Internacional.


GRANDES ÍDOLOS

Diversos jogadores que fizeram sucesso no futebol nacional e internacional começaram suas carreiras vitoriosas atuando com a camisa do Clube Esportivo Bento Gonçalves. A descoberta destas verdadeiras pérolas do esporte orgulha dirigentes e torcedores da agremiação.

Entre os nomes ilustres, que iniciaram sua trajetória defendendo as cores do Esportivo, está o de Renato Portaluppi, também conhecido como Renato Gaúcho. O craque, ainda na categoria juniores, já destacava na época em que jogou no Tivo, despertando o interesse de grandes equipes de todo o mundo.

Quando deixou o clube, Renato teve grandes passagens, coroadas com títulos, por Flamengo, Grêmio, Fluminense e Cruzeiro, além de ter atuado pelo Roma, da Itália.

Outro atacante que fez sucesso no Brasil e no mundo, e que teve passagem pelo juniores do Tivo, é o atleta Arilson Gilberto Costa, mais conhecido apenas pelo seu primeiro nome. O jogador, que se profissionalizou pelo Grêmio, teve também ótimas passagens por Internacional e Bayern Leverkusen (Alemanha), chegando a ser convocado para a seleção brasileira.

No comando dos diversos elencos que já passaram pela história do clube, estão treinadores que continuam fazendo sucesso no cenário do futebol nacional. Um belo exemplo é Valdir Espinosa que, sempre lembrado como um dos principais técnicos do país, iniciou sua carreira de sucesso defendendo as cores do Esportivo.

Além de Espinosa, outro ‘professor’ de renome nacional, que já dirigiu a equipe de Bento Gonçalves, é o gaúcho Celso Roth.

:: Topo da Página ::: Voltar