Canal Futebol ::::: Página Inicial ::::: Política de Privacidade ::::: Usuários Online:

Campeonato Catarinense - Hermann Aichinger :: Voltar

HISTÓRIA

O Clube Atlético Hermann Aichinger teve sua origem na Sociedade Desportiva Industrial, que foi fundada em 1944, mas esteve por três anos com as atividades paralisadas. Para retomá-las, o Hermann Aichinger foi criado no dia 20 de setembro de 1951, com o nome de Clube Atlético de Ibirama.

A reunião que decidiu pela criação ocorreu no bar de Geraldo Stoll, um dos criadores, com a presença de Walter Nagel, Fritz Francke, Leopoldo de Souza, Wiegand Scheidemantel, Alberto Lessa, Fides Pettersen, Clemente Pettersen, Olimpio Lessa, Paulo Lippmann, Cuno Stoll, Waldemar Brandl, Engelbert Schaefer, Haroldo Lucas, Curt Stoll, Udo Iuwert, Enio Deeke, Geraldo Stoll, Luciano Patricio, Egon Stoll, Jorge Lucas Jr., Hercílio Lucas, Helmuth Arnold e Walfried Goebel. No meio de tanta gente, foi decidido que Alberto Lessa seria o primeiro presidente.

O clube teve sua sede em um terreno alugado por Hermann Aichinger, onde permaneceu até o ano de 1955, quando o dono cedeu amigavelmente o espaço para oficializar o local como sede.

No mesmo ano, disputou a segunda divisão da Liga Blumenauense de Desportos e também iniciou as obras para a construção de seu estádio. De forma não-oficial, o clube realizou durante a década várias partidas amistosas com agremiações como São Cristóvão-RJ, Novo Hamburgo-RS, Ferroviário-PR, Caxias-SC, América-SC e Avaí-SC.

O time seguiu com suas atividades amadoras nos anos 60, 70 e 80, vivendo alguns períodos de inatividade devido à falta de potencial financeiro e de apoio da torcida e da cidade. Mas, durante todo esse período, já pensava em efetuar a sua profissionalização no meio futebolístico.

No fim dos aos 80, os diretores passaram a investir pesado nas categorias de base, formando bons jogadores que posteriormente envergariam a camisa vermelha do clube.

Em 1990, sagrou-se Campeão Municipal de forma invicta. Depois, com a glória recente, esteve apto a disputar o Campeonato Amador da Liga Vale Norte de Futebol da cidade. Em 1992, foi Campeão Amador do estado, conseguindo o acesso à segunda divisão profissional. Em 1993, já profissionalizado, venceu a Série B1 do Campeonato Catarinense e, enfim, subiu para a primeira divisão.

Em 1994, o presidente Genésio Ayres Marchetti foi o responsável pela construção da arquibancada do novo estádio da Baixada, além de mudanças no gramado. Dentro de campo, a equipe foi bem na primeira divisão, vencendo por duas vezes o Criciúma e terminando em quarto lugar.

No ano seguinte, teve uma participação também boa, terminando entre os primeiros colocados. Mas, a partir dali, passou a ter problemas financeiros. No entanto, as atividades do clube não foram totalmente encerradas e permaneceu disputando campeonatos amadores, até a nova ascensão do time no ano 2000.

Em 2001, sagrou-se novamente campeão da segunda divisão, conquistando então o acesso à Série A. Em 2002, esteve na chave principal do campeonato estadual, desempenho repetido em 2003 e muito melhorado em 2004, quando foi vice-campeão. Com isso, o time conquistou a vaga na Série C do Brasileiro, terminando entre os 16 melhores.

Em 2005, disputou a Copa do Brasil sem sucesso. Em 2006, disputou novamente o Catarinense e a Copa do Brasil e, em 2007, participou apenas do Estadual.


GRANDES ÍDOLOS

Naturalmente, o grande ídolo da história do Clube Atlético Hermann Aichinger, de Ibirama, é o próprio Hermann Aichinger. Um dos conselheiros do clube, ele esteve presente na reunião de formação do Atlético e foi quem cedeu o terreno onde até hoje é se localiza a sede oficial e o estádio da agremiação.

Em seguida, o primeiro presidente Alberto Lessa também foi muito bem lembrado, por ter sido o responsável pela estruturação do clube da Baixada e pela participação nos primeiros campeonatos, ainda em caráter amador, onde sagrou-se campeão por diversas oportunidades.

Dentro de campo, os maiores ídolos da época foram os jogadores Sagüi, Alceleste Moser, Fanhô e Emílio Eberspächer, todos presentes nessa rápida ascensão do departamento de futebol do clube.

Após uma fase de volta ao amadorismo ocorrida nos anos 60, 70 e 80, o clube voltou a investir nas categorias de base para ter uma década de 90 mais promissora. O resultado veio quando ingressou no Campeonato Catarinense profissional, vencendo a Série B e chegando muito perto na Série A logo nos dois primeiros anos.

O presidente da época e que está até hoje, Genésio Ayres Marchetti, foi o responsável por esses novos investimentos na base e pelas seguidas subidas de divisão no início da década, pondo seu nome nos anais do Hermann Aichinger.

Dentro de campo, os grandes ídolos foram foram Sávio, Osmair, Treze, Valdir Dias e Nardella.

Na história recente, no entanto, o atleta de maior destaque é o meia Biro-Biro, que jogou durante várias temporadas com a camisa grená do clube, estando inclusive na formação de 2004 que participou da Série C do Brasileirão. Hoje em dia, o ex-meio-campista é um dos dirigentes da agremiação.

:: Topo da Página ::: Voltar