Canal Futebol ::::: Página Inicial ::::: Política de Privacidade ::::: Usuários Online:

Campeonato Paranaense - Iguaçu :: Voltar

HISTÓRIA

Um time, dois Estados. A história da Associação Atlética Iguaçu tem uma característica peculiar, diferente do trivial que, geralmente, envolve a fundação de um clube de futebol.

Criada no dia 15 de agosto de 1971, a agremiação surgiu com o intuito de representar não só uma cidade, mas sim dois municípios vizinhos: União da Vitória, no Paraná, e Porto União, em Santa Catarina.

Idealizado pelo Coronel Ricardo Gianordolli, que exercia seu oficio em um batalhão catarinense, o clube nasceu para representar as “cidades irmãs”, separadas apenas por uma linha imaginária que limita o espaço geográfico de cada Estado brasileiro.

Formada a equipe, surge a primeira dúvida: qual Campeonato disputar, Paranaense ou Catarinense? Sem muita demora, a primeira opção foi escolhida. Sendo assim, apenas quatro meses após a entidade despontar para o mundo do futebol, o Iguaçu estreou no torneio Estadual do Paraná.

No primeiro jogo oficial da história do clube, empate na partida diante do Pinheiros: 2 a 2. Os gols da Pantera do Vale (apelido da agremiação) foram marcados por Duda e Bugrão.

Apesar de não ter conseguido resultados expressivos nos primeiros anos em que disputou o Campeonato Paranaense, o Iguaçu conseguiu manter-se na primeira divisão até o ano de 1980, quando acabou rebaixado.

Mas, para a alegria de seus torcedores, em 1987 o clube venceu de forma incontestável a Série B do torneio e ganhou o direito de retornar à elite do futebol paranaense. No confronto que decretou o título, o time derrotou o Operário de Ponta Grossa por 3 a 1, com gols de Mica, Josemar e Biro-Biro.

Feito este que se repetiu em outras duas oportunidades. Entre rebaixamentos e acessos, o Iguaçu conquistou mais dois troféus da segundona: 1992 e 1996.

Altos e baixos que acabaram resultando na interrupção das atividades de futebol no clube, que só voltou a ter uma equipe do esporte bretão no ano de 2006. Curiosamente, no retorno do time, a Pantera do Vale garantiu sua volta à primeira divisão.

Mesmo não conquistando o título, já que perdeu seis pontos por escalar um jogador irregularmente, o Iguaçu também acabou beneficiado por fatores extracampo. Com a fusão do ADAP/Galo Maringá e a desistência do União Bandeirantes, a agremiação, por ter conquistado a terceira colocação da Série B, foi promovida para a primeira divisão do Campeonato Paranaense de 2007.


GRANDES ÍDOLOS

Duda e Bugrão, por terem marcado os dois primeiros gols do clube em uma partida oficial, merecem lugar de destaque na história da Associação Atlética Iguaçu.

No dia 14 de novembro de 1971, em partida válida pelo Campeonato Paranaense, ambos os atletas balançaram a rede do Pinheiros, no empate por 2 a 2.

Na ocasião, o time titular foi formado pelos seguintes jogadores: Jorge, Ronaldo, Zé Maria, Niri, Santos, Dito Cola, Indio, Gentil, Bugrão, Duda e Chila.

Mas nem tudo era festa para os torcedores paranaenses e catarinenses. Mesmo conseguindo manter-se na Série A do Campeonato Estadual até 1980, o inevitável aconteceu. O tão temido rebaixamento tornou-se realidade.

Porém, passado alguns anos após ser rebaixada para a segunda divisão do Campeonato Paranaense, a Pantera do Vale, embalada por Mica, Josemar e Biro-Biro (autores dos gols decisivos), conquistou o direito de retornar à elite do futebol no Estado.

Ao derrotar na partida decisiva o Operário de Ponta Grossa por 3 a 1, em 1987, a equipe voltou ao primeiro escalão do esporte paranaense.

À época, o time base era formado por: Jeferson, Muller, Manoel, Josimar, Luis Fernando, Colucha, Edemir Gaúcho, Biro-Biro, Mica, Amauri e Maurilio.

:: Topo da Página ::: Voltar