Canal Futebol ::::: Página Inicial ::::: Política de Privacidade ::::: Usuários Online:

Campeonato Gaúcho - Inter-SM :: Voltar

HISTÓRIA

O Esporte Clube Internacional foi criado na cidade de Santa Maria, no dia 16 de maio de 1928. O clube, baseado no “primo rico” Internacional, também tem as cores vermelho e branco em seu uniforme e escudo. Durante um ano, foi chamado apenas de Santa Maria Esporte Clube, mas depois optou pela mudança que vigora até hoje.

Inicialmente, a equipe, que é chamada carinhosamente de Coloradinho, disputou apenas campeonatos municipais e regionais. Neles, o seu desempenho foi muito bom. Catorze anos após a sua fundação, já vencia o primeiro título da cidade. Com uma formação de alta qualidade, comprovou que não era mais um fogo de palha e venceu-o também em 1944, 1945, 1946, 1949, 1950 e 1951. Com um bom desempenho, tentou profissionalizar-se, para ingressar no Campeonato Gaúcho.

No início da década de 60, o Inter já conseguiu disputar o Estadual nas divisões inferiores e continuou na competição municipal. O resultado veio a seguir: com uma nova base e novos jogadores, venceu o torneio da cidade em 1962, 1965, 1966, 1967, 1968, 1969 e 1970.

Nesse período, o Coloradinho venceu as divisões mais baixas do Campeonato Gaúcho até chegar na metade da década na segunda divisão. Com um time vencedor, bateu na trave algumas vezes e faturou a competição em 1968, chegando pela primeira vez à divisão de elite.

Na primeira divisão do Rio Grande do Sul, o desempenho inicial foi bastante regular. O time esteve, por várias oportunidades, próximo de chegar às semifinais. Em 1979, venceu a Copa Governador, competição envolvendo agremiações de todo o Estado.

Em 1981, participou pela primeira vez do Campeonato Brasileiro da Série B. Em 1984, chegou à semifinal, perdendo para o vice-campeão Remo, mas fez história ainda assim com a colocação inédita do clube, mas perdeu rendimento com o passar dos anos. Em 1988, com seguidas boas campanhas no Campeonato Estadual, voltou a disputar uma competição de nível nacional, a Série C.

Em 1989, porém, perdeu muitos jogadores e a qualidade do futebol caiu. Acabou sendo rebaixado para a segunda divisão gaúcha, onde só subiu em 1991. Ainda assim, o clube teve a artilharia do campeonato assegurada nos dois anos: Claudinho marcou 19 gols em 1990 e Noronha anotou por 12 vezes em 1991.

Lá permaneceu mais dois anos, até que em 1994 a Federação Gaúcha de futebol decidiu por reduzir o inchado campeonato, que contava com 24 clubes, mandando os piores ranqueados à Série B – dentre eles o Inter-SM.

Somente em 1998 o Coloradinho subiu para a Série A regional novamente, e o atacante Badico foi o artilheiro dentre todas as divisões do estado, com 18 gols marcados. Porém, o time voltou a falhar na disputa e, no ano 2000, caiu novamente. No período, no entanto, disputou a Série C do Brasileirão por duas vezes: em 1997, quando foi eliminado na segunda fase, e em 2000, na Copa João Havelange.

O Inter-SM ficou então vários anos longe da elite gaúcha, até que em 2007 começou a virada em seu futebol. Em setembro deste mesmo ano, chegou à final da segunda divisão regional, mas perdeu para o Pelotas. Ainda assim, conquistou o acesso após sete anos fora do maior campeonato do estado.


GRANDES ÍDOLOS

Um dos grandes ídolos do clube foi o atacante Claudinho. No ano de 1990, quando o time havia acabado de cair para a segunda divisão do Campeonato Gaúcho após vários anos de disputa ininterrupta da Série A, ele foi o artilheiro da competição, marcando 19 gols ao final da temporada. Em um ano que o time precisava se recuperar, o atacante foi um alento para a então triste torcida colorada.

No ano seguinte, o Inter-SM melhorou ainda mais a qualidade de seu futebol. O resultado veio no final da temporada: o clube foi campeão da segunda divisão, subindo mais uma vez para a elite. Neste ano, o time teve um novo artilheiro: Noronha, com 12 gols marcados e símbolo dessa ascensão.

Alguns anos depois a equipe teve outro atleta de destaque. O atacante Badico, tão famoso no Sul e nas divisões inferiores do Campeonato Brasileiro, disputou uma temporada pelo clube de Santa Maria e, mesmo não ficando durante todo o ano, participou do Campeonato Gaúcho da Série B.

O centroavante foi artilheiro do time e da competição, com 17 gols anotados. Foi o herói no ano em que a agremiação classificou-se novamente para a Série A do Gauchão.

O ídolo mais recente do clube foi o atacante Potty, que foi também artilheiro do Inter e da Segundona do Gauchão com 24 gols marcados, em um ano que o clube chegou perto de subir mais uma vez.

:: Topo da Página ::: Voltar