Canal Futebol ::::: Página Inicial ::::: Política de Privacidade ::::: Usuários Online:

Campeonato Catarinense - Joinville :: Voltar

HISTÓRIA

O Joinville Esporte Clube, ou JEC como é conhecido, iniciou sua trajetória no futebol brasileiro em 29 de janeiro de 1976, quando América e Caxias se fundiram. Ambas as equipes eram da cidade de Joinville. O primeiro presidente foi Waldomiro Schützler.

O time é o terceiro maior vencedor do Campeonato Catarinense da história. São 12 títulos contra 13 do Avaí e 14 do Figueirense até o começo de 2008. Tem como marca histórica a série vitoriosa de oito conquistas estaduais consecutivas de 1978 até 1985.

Outra importante marca do JEC é que o clube nunca disputou a segunda divisão de Santa Catarina, ao contrário de seus rivais. O time também nunca perdeu mais que duas partidas consecutivas em Joinville.

A partida inaugural foi um amistoso contra o Vasco. O jogo acabou 1 a 1 e o jogador que foi a primeira vez as redes pelo JEC foi Tonho. Roberto Dinamite, ídolo vascaíno, também marcou e se tornou no primeiro atacante a vazar a zaga do clube.

A primeira conquista da agremiação foi no ano de fundação. Em um torneio muito equilibrado, o Joinville sempre esteve na frente nas duas primeiras fases, garantindo um lugar na final contra o Figueirense. Na grande decisão, uma vitória na primeira partida por 1 a 0 e um empate no segundo jogo por 0 a 0 garantiram o primeiro título da história do time.

Alguns dias após a conquista, o Juventus (RSU), entrou com a ação na Justiça contra o Figueirense e fez o clube perder os pontos do jogo entre os dois. Essa mudança fez com que o Juventus (RSU) ganhasse uma vaga na final contra o JEC e assim a primeira decisão foi cancelada.

Nas duas novas partidas decisivas, o Joinville saiu vencedor por 1 a 0 e assim confirmou novamente seu primeiro título da história.

A grande seqüência, maior de Santa Catarina, se iniciou dois anos depois. Em 1978, a supremacia foi novamente do Joinville. Uma campanha com 18 vitórias contra apenas quatro derrotas deram o título ao JEC.

Nos anos seguintes, a supremacia do Joinville se manteve em Santa Catarina. Em 1985, o clube teve uma boa campanha no cenário nacional. Terminou a Série A do Campeonato Brasileiro em oitavo, a segunda melhor posição de um clube catarinense na história do Brasileirão.

Na elite brasileira foram dez anos consecutivos. Chegou em 1977 e foi rebaixado em 1986, com uma campanha de oito vitórias, seis derrotas e onze empates.

Contudo, o clube enfrentou um grande período de seca também. De 1988 até 1999 o time não levantou nenhuma taça. A seqüência foi quebrada em 2000, quando o Joinville voltou a ser campeão. Em 2001, a equipe ficou com o bicampeonato estadual.

Atualmente, o Joinville está na Série C do Campeonato Brasileiro. O clube disputa a terceira divisão nacional desde 2005.

Em 2007, teve sua pior campanha da história no estadual. O time foi penúltimo colocado e rebaixado, mas conseguiu conquistar a divisão especial e continuará na elite catarinense neste ano.

Atualmente, o gerente de futebol do clube é o técnico do Palmeiras, Vanderlei Luxemburgo. O treinador, por meio de sua empresa WL Sports, acertou o acordo no fim de 2007 e o vínculo será de dois anos.

A empresa de Luxemburgo será responsável pela contratação de novos atletas para formar o elenco do JEC em 2008.


GRANDES ÍDOLOS

Um time tradicional em Santa Catarina e com muitos ídolos. O maior jogador da história do Joinville é também seu grande artilheiro. O atacante Reinaldo Antônio Baldesin, o Nardella, marcou 130 gols em sua passagem pelo clube. O atleta ficou no JEC entre 1980 e 1994 e, neste período, atuou 680 vezes com a camisa do time e participou de seis títulos do Campeonato Catarinense, de 1980 até 1985.

Outro que também marcou muitas vezes foi Zé Carlos Paulista. Esteve no Joinville no início da década de 80 e fez 84 gols em seus 184 jogos, sendo o segundo maior artilheiro do clube.

Já o segundo atleta que vestiu mais vezes a camisa do Joinville foi Adilson Fernandes. O jogador defendeu as cores vermelho, preto e branco em 471 oportunidades na década de 80.

O meia-esquerda Antônio Nunes, o Lico, esteve no Joinville no início da história do clube, entre 1976 e 1978. Antes, vestiu a camisa do Grêmio e do Figueirense. O jogador também atuou ao lado de Zico, Andrade, Leandro, Junior e Adílio no Flamengo, no fim da década de 70 e início da de 80, quando conquistou o Mundial Interclubes, em 1981, pela equipe carioca.

Outro jogador internacionalmente conhecido foi Roberto Jucelli Weber, o Roberto Gaúcho. Começou sua carreira do Joinville, onde venceu um campeonato catarinense. Teve passagens por Coritiba, Vasco, Grêmio e Vitória.

Porém, foi no Cruzeiro que ganhou o principal título de sua carreira, a Copa Libertadores da América 1997. Ainda como jogador, voltou ao JEC em 1998, mas em 1999 saiu para atuar nos Estados Unidos, no time Miami Fusion.

Em 2003, Roberto Gaúcho retornou ao Joinville. Desta vez como técnico, mas ficou pelo clube apenas um ano. Atualmente, está na cidade catarinense com escolinhas de futebol.

Mais recentemente, o volante Perdigão esteve no Tricolor catarinense. O atleta jogou pelo JEC em 2000 e, neste mesmo ano, deixou o clube para atuar no Atlético-PR. O meio-campista iniciou 2008 defendendo o Corinthians.

Um matador deixou sua marca pelo Joinville neste século, entre 2004 e 2006. O atacante Edgar marcou muitos gols pelo Tricolor catarinense nesse período e foi apelidado pela torcida do time de Edgol. Na conquista da divisão especial do Campeonato Catarinense de 2006 o atleta foi o artilheiro com 11 gols.

Nesse ano, sua fama de artilheiro se espalhou pelo Brasil e o São Paulo resolveu contratar o jogador. Sem ganhar muitas chances no time paulista o atacante acertou sua ida para o futebol de Portugal. Ainda em 2006, foi para o Braga e em 2007 para o Porto. No início de 2008, se transferiu para o Acadêmica Coimbra, outro time português.


ARTILHEIROS

O maior artilheiro da história do JEC é Reinaldo Antônio Baldesin, o Nardela. O atleta atuou pela equipe 680 vezes e marcou 130 gols. O jogador esteve no clube de 1980 até 1994.

:: Topo da Página ::: Voltar