Canal Futebol ::::: Página Inicial ::::: Política de Privacidade ::::: Usuários Online:

Campeonato Pernambucano - Porto :: Voltar

HISTÓRIA

O Clube Atlético do Porto foi oficialmente fundado em 30 de julho de 1993, porém sua idealização veio de um grupo de moradores da Rua Coronel Francisco Rodrigues Porto, em Caruaru, por volta de dez anos antes.

O intuito inicial dos fundadores era apenas disputar jogos da Liga Desportiva Caruaruense, tanto que a filosofia inicial do clube era “O importante é participar”, mas atualmente o Porto está imediatamente atrás das três potências de Pernambuco - Sport, Náutico e Santa Cruz.

O nome do clube, ao contrário do que muitas pessoas pensam, não faz referência ao seu xará de Portugal, mas sim ao nome de rua onde foi fundado, a Rua Coronel Francisco Rodrigues Porto.

A torcida do Porto é muito apaixonada e um de seus ícones é Geraldo Goberto, batizado de Geraldo do Porto. O micro-empresário distribui 1800 balas a cada vitória do time e, nas derrotas, ele acumula os confeitos para o próximo resultado positivo.

As cores da agremiação eram o vermelho e o branco, além disso, o nome da equipe, antes de sua fundação oficial, era Futebol Clube do Porto, porém após a profissionalização em oito de março de 1994, o nome de Clube Atlético do Porto e as cores azul, preta e branca foram adotadas.

A primeira partida oficial como profissional foi realizada contra o Ferroviário do Recife, pela segunda divisão do Campeonato Pernambucano de 1994 e foi vencida pelo Tricolor do Agreste por sonoros 6 a 0. Três anos após a primeira partida, o Porto conquistou o vice-campeonato, perdendo para o Sport na final e, no ano seguinte, o feito se repetiu, sendo novamente derrotado pelo Leão da capital.

Em 1998, o empresário Cadmo Matos Barros assumiu a presidência do time e grandes investimentos na infra-estrutura foram feitos. O Centro de Treinamento Ninho do Gavião é motivo de orgulho para a torcida, conta com cinco campos em ótimo estado e dele já saíram nomes como Nildo, Araújo e Josué.

Em seus 13 anos de história, o principal título do Porto é o Campeonato Pernambucano da segunda divisão de 2003.


GRANDES ÍDOLOS

O Clube atlético do Porto investe pesado nas categorias de base e conta com uma estrutura invejável. Seu Centro de Treinamento, localizado no alto da serra, a 8 km do centro de Caruaru, em uma região arborizada e tranqüila, ocupa uma área de 20 hectares e abriga cinco campos em ótimo estado, disponíveis para a equipe profissional e para as categorias de base.

Com tamanho incentivo à produção de craques, não é surpresa que em poucos anos de história o Porto já tenha revelado nomes de peso no cenário futebolístico nacional.

Nildo, habilidoso meia de 32 anos, com passagens pelo Fluminense, Sport, São Paulo, Náutico e atualmente no Santa Cruz, passou pelo Ninho do Gavião (nome pelo qual o Centro de Treinamento do clube é conhecido) em 1995 e deixou saudade na torcida.

Araújo, atacante que já vestiu a camisa da seleção brasileira, atuou muitos anos no Goiás, conquistando seis títulos goianos, com passagem pelo Cruzeiro, Gamba Osaka (Japão), Shimizu S-Pulse (Japão) e Al-Gharafa (Qatar), iniciou sua carreira no futebol profissional em 1996 no Tricolor do Agreste.

Alguns craques foram revelados pelo Porto, mas atualmente, o orgulho do clube é o volante Josué. O jogador que até o início de 2008 veste a camisa do Wolfsburgo, da Alemanha, formou com Mineiro umas das melhores duplas de volante que o São Paulo Futebol Clube já teve. Ele, que atuou por sete anos no Goiás e é figura constante nas convocações do técnico Dunga, começou sua carreira no Gavião do Agreste.

É com essa filosofia, de incentivar as categorias de base, investir na produção de atletas e na formação de jovens promessas, que o clube ganhou a fama de “maior revelador de craques do nordeste”.

:: Topo da Página ::: Voltar