Canal Futebol ::::: Página Inicial ::::: Política de Privacidade ::::: Usuários Online:

Campeonato Paulista - Rio Preto :: Voltar

HISTÓRIA

O Rio Preto Esporte Clube foi fundado em 21 de abril, de 1909, por um grupo de jovens moradores da cidade de São José do Rio Preto. Os oito fundadores que tomaram a iniciativa eram Prof Atílio Onibeni, Francisco de Almeida Viegas (Pacheco), Gabriel Camarero, Francisco Laurito, José Bueno (Juca Bueno), João Jorge (João da Pinta), Francisco Fusco e José Zanirato “Bepe”.

Depois de formado o clube, os criadores tinham um sério problema: não possuíam um local para praticar futebol, esporte que foi razão da fundação da agremiação, que inicialmente se chamava apenas Rio Preto. Então, o grupo saiu em busca de um terreno para poder construir o estádio da equipe. Depois de muito procurar, finalmente, o Dr Vitor Britto Bastos, apaixonado pelo futebol, concordou em ceder um terreno aos jovens.

O primeiro presidente do clube foi o Dr Raul Silva, um influente morador da cidade que conseguiu popularizar o clube entre os outros habitantes de São José do Rio Preto.

Na época em que Raul Silva era o presidente, existia uma outra equipe na cidade conhecida como Esporte Clube, que era ligada a um grupo de empresas da região. O Rio Preto procurou os diretores do Esporte Clube e propuseram a fusão dos times, que foi logo aceita, dando origem ao Rio Preto Esporte Clube.

A primeira partida do Rio Preto foi contra o Clube Atlético Imperial de Taquaritinga. Mesmo tendo sido derrotado, começaram a chegar vários convites para amistosos. O primeiro gol do Rio Preto foi marcado por um dos fundadores da equipe, Francisco de Almeida Viegas, o Pacheco.

Passaram-se dois anos desde essa época e o estádio do time finalmente foi finalizado, recebendo o nome de Dr Vitor Brito Bastos, em homenagem ao doador do terreno.

O futebol cresceu no Brasil e na cidade de São José do Rio Preto também. Graças a isso, em 1965, sob a gestão de Farid Abrão Maluf, sentiu-se a necessidade de uma praça de esportes ser criada para o Rio Preto Esporte Clube. Para que isso acontecesse, o terreno do estádio Dr Vitor Brito Bastos foi loteado e vendido. Com o dinheiro da negociação, o Rio Preto comprou um terreno de quase três alqueires.

Três anos depois, o novo estádio do Rio Preto era construído, em 21 de abril de 1968. Com capacidade para 35 mil pessoas, o estádio Anísio Hadad recebeu esse nome graças às grandes contribuições da família Hadad ao clube.

Já de posse do novo palco, o Rio Preto E. C. passou a procurar uma sede, já que a antiga havia sido destruída por um incêndio. A iniciativa de compra foi do presidente da época, Anísio Hadad, que trocou uma quantidade de gado por um terreno de 16 alqueires.

O terreno ficou no nome do presidente, que pretendia vender os primeiros mil títulos patrimoniais do clube e recuperar o dinheiro investido. No entanto, o presidente morreu e o terreno não ficou para o Rio Preto.

Estava cada vez mais complicado para a sede do clube ser construída, até a gestão de Reinaldo Navarro da Cruz, que transferiu a sede da antiga telefonia da família Hadad para o 1º andar de um prédio, onde alugou vários salões que, além da sede, passaram a ser uma boate para sócios do clube e convidados. No mandato de Navarro da Cruz ainda foi inaugurada a iluminação do estádio Anísio Hadad.

Veio então uma fase vitoriosa para o Rio Preto. O time passou a sempre chegar às finais dos campeonatos que disputava e conseguiu vários acessos. O mais importante foi o vice-campeonato na Série A-2, de 2007, que credenciou o time a participar, pela primeira vez em quase 90 anos de história, da Série A-1 do Paulistão.

Infelizmente, porém, o Rio Preto não foi bem no Campeonato Paulista 2008 e, ao lado do Juventus, Sertãozinho e Rio Claro, acabou rebaixado e terá que disputar a série A-2 do Paulistão em 2009.


GRANDES ÍDOLOS

Dos jogadores revelados pelo Rio Preto até hoje, quatro se destacam: o lateral-direito Maurinho, o meia Vilson Taddei, o ponta-esquerda Noriva e o zagueiro Ronaldão.

Maurinho chegou em 1997 no clube e suas boas atuações fizeram com que fosse uma passagem muito rápida, acertando com o Capivariano. No entanto, o ala só ganhou destaque no cenário nacional em 2002, quando se transferiu para o Santos e foi titular da lateral direita do time campeão brasileiro.

Outro grande atleta que começou no Rio Preto foi Vilson Taddei. O meio-campista iniciou sua carreira no Verdão e chegou a defender grandes times do futebol brasileiro, como São Paulo, Vasco e Grêmio. O atleta ganhou maior destaque quando defendeu o tricolor gaúcho, time pelo qual foi campeão estadual em 1980, brasileiro em 1981 e da Libertadores e Mundial, em 1983.

O ponta-esquerda Noriva começou sua carreira no Fluminense de São José do Rio Preto, mas o primeiro clube que defendeu como profissional foi o Rio Preto Esporte Clube. Com ótimas partidas realizadas pelo Verdão, o atleta foi direto para o Santos, time que defendeu de 1964 a 1966. Noriva foi campeão mundial pelo Peixe, mas era reserva do eterno companheiro de Pelé, Pepe.

Mas, sem dúvida, o jogador de maior destaque revelado pelo Rio Preto é o ex-zagueiro Ronaldão, até hoje adorado pelos torcedores e moradores da cidade. O atleta, conhecido pelo seu porte físico, começou a carreira no clube em 1985, e já conseguiu destaque logo na primeira temporada. No ano seguinte. Ronaldão se transferiu para o São Paulo, time pelo qual conseguiu os principais títulos de sua carreira.

Pelo tricolor paulista, Ronaldão venceu o Campeonato Brasileiro de 1986 e 1991, o Paulista de 1987, 1989, 1991 e 1992, a Recopa Sul-Americana de 1993 e 1994, a Supercopa Libertadores de 1994, além das Libertadores e Mundiais de 1992 e 1993.

Depois de defender o São Paulo, Ronaldão foi para o Japão. Em sua volta ao Brasil, o zagueiro defendeu o Flamengo e o Santos, times pelos quais venceu o Estadual de 1996 e o Rio-São Paulo de 1997, respectivamente.

Mas sem dúvida, o título mais importante deste jogador com uma carreira tão vitoriosa é o da Copa do Mundo de 1994. O atleta fazia parte do elenco convocado pelo técnico Carlos Alberto Parreira, mas não entrou em nenhuma partida do Mundial.

:: Topo da Página ::: Voltar