Canal Futebol ::::: Página Inicial ::::: Política de Privacidade ::::: Usuários Online:

Campeonato Pernambucano - Salgueiro :: Voltar

HISTÓRIA

O Salgueiro Atlético Clube surgiu em 23 de maio de 1972 e o nome de fundação foi em homenagem ao município sede do clube. Apesar de ter surgido há mais de três décadas, o time se profissionalizou somente em 2005 e já ganhou a fama de dar trabalho para as grandes equipes de Pernambuco.

O Tricolor do Sertão comanda seus jogos no estádio Cornélio de Barros, o Salgueirão, fundado no mesmo ano em que surgiu o clube. O dono do campo é a prefeitura da cidade pernambucana.

Logo no seu primeiro ano de existência o Salgueiro surpreendeu os adversários e ficou com o título da Copa de Pernambuco. Na mesma temporada, ele conquistou também o Torneio Integração Paraíba, Ceará e Pernambuco. A equipe perdeu somente o primeiro jogo para o Icasa, no Ceará, mas depois venceu os outros quatro das últimas cinco partidas.

A estréia do Salgueiro no Campeonato Pernambucano aconteceu em 2005 na segunda divisão e já conseguiu o acesso. Nas três primeiras fases, o time foi bem e conseguiu se classificar invicto. Na última etapa, o Tricolor fez oito pontos e ganhou o direito de participar da elite na temporada seguinte.

Em 2006, sua estréia no principal campeonato de Pernambuco foi decepcionante. No primeiro turno, a campanha até foi surpreendente, chegando ao quinto lugar, seis pontos a menos que o campeão Santa Cruz.

Porém, no returno, o time caiu pelas tabelas e a equipe ficou na nona posição. Após somar os dois turnos, o clube terminou a competição com a penúltima colocação, sendo rebaixado. Porém, após o Estudantes perder pontos na justiça, o Tricolor do Sertão ganhou uma posição e ficou em oitavo.

No ano de 2007, o Salgueiro fez uma campanha que honrou toda a sua torcida. A equipe foi bem na primeira fase e se classificou com 19 pontos na segunda colocação. Nas quartas-de-final, o Tricolor empatou as duas partidas e garantiu a ida à semifinal contra o Petrolina. Nessa etapa, o time empatou um, venceu o segundo e garantiu uma vaga na decisão. Na grande final, o time ganhou os dois jogos por 1 a 0 contra o Sete de Setembro e garantiu o retorno à primeira divisão e o título da segunda divisão do Campeonato Pernambucano.


GRANDES ÍDOLOS

Por ser um time muito novo, o Salgueiro conta com poucos ídolos marcantes em sua história. Um jogador muito famoso na história do futebol nacional está vestindo a camisa do Tricolor do Sertão atualmente. Trata-se do zagueiro Batata, ex-Corinthians, Remo e Ituano.

Pelo Alvinegro paulista, o defensor conquistou muitos títulos, incluindo o bicampeonato brasileiro de 1998 e 1999, além do Campeonato Paulista de 1999 e 2001. O atleta também saiu vencedor da Copa do Brasil de 2002. Em 1998, o jogador foi eleito o melhor zagueiro do Paulistão. Porém, a maior conquista de Batata no futebol foi o de Campeão Mundial em 2000, também pelo clube paulista.

Outros dois atletas têm chamado muita a atenção no clube. São o goleiro Luciano e o atacante Rincon. No começo, os jogadores enfrentaram muitas desconfianças, porém com o tempo caíram no agrado da torcida e, até o início de 2008, eram considerados os principais ídolos dos expectadores do Salgueiro, ao lado de Batata.

Recentemente, o atacante Maurílio, ex-Palmeiras, chegou ao Tricolor do Sertão. O jogador teve uma carreira marcante no futebol nacional. Suas principais conquistas foram o Campeonato Brasileiro de 1993/94 pelo Alviverde paulista. Por lá, também o matador ganhou o Paulista. No âmbito nacional, a Copa do Brasil de 1999 foi outro título ganho por Maurílio, quando o atleta jogava pelo Juventude.

O lateral-esquerdo Márcio, ex-Tiradentes, é outro jogador experiente que, com seus 31 anos, quer ajudar o Salgueiro ir à frente. Assim como o lateral Cássio, ex-Cotinguiba, Israel, ex-Parnaiba e Jaime, ex-Náutico.

Dois outros atletas estão ganhando muito destaque no time montado para a temporada 2008. O zagueiro Alisson é um dos mais importantes defensores do elenco do Tricolor do Sertão. No meio-campo, o volante Vitor Caicó é o responsável por organizar tanto o sistema defensivo como o ofensivo.

Muitos outros jogadores deixaram suas marcas na história do Salgueiro. Entre eles estão os laterais Gilberto Matuto e Sidny, o meia Ciel e os zagueiros Freitas e Maurício Lima. Todos esse são muitos lembrados pela torcida do Tricolor do Sertão.

:: Topo da Página ::: Voltar