Canal Futebol ::::: Página Inicial ::::: Política de Privacidade ::::: Usuários Online:

Campeonato Gaúcho - Santa Cruz :: Voltar

HISTÓRIA

A cidade de Santa Cruz, localizada no interior do estado do Rio Grande do Sul, tem o seu representante no Campeonato Gaúcho: o Futebol Clube Santa Cruz, fundado em 26 de março de 1913.

Apesar de ser quase centenário, a agremiação não possui uma história gloriosa, apenas colecionando alguns títulos municipais - sete no total. Destaques para as décadas de 40 e 50, quando o clube conquistou esses troféus.

Os títulos vieram em 1947, 1948, 1949, 1950, 1951, 1952 e 1953. Por sinal, os anos 50 podem ser considerados um dos melhores da história do Santa Cruz. Isso porque, em 1953, o clube conquistou o vice-campeonato estadual e se credenciou à primeira divisão.

Entretanto, em campeonatos gaúchos, entre rebaixamentos e acessos, a melhor campanha do clube foi em 1988, quando alcançou o quarto lugar. O clube conta, no total, com 30 participações na elite do futebol estadual.

O galo, apelido dado pelos torcedores, nunca conseguiu um título de expressão, mas também esteve próximo disso na década de 80, outra muito lembrada na cidade. Em 1983 o time, que contava com o atacante Valduíno, alcançou o vice-campeonato da segunda divisão do Estadual.

De consolo para os torcedores, carentes de conquistas, está o fato de a equipe ter revelado alguns bons valores ao longo de sua história. Dentre eles, surgiu no Santa Cruz o ex-meia-atacante Cuca, que brilho pelo Grêmio na década de 80 e iniciou o ano de 2008 como técnico do Botafogo.


GRANDES ÍDOLOS

O maior nome que o Santa Cruz revelou foi o meia-atacante Cuca, atualmente técnico do Botafogo. Ele começou a se destacar em 1984, representando o Santa Cruz, quando tinha 21 anos e jogava como meia. Após uma boa temporada, atuou dois anos pelo Juventude e, de lá, transferiu-se para o Grêmio.

No Tricolor gaúcho, tornou-se um dos grandes astros da torcida. Conquistou muitos títulos pelo time do Olímpico e depois passou por equipes como Palmeiras, Santos e Chapecoense-SC.

Como treinador, começou sua carreira no Uberlândia-MG, depois passou treinou o Internacional de Lages, Remo, Paraná Clube, São Paulo, Flamengo, São Caetano e Botafogo.

Destaque também para dois jogadores paraguaios que fizeram sucesso no Olímpia do Paraguai e brilharam pelo Santa Cruz. O atacante Sanabria jogou no clube e também no Coritiba, já o meia Sotelo atuou no Cruzeiro antes de atuar pelo Galo de Santa Cruz.

Já o atacante Valduíno foi o herói do clube na campanha do vice-campeonato da segunda divisão estadual de 1983, quando marcou dez gols e ajudou a equipe a subir para o primeiro escalão gaúcho.

:: Topo da Página ::: Voltar