Canal Futebol ::::: Página Inicial ::::: Política de Privacidade ::::: Usuários Online:

Campeonato Pernambucano - Serrano :: Voltar

HISTÓRIA

O Serrano Futebol Clube foi fundado em 1º de outubro de 1983 é um dos times mais novos do futebol pernambucano, surgindo em uma região muito famosa do estado de Pernambuco. A equipe é sediada na cidade de Serra Talhada, mesmo local do nascimento de Virgulino Ferreira da Silva, o Lampião, o mais famoso cangaceiro da história do Brasil. Em homenagem a Virgulino, uma torcida do Serrano foi criada com o nome de “Lampiões da Fiel”.

O Serrano conseguiu o acesso à elite de Pernambuco 20 anos após sua fundação. Em 2003, o clube fez uma grande campanha na segunda divisão. Na primeira fase, o clube se classificou invicto, com quatro vitórias e dois empates. Na segunda etapa, o Aurinegro ganhou duas e perdeu duas, conseguindo o direito de ir para o quadrangular final. Na última fase, a equipe ganhou duas partidas, empatou três e perdeu uma, conquistando assim o vice-campeonato da segunda divisão, competição vencida pelo Porto.

O primeiro ano na elite foi uma temporada modesta para o Serrano, mas o time conseguiu se manter na primeira divisão pernambucana. No primeiro turno, o clube ficou com a sexta colocação, 11 pontos atrás do líder Santa Cruz. Na segunda etapa do torneio, a equipe repetiu a campanha e ficou com a quinta posição na junção das duas fases da competição.

O clube tem como principal glória a conquista do Campeonato Pernambucano do Interior de 2005. A equipe fez uma campanha muito regular e no primeiro turno acabou na frente de potências como Náutico e Sport, ficando atrás somente do Santa Cruz, com três pontos a menos. No segundo turno, o time fez uma campanha inferior, porém ficou em quarto lugar com 11 pontos, 16 a menos que o Tricolor, novamente.

A campanha de 2005 deu direito ao Serrano de disputar pela primeira vez um campeonato nacional. Atuou na Série C desse mesmo ano, mas não passou da primeira fase. Uma derrota para o Ferroviário, do Ceará, na última rodada, decretou a eliminação da equipe dos Lampiões da Fiel.

Em 2006, o investimento foi grande. A diretoria trouxe 24 novos jogadores para a disputa e o Serrano chegou novamente perto de conquistar uma vaga para a final do Campeonato Pernambucano. O clube terminou o primeiro turno em quatro com apenas cinco pontos a menos que o líder Santa Cruz. No returno, a campanha foi inferior e o clube não passou de uma sétima posição.

No ano de 2007, o Serrano fez um papel muito ruim no primeiro turno e ficou em antepenúltimo colocado, com apenas 11 pontos, 14 a menos que o líder Sport. Novamente ruim no returno, o Aurirubro ficou em sétimo de novo e correu risco de rebaixamento, escapando por apenas seis pontos. Nesse ano o atacante Jessui se destacou por ser vice-artilheiro com 11 gols marcados.


GRANDES ÍDOLOS

Por ser um time muito novo e de poucas conquistas, o Serrano não possui muitos ídolos e não revelou muitos jogadores para o futebol nacional. Um dos poucos atletas do clube que estouraram anos depois em outras equipes foi Ricardinho. Ele atuou no fim da década de 90 e teve uma transferência conturbada em 1999.

O jogador foi ao Santa Cruz fazer teste e a direção do Sport ficou sabendo e foi atrás do atleta, o contratando. No Rubro-Negro, Ricardinho ficou conhecido como “The Flash da Ilha”, devido a sua grande velocidade.

Em 2004, o time não foi muito bem, mas para o ano seguinte a diretoria resolveu fazer muitos investimentos em busca de uma boa temporada. Foram trazidos jogadores com passagens por grandes clubes brasileiros. O atacante Bia, ex-Naútico, foi um deles, juntamente com o atleta da mesma posição e com nome de craque, Maradona, ex-Fortaleza e Ceará.

Em 2005, o Serrano conquistou o único título de toda sua história e por isso todos os jogadores ali presentes foram considerados verdadeiros heróis. Uma verdadeira muralha fechava o gol do Aurirubro. O goleiro Luciano ganhou grande destaque ao levar a equipe a vencer o Campeonato Pernambucano do Interior.

No mesmo time, os zagueiros Jacó e Givaldo fizeram um bloqueio fortíssimo na defesa e ajudou o arqueiro a sofrer poucos gols. Nas laterais, o grande destaque vai para Rogério, que no ano seguinte foi contratado pelo Botafogo do Rio de Janeiro.

O meio-campo foi um setor muito consistente do time e, graças a Pio e Ronaldo, na marcação, e Vicente e Marcelo Capanema, na armação das jogadas, o clube conseguiu chegar ao tão esperado primeiro título de sua história.

No ataque não foi muito diferente. Luciano Baiano e Marquinhos fizeram a dupla de matadores que formou o sistema ofensivo do Serrano. Esse time é considerado um dos principais da história do clube e toda a torcida dos Lampiões da Fiel devem muito a essa equipe.

Recentemente, o atacante Jessuí, vice-artillheiro do Campeonato Estadual de Pernambuco de 2007, com 17 gols, esteve pelo Serrano. Porém, o bom desempenho na competição garantiu uma transferência do atleta para o União Leiria, time de Portugal.

:: Topo da Página ::: Voltar